HMMSF escreveu:Linus está parcialmente certo. Se o Linux vinhesse instalado em mais computadores iria fortalecer a adoção do sistema, mas no Brasil a gente convive com isso e vê que não é bem assim que funciona. Não adianta colocar qualquer Linux capenga como os fabricantes que fazem suas versões capadas, mas sim adotar sistemas mais usáveis como Ubuntu, Mint, Fedora ou qualquer outro voltado ao usuário final. Eu sinceramente não usaria Satux ou Librix.
nem eu usaria o librix... que não é de todo ruim, mas pro usuário final é uma porcaria.
Mas escuta só essa que legal.
Existe a Qbex computadores. São computadores e notebooks baratos, de relativa boa potencia que tem uma explicação saudável do por que vende tao barato. Da problemas mas da para um usuario iniciante comprar.E os mais baratos, vem com linux.
Só que...
Os computadores da Qbex vem com Fenix Linux , distribuição Debian squeeze que senta num KDE 4.0 . Tudo bem, é um bom sistema. Mas a primeira (ou segunda) tela, assim que voce liga o computador te mostra uma mensagem dizendo que vai apagar todo o computador sim ou não.
...
...
...
Sério, me desculpem pelos caps a seguir:
ISSO È RIDICULO. UM ERRO DE MARKETING TAO GROTESCO QUE CHEGA A DOER NO CORAÇÃO. O COMPUTADOR INICIA LITERALMENTE ASSUSTANDO O USUARIO DE QUE O COMPUTADOR RECEM COMPRADO DELE SERÁ TODO APAGADO.
Além disso, para o usuario final, bootar no fenix linux é uma tarefa quase impossível. Hell, eu tive dificuldades. E depois pra fazer o wi-fi pegar? Quer rodar os drivers do cd? Só tem pra windows.
Eu não gosto de acreditar em teoria da conspiração, mas as vezes da vontade. Não quer colocar ubuntu "por que nao é linux" e como fabricante teria que ter contrato com a canonical?ok.i get that... Então coloque mint, elementary, fedora, openSuse, SABAYON QUE SEJA. Mas não cometa a babaquice, a estupidez de fazer uma coisa dessas.
Eu posso estar parecendo duro, e estou mesmo. As pessoas que trabalham na Fenix Systems e na Itautec são engenheiros de software, DEVEM conhecer outras distribuições Linux. TINHAM que bolar soluções melhores que essa.
Ridículo...deve ter uma explicação plausível. Se você trabalha em uma dessas empresas, por favor me elucide.
Ou então, se você conhece alguém do alto escalão de uma dessas empresas. Fala que to oferecendo consultoria, de graça, por 6 meses. Fala que meu filho de 3 anos ta oferecendo consultoria, por que decisões empresariais assim, acho que até ele tomaria melhor.
A unica coisa que vem na cabeça, é que no caso da Qbex, voce pode ligar pro suporte dizendo que esta com problemas ao iniciar o Linux e adivinha só? Eles te oferecem o windows 8 por R$450