Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:15 Pesquisa avançada

Problemas com drivers gráficos de placas ATI

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Problemas com drivers gráficos de placas ATI

Mensagempor Marlom Jobsom » Qua, 29 de Agosto 2012, 4:22

Foi lançada a nova versão de drivers para placas gráficas ATI, versão 12.8. Resolvi baixar e instalar aqui. Após instalação, o Ubuntu continua funcionando normalmente, mesmo que alguns efeitos que antes não funcionavam, continuam sem funcionar ¬¬ . Enfim, o drive, até onde pude ver, não mudou em nada, achei que os efeitos do Compiz que antes não funcionavam iriam funcionar, mas estão do mesmo jeito, além de a tela de carregamento do sistema, e também a que é exibida quando desligo o pc, não é mais exibida.

No lugar da tela normal de carregamento e também de desligamento do Ubuntu, aparece linhas de comando, não muitas linhas, apenas algumas, o fundo roxo o nome 'Ubuntu 12.04' e em baixo alguns comandos, uns dizendo que estão desmontando unidades, outros encerrando aplicações, se não estou enganado. Quando for desligar o computador, no meu próximo post coloco a foto da tela, de quando ela liga e também de quando desliga.
Editado pela última vez por Marlom Jobsom em Qua, 29 de Agosto 2012, 21:26, em um total de 1 vez.

Marlom Jobsom

Re: Problemas com drives gráficos de placas ATI

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Agosto 2012, 11:19

Realmente as placas ATI não são a melhor escolha para o Ubuntu, infelizmente e apesar de alguns utilizadores dizerem que as preferem em vez da Nvidia.

Bom, para este tipo de casos, não só é importante imagens que conteúdos relevantes xD como também especificações do hardware. Disse isto das imagens, na brincadeira claro, mas porque você incluiu uma imagem que é normal do Ubuntu e não mostra qualquer tipo de erro, portanto assim não sabemos o que está a acontecer. Sobre as especificações, é importante saber qual o modelo da placa de vídeo para se poder dar uma googlada e averiguar se há soluções concretas (por vezes existe e resolvem mesmo os problemas!).

Por fim, queria saber porquê que você não utiliza o seguinte repositório:

PS: editei a sua imagem: enviei para o servidor de hospedagem imgur e centrei-a. Espero que não haja problema. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Problemas com drivers gráficos de placas ATI

Mensagempor Marlom Jobsom » Qua, 29 de Agosto 2012, 21:24

Tenho uma ATI Radeon HD5670. E não é que eu não tenha feito a instalação pela forma que você citou, simplesmente chego no mesmo resultado, até mesmo instalando pelo recurso presente no sistema de instalação de drivers. Isso não aconteceu apenas com essa versão, todas as versões que eu testei até agora no Ubuntu com Unity, aconteceu o mesmo problema. A última versão do Ubuntu que usei que não tinha problemas com drivers foi a 10.10 :S

Essa é a tela de login após a instalação dos drivers

Essa é a tela de logof após a instalação dos drivers

PS.: Parece que eu aprendi como se bota foto pra ficar bonitin xD

Marlom Jobsom

Mensagempor portaro » Qua, 29 de Agosto 2012, 23:52

Os seus drivers deviam funcionar pois estão na versão 12 o que quer dizer que estão mantidos->
[url]
http://support.amd.com/us/gpudownload/l ... ng=English[/url]

Só tem problemas com o Plymouth? (imagem de inicio) ou continua quando inicia sessão já no ambiente de trabalho?

Bo deixo-lhe já aquilo que lhe pode corrigir o problema (senão depois esqueço-me do post e só venho cá quando calhar eheh) ai vai 1 aviso, os passos a seguir podem quebrar o initramfs ou o grub convem fazer um backup de dados ( a mim nunca se me quebrou nada e tb sofri de um problema assim mesmo assim pode acontecer).

Antes de tudo tem de saber qual a melhor resolução que os eu monitor tem para isso ->
sudo hwinfo --framebuffer

Quase de certeza que vai suportar uma de 1280X1024 se é ATI com 24 bits

Vamos lá->
sudo apt-get install v86d

sudo gedit /etc/default/grub

Localize a linha
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Substitua por
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1280x1024-24,mtrr=3,scroll=ywrap"

Localize a linha
#GRUB_GFXMODE=640x480

substitua por
GRUB_GFXMODE=1280x1024

---------------
* não configure já esta linha só caso a imagem de boot quando reiniciar esteja toda preta é que pode necessitar esta dica.
na linha pode ter que por o seguinte splash vga=791
GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=791
---------------

sudo gedit /etc/initramfs-tools/modules

cole isto no fim do ficheiro e feche
uvesafb mode_option=1280x1024-24 mtrr=3 scroll=ywrap

terminal mais uma vez e
echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

Importante este dois comandos senão pode quebrar tudo->
sudo update-grub2
sudo update-initramfs -u

Reboot! Feito

CAso o plymouth seja preto então faça o passo do vga=791 (os codigos vga podem variar http://www.pendrivelinux.com/vga-boot-modes-to-set-screen-resolution/) o que lhe dei costuma funcionar na adopção do monitor.

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Agosto 2012, 9:45

Bem, se for só esse o problema, então isso não acontece apenas na ATI, também me acontece na Nvidia e na Intel. Por vezes o Linux atribui alguma prioridade excessiva a determinados processos de arranque ou de paragem (acontece mais ocorrer quando um processo fica um pouco atrasado no arranque/fecho) que se sobrepõem ao Plymouth gráfico. Isto devido às definições do Plymouth, pois contém um ficheiro de configuração para texto que seja considerado com alta prioridade para informar o utilizador. Normalmente, seria utilizado na verificação de discos, alguma manutenção no boot, mas ao que parece, por algum motivo por vezes lá surge outro tipo de texto!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 30 de Agosto 2012, 12:31

A mim já aconteceu tanta vez isso
nuno_nunes

Mensagempor portaro » Qui, 30 de Agosto 2012, 14:02

QUando o Plymouth não cosnegue adaptar-se á configuraçao gráfica o que faz e lançar o background texto mas no fundo e um background, mas isso deve-se á necessidade de configurar o modo framebuffer do kernel, onde trabalha o Plymouth. Afecta todas as distros com graficas NVIDIA e ATI.

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Agosto 2012, 15:42

portaro (30-08-2012, 14:02) escreveu:QUando o Plymouth não cosnegue adaptar-se á configuraçao gráfica o que faz e lançar o background texto mas no fundo e um background, mas isso deve-se á necessidade de configurar o modo framebuffer do kernel, onde trabalha o Plymouth. Afecta todas as distros com graficas NVIDIA e ATI.

Não adianta mexer no framebuffer, já o fiz (com uma Nvidia) e aparecia na mesma. E tal como referi, não afeta somente Nvidia e ATI, também afeta as gráficas Intel, pois no meu portátil com Ubuntu e num velho desktop com Lubuntu, ambos com Intel e via-se esta reação!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 30 de Agosto 2012, 17:55

Luis Cardoso (30-08-2012, 15:42) escreveu:
portaro (30-08-2012, 14:02) escreveu:QUando o Plymouth não cosnegue adaptar-se á configuraçao gráfica o que faz e lançar o background texto mas no fundo e um background, mas isso deve-se á necessidade de configurar o modo framebuffer do kernel, onde trabalha o Plymouth. Afecta todas as distros com graficas NVIDIA e ATI.

Não adianta mexer no framebuffer, já o fiz (com uma Nvidia) e aparecia na mesma. E tal como referi, não afeta somente Nvidia e ATI, também afeta as gráficas Intel, pois no meu portátil com Ubuntu e num velho desktop com Lubuntu, ambos com Intel e via-se esta reação!

Eu tenha grafica da intel num toshiba l300 e também acontece o mesmo
nuno_nunes

Mensagempor portaro » Qui, 30 de Agosto 2012, 18:31

Pois isso acontece mesmo após fazer a reconfiguração do splash continuar a aparecer o text do plymouth, daí que seja importante esta linha -

mode_option=1280x1024-24, que é a renderização do monitor (pensoq ue se chama renderização) e esta outra GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=791 alterando estas o user normalmente consegue fazer aparecer as animaçoes do plymouth.

A mim aconteci-me isso com o Ubuntu 10.04 e foi com a GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=791 que resolvi o meu problema, não me recordo onde encontrei a info sobre a vga, acho que foi no manual do Aptosid, sei que só quando coloquei o valor 791 me começou a aparecer sem quebras as imagens de Plymouth.

portaro

Próximo

Voltar para Questões gerais