Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:35 Pesquisa avançada

“Por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: “Por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 23 de Junho 2012, 1:54

Davysson Silva » Sex Jun 22, 2012 10:50 pm escreveu:
ron » Sáb Jun 23, 2012 1:44 am escreveu:
HMMSF » Sex Jun 22, 2012 10:10 pm escreveu:Linus está parcialmente certo. Se o Linux vinhesse instalado em mais computadores iria fortalecer a adoção do sistema, mas no Brasil a gente convive com isso e vê que não é bem assim que funciona. Não adianta colocar qualquer Linux capenga como os fabricantes que fazem suas versões capadas, mas sim adotar sistemas mais usáveis como Ubuntu, Mint, Fedora ou qualquer outro voltado ao usuário final. Eu sinceramente não usaria Satux ou Librix.

Acho que um computador com o Linux Mint seria ideal. #mecondenem

E o elementary? está nos traindo? :\

NUNCA! #elementared!

Mas é que o Mint vem com diversos aplicativos já instalados, codecs, etc etc etc que tornam mais fácil a vida dos usuários comuns. O eOS seria interessante também, mas eu tenho de ver como serão os aplicativos padrões. E, querendo ou não, a questão da eliminação do botão de minimizar e a espera de aplicativos que "iniciam onde parou" ainda é uma limitação para o usuário mais básico acostumado com o Windows.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor _Virtual_Adept_ » Sáb, 23 de Junho 2012, 19:36

Luis Cardoso » Qui Jun 21, 2012 8:03 pm escreveu:
ron » 21 Jun 2012, 23:45 escreveu:O MacOS é Unix, mas quem fala isso? :)

Atenção que isto apenas é verdade desde a versão Mac OS X. Antes era código da própria Apple!
(mais info)

O fato de ser ou não ser Unix é independente da implementação. Qualquer Sistema Operacional compatível com POSIX é um Unix (o que inclui o Linux, o MINIX, o FreeBSD, e quase todos os outros sistemas operacionais do mundo - menos o Windows e o MS-DOS).

De resto, você está certo. As versões antigas do SO da Apple não eram compatíveis com POSIX.

_Virtual_Adept_

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 23 de Junho 2012, 22:17

_Virtual_Adept_ » 23 Jun 2012, 19:36 escreveu:
Luis Cardoso » Qui Jun 21, 2012 8:03 pm escreveu:
ron » 21 Jun 2012, 23:45 escreveu:O MacOS é Unix, mas quem fala isso? :)

Atenção que isto apenas é verdade desde a versão Mac OS X. Antes era código da própria Apple!
(mais info)

O fato de ser ou não ser Unix é independente da implementação. Qualquer Sistema Operacional compatível com POSIX é um Unix (o que inclui o Linux, o MINIX, o FreeBSD, e quase todos os outros sistemas operacionais do mundo - menos o Windows e o MS-DOS).

De resto, você está certo. As versões antigas do SO da Apple não eram compatíveis com POSIX.

Só uma correcção:
«Qualquer Sistema Operacional compatível com POSIX pode ser um Unix (...)»
Se for ver bem, eu posso criar um Sistema Operativo compatível com POSIX mas não ter base (nem andar lá perto) no Unix. O POSIX é uma interface, e como tal, esta pode ser usada por diferentes SO, desde que desenhados de forma a poder comunicar correctamente com a interface! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor TrovãoNegro » Ter, 21 de Agosto 2012, 4:46

Eu me espelho tanto nas palavras de Linus, quanto na de alguns usuários. Mas o que eu pude ter certeza a exatamente um mês atras, é de que tudo não passa de um mero "costume". Minha cunhada tem um netbook, e o mesmo veio com XP, porém sempre tive que formata-lo e fazer uma série de manutenções por causa da lentidão, então formatei o netbook e coloquei o Ubuntu, no inicio tanto ela quanto minha esposa acharam difícil de mexer, mas 3 dias depois o S.O. já estava completamente fuçado e personalizado ao gosto delas. Atualmente a placa de memoria de 1GB queimou e tive que repor por uma de 512MB(Porque era a única que eu tinha), o sistema se tornou pesado novamente, então eu instalei o Slitaz, e é o atual S.O. que estão utilizando no momento. Nada é difícil, o problema é que alguns desistem antes mesmo de tentar.

