Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 20:34 Pesquisa avançada

Unity Preview, a nova função de pré-visualização do Ubuntu!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Unity Preview, a nova função de pré-visualização do Ubuntu!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Agosto 2012, 10:42

Enquanto o primeiro beta do Ubuntu 12.10 não chega (veja aqui todas as novidades do Ubuntu12.10), várias novidades vão aparecendo nas versões diárias de desenvolvimento. A mais nova função do Unity a estar disponível é o Preview, que tornará a navegação entre arquivos e aplicativos muito mais prática.

Até então, o Unity não exibia muitas opções ao visualizar arquivos e clicar com o botão direito. No máximo a opção de abrir o arquivo ou aceder uma URL, e nada mais. Com o Preview, isso muda. Agora o clique do botão direito vai mostrar um painel de preview do arquivo, adaptado para o tipo de arquivo ou programa.

Por exemplo, se você clicar com a tecla da direita do mouse em cima de uma arquivo de música, o resultado será uma tela parecida com a da imagem acima, mostrando a capa do álbum, artista, faixa, outros arquivos do álbum, e até mesmo os controles para executar a música. Você pode até comprar na Ubuntu One Music Store com essa função.

Mas ainda tem mais: até mesmo clicar em aplicativos gera uma tela de preview. É possível, por exemplo, ver a descrição do programa, quando ele foi instalado, uma avaliação de outros usuários mundo afora, e há até mesmo uma opção para desinstalar o programa, se você quiser.

Obviamente, o Preview não se restringirá apenas às funções mais básicas. Com a API será possível que desenvolvedores criem seus próprios previews para os mais diferentes tipos de arquivos e funções no Dashboard do Unity. Isso abre caminho para muitas possibilidades, como por exemplo criar um dashboard que busca filmes em sites de download, exibe uma imagem ilustrativa, mostra o tamanho e permite o download. Tudo isso direto do Unity, sem precisar abrir qualquer programa.

Como o Preview ainda está em desenvolvimento, deve demorar um pouco para que ele esteja disponível num formato “estável”. Provavelmente já no primeiro beta do Ubuntu 12.10 poderemos ter uma ideia de como funcionará. Entretanto, alguns utilizadores já começaram a partilhar vídeos na Internet através das daily builds do Ubuntu. Segue então um exemplo do funcionamento do Preview:

Artigo Original:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Unity Preview, a nova função de pré-visualização do Ubun

Mensagempor Ron Alon » Ter, 21 de Agosto 2012, 12:56

Isto parece-me interessante! :-)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Agosto 2012, 14:47

Não sei se haverá um peso relacionado acrescido, algo que me preocupa sempre tendo em conta que o Unity sem isso já é bastante pesado :\

Em todo o caso, todas estas funcionalidades que o estão a enriquecer desde que veio o Ubuntu12.04 estão a torná-lo numa ambiente bastante interessante. A produtividade na minha opinião está assegurada e com as lentes e quicklists está a ficar perfeito! Só falta mesmo optimizar o código, o que sempre critiquei ser o grande problema do Unity :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Ter, 21 de Agosto 2012, 15:03

Já estava a estranhar a demora em anunciar novas funcionalidades no próximo Ubuntu! Com isto e os Web Apps, as próximas edições do Ubuntu vão ser maravilhosas para quem navega muito na Internet (o que convenhamos, é a grande maioria hoje me dia).
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Agosto 2012, 15:05

Ricardo Vieira (21-08-2012, 15:03) escreveu:Já estava a estranhar a demora em anunciar novas funcionalidades no próximo Ubuntu! Com isto e os Web Apps, as próximas edições do Ubuntu vão ser maravilhosas para quem navega muito na Internet (o que convenhamos, é a grande maioria hoje me dia).

Acho que o Ubuntu desde há já algumas versões que tem sido bastante bom nesse sentido. Desde que começou a apostar no empathy e com o crescimento do Gwibber, o Ubuntu ficou muito interessante para ser usado no dia-a-dia online, diga-se nas conversas online com amigos.

