Claudio Novais (20-08-2012, 21:45) escreveu:Desculpe discordar Xterminator, mas utilizar a Central de Software do Ubuntu e o Apt-Get não tem qualquer incompatibilidade. Aliás a central utiliza o Apt-Get, portanto a dizer o que você disse então eu também posso dizer que o apt-get é incompatível com ele mesmo!
Acho que não me fiz entender bem, o que disse foi exatamente isto "não é possível usar 2 front-ends ao mesmo tempo", o fato é que já vi alguns usuários enquanto o update-manager ou a central de programas estão a trabalhar, tentar fazer outras coisas com o apt-get, o que as vezes geram este tipo de problema, e o lock que faz a diferença, é o lock colocado em /var/cache/apt/archives que trava o diretório de download.
Nunca tive processo algum travado pelo lock de /var/lib/dpkg já que este é o lock do dpkg o gerenciador de pacotes, e este é utilizado por todos frontends, em 12 anos de uso do Debian nunca tive problema com este lock em /var/lib/ do dpkg.
O fato é que este tipo de problema desde que foi criado o update-manager e outros softwares que são front-ends do apt-get ficou mais comum no ubuntu do que em outras distros baseadas no Debian.
É o mesmo caso do usuário tentar iniciar outra sessão do X havendo um lock no display:0
ele não vai conseguir nunca, só poderá fazer isto criando um arquivo .xinitrc e iniciando a interface em outro display através do startx -- :displayonde :diplay seria o número do display ex:2 ou :3 que abririam novas sessoes nos VTS posteriores aos já abertos pelo gerenciador de login.
Se o processo central de programas trava o diretório de download, ou usuário não conseguira utilizar apt-get ou synaptic, até que o mesmo libere o diretório.
Já no caso das listas, um processo trava a lista, mas se esta estiver atualizada outro programa poderá usar a lista mesmo assim, note que o erro se gera ao tentar atualizar a lista e não a tentar instalar um programa.