Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:48 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Conky iniciando por cima do desktop

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

[RESOLVIDO] Conky iniciando por cima do desktop

Mensagempor Saresa » Seg, 27 de Agosto 2012, 4:41

Olá, pessoal, tudo bem?

Desde que descobri o Conky sempre procuro utilizá-lo no desktop, pois é bonito e mostra todas as informações sobre o sistema de que preciso. Porém, ele sempre inicia por cima das janelas, e sou obrigada a usar o comando "killall conky" e em seguida reiniciá-lo.

Como o Google é nosso amigo, fui aconselhada a adicionar os comandos "sleep" ou "pause" na inicialização, e escolher um tempo (no caso, 30 segundos). Logo, nos Aplicativos de Sessão, as configurações estão assim:

O problema é que agora o Conky nem aparece na área de trabalho, mesmo após os 30 segundos! Será que é um tempo muito longo?

Aí vai minha configuração do Conky:
Spoiler:
.conkyrc
Código: Selecionar todos
######################
# - Conky settings - #
######################
update_interval 1
total_run_times 0
net_avg_samples 1
cpu_avg_samples 1

imlib_cache_size 0
double_buffer yes
no_buffers yes

#####################
# - Text settings - #
#####################
use_xft yes
xftfont Ubuntu:size=9
override_utf8_locale yes
text_buffer_size 2048

#############################
# - Window specifications - #
#############################
own_window_class Conky
own_window yes
own_window_type override
own_window_transparent yes
own_window_hints undecorated,below,sticky,skip_taskbar,skip_pager
#own_window_argb_visual yes
#own_window_argb_value 100

alignment tl
gap_x -2
gap_y 180
minimum_size 350 300

default_bar_size 60 8

#########################
# - Graphics settings - #
#########################
draw_shades no

default_color efefef
default_shade_color 1d1d1d
color0 ffffff
color1 ffffff
color2 ffffff

#lua_load ~/.conky/conkybg.lua
#lua_draw_hook_pre conky_draw_bg

TEXT
${voffset 5}
${goto 92}CPU1 Usage: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${cpu cpu1}%${font}${color} ${alignr 15}Temperature: ${color1}${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${execi 8 sensors | grep 'Core 0' | cut -c16-17}°C${color}${font} 

${goto 92}CPU2 Usage: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${cpu cpu2}%${font}${color} ${alignr 15}Temperature: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${execi 8 sensors | grep 'Core 2' | cut -c16-17}°C${color}${font} 

${goto 92}RAM:${color1} ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${memperc}%${font}${color}${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${font}     Free: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color2}${memeasyfree}${color} ${font}${alignr 22}Used: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color2}${mem}${color}${font}

${goto 92}HDD:${color1} ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${fs_used_perc /home}%${font}${color}     Free: ${color2}${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${fs_free /home}${color}${font} ${alignr 22}Used: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color2}${fs_used /home}${color}${font}

${if_up wlan0}
${voffset -4}${goto 92}${voffset -6}Upload: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${upspeed wlan0}${color}${font} ${goto 230}Insgesamt: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color2}${totalup wlan0}${color}${font}
${voffset 4}${goto 92}Signal:   ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${wireless_link_qual wlan0}%${color}${font} ${alignr 15}
${voffset 4}${goto 92}Down:   ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${downspeed wlan0}${color}${font} ${goto 230}Insgesamt: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color2}${totaldown wlan0}${color}${font}

# |--ETH1
${else}${if_up eth1}
${voffset -8}${color0}${font VariShapes Solid:size=14}${font}${color}${goto 92}${voffset -6}Up: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${upspeed eth1}${color}${font}      ${alignr 22}${color2}${upspeedgraph eth1 8,60 92B6F1 CCDFFF}${color}
# ${goto 92}Overall: ${color2}${totalup eth1}${color} #
${voffset 0}${color0}${font VariShapes Solid:size=14}${font}${color}${goto 92}${voffset -4}Down: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${downspeed eth1}${color}${font}  ${alignr 22}${color2}${downspeedgraph eth1 8,60 92B6F1 CCDFFF}${color}

${voffset -7}${color0}${font Poky:size=13}${font}${color}${goto 92}${voffset -4}Local IP: ${alignr 22}${color2}${addr eth1}${color}
# ${goto 92}Public IP: ${alignr 15}${color2}${execi 10800 ~/.conkycolors/bin/conkyIp}${color} #
# |--PPP0
${endif}${else}${if_up ppp0}
${voffset -13}${color0}${font VariShapes Solid:size=14}${font}${color}${goto 92}${voffset -6}Up: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${upspeed ppp0}${color}${font} ${alignr 15}${color2}${upspeedgraph ppp0 8,60 92B6F1 CCDFFF}${color}
${goto 92}Overall: ${color2}${totalup ppp0}${color}
${voffset -2}${color0}${font VariShapes Solid:size=14}Q${font}${color}${goto 92}${voffset -6}Down: ${font Ubuntu:style=Bold:size=9}${color1}${downspeed ppp0}${color}${font} ${alignr 15}${color2}${downspeedgraph ppp0 8,60 92B6F1 CCDFFF}${color}
${goto 92}Overall: ${color2}${totaldown ppp0}${color}
${voffset -2}${color0}${font Poky:size=13}w${font}${color}${goto 92}${voffset -4}Local IP: ${alignr 15}${color2}${addr ppp0}${color}
${endif}${else}${voffset 4}${color0}${font PizzaDude Bullets:size=12}4${font}${color}${goto 92}Netzwerk nicht verfügbar${endif}${endif}

${image ~/.conky/base.png -p 10,0 -s 339x86}${image ~/.conky/base.png -p 10,146 -s 339x86}${image ~/.conky/base.png -p 10,73 -s 339x86}${image ~/.conky/Task_Manager.png -p 32,20 -s 45x45}${image ~/.conky/Memory.png -p 32,93 -s 45x45}${image ~/.conky/wlan100.png -p 32,166 -s 45x45}

Arquivos .png: http://dl.dropbox.com/u/26147373/.conky.tar.gz

Peguei o arquivo de configuração dessa página e modifiquei um pouco, mas acho que veio com mais código do que o necessário. O que posso fazer para deixá-lo mais limpo?

Desde já, agradeço!
Editado pela última vez por Saresa em Ter, 28 de Agosto 2012, 0:08, em um total de 1 vez.
Saresa

Re: Conky iniciando pro cima do desktop

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 27 de Agosto 2012, 10:17

Olá Saresa,

Substitua o comando de arranque por este:
Código: Selecionar todos
sh -c "sleep 30; conky &"

Verá que em princípio isso será resolvido. Eu só fazendo assim é que consegui colocar o Conky a arrancar no U12.04 como deve ser.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 27 de Agosto 2012, 12:35

Em princípio isso resolve sim. Bem explicando melhor: o Conky é algo que foi produzido para o X (o visual do Ubuntu para simplificar) e não foi produzido para um ambiente em específico. Por causa disso ele por vezes tem comportamentos não naturais de um ambiente, nomeadamente esse mesmo de ficar à frente de tudo.

Assim põe-se o conky a atrasar-se alguns segundos, para que o Wallpapers e Nautilus sejam carregados para que ele seja corretamente integrado. Para arrancar alguns segundos atrasado é necessário fazer um compasso de espera e só depois arrancar com o Conky.

Para fazer o compasso de espera, utiliza-se por exemplo o comando sleep que o Luís Cardoso escreveu. Depois arranca-se com o Conky com o comando que se quiser.

Ora, para pôr no arranque do Ubuntu algum comando, esse comando só pode ser um e só um e portanto o ; (ponto e virgula) não é associado como dois comandos. Assim, a solução é escrever um script dentro de aspas e executá-lo como script.

Para executar um script que não esteja num ficheiro mas sim entre aspas, faz-se sh -c. Daí chega-se à solução do Luís! :sneaky:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 27 de Agosto 2012, 15:28

Claudio Novais (27-08-2012, 12:35) escreveu:Em princípio isso resolve sim. Bem explicando melhor: o Conky é algo que foi produzido para o X (o visual do Ubuntu para simplificar) e não foi produzido para um ambiente em específico. Por causa disso ele por vezes tem comportamentos não naturais de um ambiente, nomeadamente esse mesmo de ficar à frente de tudo.

Assim põe-se o conky a atrasar-se alguns segundos, para que o Wallpapers e Nautilus sejam carregados para que ele seja corretamente integrado. Para arrancar alguns segundos atrasado é necessário fazer um compasso de espera e só depois arrancar com o Conky.

Para fazer o compasso de espera, utiliza-se por exemplo o comando sleep que o Luís Cardoso escreveu. Depois arranca-se com o Conky com o comando que se quiser.

Ora, para pôr no arranque do Ubuntu algum comando, esse comando só pode ser um e só um e portanto o ; (ponto e virgula) não é associado como dois comandos. Assim, a solução é escrever um script dentro de aspas e executá-lo como script.

Para executar um script que não esteja num ficheiro mas sim entre aspas, faz-se sh -c. Daí chega-se à solução do Luís! :sneaky:

Só uma observação, de momento tem de se usar assim, porque se usar um ficheiro com a mesma informação lá dentro (tal como está no artigo do conky), o conky nem chega a ver-se, mas se virmos os processos, ele aparece, mas quando é descartado o ficheiro do script de arranque (que é de imediato), o conky é fechado... Por isso é que indiquei assim, pois comigo foi a única maneira de o ter desde o arranque!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Re: Conky iniciando por cima do desktop

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 27 de Agosto 2012, 15:51

Estranho, aqui eu tenho um script que arranca várias aplicações um minuto depois, para não ter um arranque demasiado pesado. Por exemplo nesse script incluo o dropbox e até uma pequena alteração que é temporária de alteração dos clique do touchpad!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 27 de Agosto 2012, 15:56

Claudio Novais (27-08-2012, 15:51) escreveu:Estranho, aqui eu tenho um script que arranca várias aplicações um minuto depois, para não ter um arranque demasiado pesado. Por exemplo nesse script incluo o dropbox e até uma pequena alteração que é temporária de alteração dos clique do touchpad!

Pois, eu também, mas se for apenas o conky, a coisa não pega, não sei bem porquê...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Saresa » Ter, 28 de Agosto 2012, 0:07

Seu comando funcionou, Luis! E acho que entendi a explicação de vocês... só não sei se vou lembrar de usar novamente se precisar.

Enfim, muito obrigada! :venia:
Saresa

Re: [RESOLVIDO] Conky iniciando por cima do desktop

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 0:12

Quando esquecer vem aqui ao fórum e procura :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 28 de Agosto 2012, 9:45

Saresa (28-08-2012, 0:07) escreveu:Seu comando funcionou, Luis! E acho que entendi a explicação de vocês... só não sei se vou lembrar de usar novamente se precisar.

Enfim, muito obrigada! :venia:

De nada ;)
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Re: [RESOLVIDO] Conky iniciando por cima do desktop

Mensagempor joao » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 12:16

boa dica fulcionou o comoando obrigado pela dica
navio pirata
  • Sistema Operativo: Ubuntu 12.04.2 LTS
  • Tema: Squareiance
  • Ambiente Gráfico: Gnome-Shell
  • Ícones: Pirate-Skull-Of-Anup
  • Wallpaper: navio pirata

joao