Na minha opinião o facto de estar habilitado logo de raiz para estas coisas torna-o logo vantajoso, sendo apenas preciso inserir as nossas credenciais. E agora efetivamente com estas melhorias vai ficar ainda melhor! Só espero mesmo é que melhorem a performance ¬¬
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Ter, 21 de Agosto 2012, 15:10

Claudio Novais (21-08-2012, 15:05) escreveu:
Ricardo Vieira (21-08-2012, 15:03) escreveu:Já estava a estranhar a demora em anunciar novas funcionalidades no próximo Ubuntu! Com isto e os Web Apps, as próximas edições do Ubuntu vão ser maravilhosas para quem navega muito na Internet (o que convenhamos, é a grande maioria hoje me dia).

Acho que o Ubuntu desde há já algumas versões que tem sido bastante bom nesse sentido. Desde que começou a apostar no empathy e com o crescimento do Gwibber, o Ubuntu ficou muito interessante para ser usado no dia-a-dia online, diga-se nas conversas online com amigos.

Na minha opinião o facto de estar habilitado logo de raiz para estas coisas torna-o logo vantajoso, sendo apenas preciso inserir as nossas credenciais. E agora efetivamente com estas melhorias vai ficar ainda melhor! Só espero mesmo é que melhorem a performance ¬¬

Pois, a performance tem que melhorar. Ela tem vindo, efetivamente a melhorar, mas ainda não está naquele ponto.

Eu percebo pouco de programação, mas ás vezes parece-me que o pessoal contratado pela Canonical não tem muito jeito para otimizar. Ou então o Unity é demasiado pesado por si só...
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Agosto 2012, 15:19

É mal construído, simplesmente! Basta ver pelo windows 7. Ele tem bem mais efeitos de fade e a performance é bastante superior. No meu computador, com o Unity a ventoinha está constantemente ligada, no Windows7 com o SQL server ligado e o SQL Business Intelligence, que são bem pesados, a ventoinha mantém-se calada.

Aqui há claramente uma utilização desgovernada de processamento. É óbvio que otimizar e utilizar algoritmos otimizados tem custos de tempo ao pessoal que programa, mas creio que isso é importantíssimo. Infelizmente a Canonical não acha isso e começou logo tudo errado: primeiro a estética e depois a performance. Isso é um erro enorme, pois é muito mais fácil fazer algo otimizado do que otimizar código feito, que muitas vezes é feito por outras pessoas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 21 de Agosto 2012, 20:16

Eu gostei do recurso, mas não gostei do peso dele. Realmente o Unity tem se mostrado muito pesado. Ouvi uma conversa de que o problema é o Xorg, mas duvido muito que seja somente esse o problema, pois outros conseguem ser mais leve. De qualquer forma, o importante é que tenha novidades, pois só assim um sistema consegue cativar seus usuários.

marcos.vargens

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 21 de Agosto 2012, 21:17

marcos.vargens (21-08-2012, 20:16) escreveu:Eu gostei do recurso, mas não gostei do peso dele. Realmente o Unity tem se mostrado muito pesado. Ouvi uma conversa de que o problema é o Xorg, mas duvido muito que seja somente esse o problema, pois outros conseguem ser mais leve. De qualquer forma, o importante é que tenha novidades, pois só assim um sistema consegue cativar seus usuários.

O problema está mesmo na má concepção do Unity, porque se reparar, Avant Window Navigator, Docky, Cairo-Dock sempre permitiram adicionar programas pelo método Drag-n-Drop. No Unity, a partir do momento em que agarra algo e arrasta um pouco, o Unity vai logo todo pomposo mudar a aparência empancando todos os processos pelo meio... :|
À pala disto, já vi o Firefox empancar, porque estava simplesmente a organizar a lista de Bookmarks... :facepalm:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 21 de Agosto 2012, 23:52

Só falta por o unity parecido ao windows 8
nuno_nunes

Próximo

Voltar para Notícias