TrovãoNegro

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 21 de Agosto 2012, 9:37

TrovãoNegro (21-08-2012, 4:46) escreveu:Eu me espelho tanto nas palavras de Linus, quanto na de alguns usuários. Mas o que eu pude ter certeza a exatamente um mês atras, é de que tudo não passa de um mero "costume". Minha cunhada tem um netbook, e o mesmo veio com XP, porém sempre tive que formata-lo e fazer uma série de manutenções por causa da lentidão, então formatei o netbook e coloquei o Ubuntu, no inicio tanto ela quanto minha esposa acharam difícil de mexer, mas 3 dias depois o S.O. já estava completamente fuçado e personalizado ao gosto delas. Atualmente a placa de memoria de 1GB queimou e tive que repor por uma de 512MB(Porque era a única que eu tinha), o sistema se tornou pesado novamente, então eu instalei o Slitaz, e é o atual S.O. que estão utilizando no momento. Nada é difícil, o problema é que alguns desistem antes mesmo de tentar.

Verdade :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Agosto 2012, 11:35

Esse é o verdadeiro problema do Linux desde a sua génese, mas principalmente agora que ele tem uma usabilidade excelente, ao contrário de até 5 ou 6 anos.

E esse é o verdadeiro motivo pelo qual o Windows sempre foi muito forte: a microsoft sempre investiu muito em criar monopólios forçados, fazendo as empresas de hardware utilizarem exclusivamente windows. Assim as pessoas habituaram-se e continuam a habituar-se a algo que não quer dizer que tenha uma boa usabilidade (até pelo contrário na minha opinião).

E o problema do habituar é que depois o ser humano não quer mudar e confunde comodidade com usabilidade!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor AmmonMa » Qua, 22 de Agosto 2012, 3:42

HMMSF escreveu:Linus está parcialmente certo. Se o Linux vinhesse instalado em mais computadores iria fortalecer a adoção do sistema, mas no Brasil a gente convive com isso e vê que não é bem assim que funciona. Não adianta colocar qualquer Linux capenga como os fabricantes que fazem suas versões capadas, mas sim adotar sistemas mais usáveis como Ubuntu, Mint, Fedora ou qualquer outro voltado ao usuário final. Eu sinceramente não usaria Satux ou Librix.

nem eu usaria o librix... que não é de todo ruim, mas pro usuário final é uma porcaria.

Mas escuta só essa que legal.

Existe a Qbex computadores. São computadores e notebooks baratos, de relativa boa potencia que tem uma explicação saudável do por que vende tao barato. Da problemas mas da para um usuario iniciante comprar.E os mais baratos, vem com linux.

Só que...

Os computadores da Qbex vem com Fenix Linux , distribuição Debian squeeze que senta num KDE 4.0 . Tudo bem, é um bom sistema. Mas a primeira (ou segunda) tela, assim que voce liga o computador te mostra uma mensagem dizendo que vai apagar todo o computador sim ou não.
... :doh:

... :facepalm2:

... :facepalm:

Sério, me desculpem pelos caps a seguir:

ISSO È RIDICULO. UM ERRO DE MARKETING TAO GROTESCO QUE CHEGA A DOER NO CORAÇÃO. O COMPUTADOR INICIA LITERALMENTE ASSUSTANDO O USUARIO DE QUE O COMPUTADOR RECEM COMPRADO DELE SERÁ TODO APAGADO.

Além disso, para o usuario final, bootar no fenix linux é uma tarefa quase impossível. Hell, eu tive dificuldades. E depois pra fazer o wi-fi pegar? Quer rodar os drivers do cd? Só tem pra windows.

Eu não gosto de acreditar em teoria da conspiração, mas as vezes da vontade. Não quer colocar ubuntu "por que nao é linux" e como fabricante teria que ter contrato com a canonical?ok.i get that... Então coloque mint, elementary, fedora, openSuse, SABAYON QUE SEJA. Mas não cometa a babaquice, a estupidez de fazer uma coisa dessas.

Eu posso estar parecendo duro, e estou mesmo. As pessoas que trabalham na Fenix Systems e na Itautec são engenheiros de software, DEVEM conhecer outras distribuições Linux. TINHAM que bolar soluções melhores que essa.

Ridículo...deve ter uma explicação plausível. Se você trabalha em uma dessas empresas, por favor me elucide.

Ou então, se você conhece alguém do alto escalão de uma dessas empresas. Fala que to oferecendo consultoria, de graça, por 6 meses. Fala que meu filho de 3 anos ta oferecendo consultoria, por que decisões empresariais assim, acho que até ele tomaria melhor.

A unica coisa que vem na cabeça, é que no caso da Qbex, voce pode ligar pro suporte dizendo que esta com problemas ao iniciar o Linux e adivinha só? Eles te oferecem o windows 8 por R$450
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Agosto 2012, 13:10

Verdade Marcos, há situações que eu acredito nas teorias da conspiração. Há situações tão flagrantes, como essa mesmo, que eu só consigo explicar com isto: Microsoft paga para fazerem isto para criar má visibilidade ao Linux.

Eu não posso acreditar que certas empresas façam uma coisa dessas com gosto no que fazem, é impossível! De tal forma impossível o resultado que as pessoas, compram essas versões de computadores para instalar versões ilegais do windows. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias