Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:26 Pesquisa avançada

Conheça as principais novidades que virão no Gnome Shell 3.6

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Conheça as principais novidades que virão no Gnome Shell 3.6

Mensagempor Luciano Fernandes » Qui, 23 de Agosto 2012, 20:32

O Gnome Shell 3.6 será liberado agora em setembro, e abaixo você encontra as principais novidades desta versão:

1. Suporte ao HarfBuzz

O HarfBuzz é um mecanismo para implementação de fontes OpenType e está disponível no Gnome 3.6

2. Melhorias em Acessibilidade

O Gnome sempre fez um desktop para todos. As opções de acessibilidade tem sido uma das principais características das versões do Gnome, e a Lupa recebeu uma melhor integração com o ambiente de trabalho. No Gnome 3.6, essa integração vai além e com alguns recursos extras, como a configuração de vários efeitos de cor, melhorias de zoom e cores invertidas.

3. Melhorias no Layout do Menu de Aplicações

A imagem, diz tudo.

4. Remodelação das mensagens na bandeja do sistema

Ícones maiores e notificações interativas.

5. Suporte a login em redes corporativas

A versão estável do Gnome 3.6 será lançada em setembro com todas estas funcionalidades implementadas e alguns bugs exterminados. Outras implementações como a tão falada Central de Apps do Gnome, ainda não foram confirmadas para esta versão.

O Projeto Fedora já anunciou que a próxima versão do seu Sistema Operacional (Fedora 18 “Spherical Cow”) virá com o Gnome 3.6 e existem fortes indícios da versão oficial do Ubuntu com Gnome que está sendo desenvolvida em paralelo pela Canonical, também vir com esta versão do Gnome Shell.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Conheça as principais novidades que virão no Gnome Shell

Mensagempor Ron Alon » Sex, 24 de Agosto 2012, 1:27

GNOME *-*
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 15:40

Estas melhorias são muitíssimo bem vindas! Mas acho que eles deviam começar agora era a preocupar-se com alguns problemas de usabilidade fulcrais.

É claro que eles querem mostrar uma nova forma de trabalhar que talvez seja igualmente boa ou até melhor que a que estamos habituados. No entanto, eles não devem limitar os utilizadores a serem livres (tal como o Unity está a fazer). Por esse motivo eles deviam incluir funcionalidades (nem que desativas e facilmente acessíveis) básicas como a inclusão do botão de minimizar e maximizar, remoção fácil de widgets em vez de se ter de instalar extensões e um botão de desligar decente sem ter de se acrescentar extensões. ¬¬
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigozerofour » Ter, 28 de Agosto 2012, 17:25

Eles concertaram o botão de desligar nessa versão.
http://blogs.gnome.org/mclasen/files/20 ... dates1.png

rodrigozerofour

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 28 de Agosto 2012, 19:04

Eu gostaria que diminuisem ou sumissem com a barra superior, ou a barra superior dos App. Ter essas duas barras em cima da um aspecto muito ruim, além de se perder espaço na tela. E diminir alguns cliques também seria interessante. Ter que clicar em Atividades e depois em Aplicativos é muito ruim. Algumas coisas ficam melhores usando gestos do mouse ou indo direto ao assunto. No restante ele é muito interessante.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 19:16

rodrigozerofour (28-08-2012, 17:25) escreveu:Eles concertaram o botão de desligar nessa versão.
http://blogs.gnome.org/mclasen/files/20 ... dates1.png

Ups! :upsiu: Não sabia, ainda bem que o fizeram, pois não fazia sentido estar como estava :|

marcos.vargens (28-08-2012, 19:04) escreveu:Eu gostaria que diminuisem ou sumissem com a barra superior, ou a barra superior dos App. Ter essas duas barras em cima da um aspecto muito ruim, além de se perder espaço na tela.

Sem dúvida que neste aspeto a interface do Unity é muito superior. Particularmente adoro essa parte do Unity pois permite poupar um espaço considerável nos monitores. Espaço este que nos monitores modernos (com formato widscreen) é precioso!

marcos.vargens (28-08-2012, 19:04) escreveu:E diminir alguns cliques também seria interessante. Ter que clicar em Atividades e depois em Aplicativos é muito ruim. Algumas coisas ficam melhores usando gestos do mouse ou indo direto ao assunto. No restante ele é muito interessante.

Não acho mau como está! Eu tenho a dock do lado direito com as aplicações mais importantes (a dock padrão), por isso quando preciso de uma aplicação não comum, simplesmente começo a escrever o nome dela e ela aparece logo tal como no Unity. Não é necessário fazer esse segundo clique que você fala.

Aliás, eu quando quero abrir uma aplicação nem fico à espera, levo o ponteiro do mouse ao canto superior direito, escrevo o inicio do nome do programa e carrego logo no Enter. A aplicação é logo aberta! 8)

Portanto, onde estão os cliques? :troll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 28 de Agosto 2012, 20:35

Claudio,
também não acho ruim como está, mas acho que ficaria melhor assim.
Quando estava usando para testes, por default, quando clicado em Atividades, vinha com a aba Janelas focada. Tinha que clicar em Aplicativos logo em seguida (2 cliques). Se mudaram, ainda assim é preciso clicar em Atividades -> Janelas se quiser alternar entre aplicativos abertos (2 cliques). Mas isso é com certeza sem muita importância. Também não gostei do fato de ter que atravessar a tela para digitar o que se quer. Você clica em Atividades na extrema esquerda, e tem que levar o mouse até a extrema direita para digitar. Também parece bobo, mas depois de usar o Unity vc percebe o quanto é chato fazer isso.
A barra superior pelo que andei lendo parece ter extensão para ocula-la, vou testar mais tarde.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 20:52

Mas você não tem de fazer cliques nenhuns Marcos! Nem precisa de fazer clique para abrir a Shell (=Actividades), só precisa de mover o mouse ao canto superior esquerdo ou carregar na tecla super; nem precisa de clicar nas aplicações nem na caixa de texto, basta começar a digitar o que você quiser!

Por isso mesmo é que eu disse: você não precisa de fazer clique nenhum para abrir as aplicações :\ Claro que se quiser navegar por cliques terá de fazer esses dois, mas não é necessário e isso praticamente em qualquer interface exige sempre vários cliques!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 31 de Agosto 2012, 18:30

Claudio Novais (28-08-2012, 20:52) escreveu:Mas você não tem de fazer cliques nenhuns Marcos! Nem precisa de fazer clique para abrir a Shell (=Actividades), só precisa de mover o mouse ao canto superior esquerdo ou carregar na tecla super; nem precisa de clicar nas aplicações nem na caixa de texto, basta começar a digitar o que você quiser!

Por isso mesmo é que eu disse: você não precisa de fazer clique nenhum para abrir as aplicações :\ Claro que se quiser navegar por cliques terá de fazer esses dois, mas não é necessário e isso praticamente em qualquer interface exige sempre vários cliques!

Não testei dessa forma. Achei que tinha que clicar. Agora que sei que pode-se esconder a barra vou fazer mais testes. Obrigado pelas dicas.

marcos.vargens

Voltar para Notícias