Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:37 Pesquisa avançada

Cientistas desenvolvem método que cria memórias artificiaial

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Cientistas desenvolvem método que cria memórias artificiaial

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 11 de Setembro 2012, 22:42

Pesquisadores teriam inseridos memórias de curto termo no tecido cerebral de ratos

De acordo com um novo estudo publicado na prestigiosa revista acadêmica Nature Neuroscience, um grupo de cientistas desenvolveu um método que possibilitou a inserção de memórias artificiais no cérebro de ratos de laboratório.

A pesquisa, conduzida pelos acadêmicos da área das ciências da mente Ben Strowbridge e Robert A. Hyde, comentou uma técnica que pode ajudar a manipular memórias de curto termo e cuja eficácia foi testada em células cerebrais in vitro.

O texto publicado descreve como os neurocientistas conseguiram usar um pedaço de tecido cerebral para inserir memórias chamadas declarativas, que podem incluir informações como nomes, lugares ou eventos. No caso, a mente do rato teria sido capaz de lembrar diferentes sequências de eventos.

Os acadêmicos puderam acompanhar, por meio de equipamentos de ressonância magnética, como tais memórias se espalharam e foram absorvidas. Como os circuitos neurais responsáveis por tais lembranças se localizam na área chamada hipocampo, os estímulos relacionados à memória teriam durado entre 5 e 10 segundos.

De acordo com Strowbridge, "foi a primeira vez que alguém descobriu meios de arquivar informações por segundos no cérebro através de estímulos diretos no tecido cerebral". O objetivo da pesquisa seria propiciar um melhor entendimento de como as memórias de curto termo se formam, o que poderia ajudar a combater doenças como o Mal de Alzheimer e Parkinson.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Olhar Digital

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Cientistas desenvolvem método que cria memórias artifici

Mensagempor Bitetti » Qua, 12 de Setembro 2012, 12:28

Quando assisti Ghost in the Shell - Standallone Complex achei que muita piração do Shirow tenderia a necessidade dos humanos se submeterem à cirurgias de implantes... mas pelo que to vendo do andamento do barco vai ser preciso menos que isso para num futuro próximo aparecer um personagem como o "Homem Risonho" que invadia cérebros.
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Setembro 2012, 15:12

É este o fim das escolas? E das atuais metodologias de ensino? :D

Entretanto, reparem numa coisa: primeiro o 007 tinha coisas extraordinárias e impossíveis, e na década de 90 praticamente todas elas se tornaram realidade; Depois o Minority Report apresento muita coisa futurista impossível que, aparte da previsão do tempo, nesta última década tem-se tornado realidade; E agora começamos a presenciar as coisas totalmente impossíveis de Fringe.

É incrível, onde será que iremos parar? :medo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Setembro 2012, 15:58

Claudio Novais (12-09-2012, 15:12) escreveu:É este o fim das escolas? E das atuais metodologias de ensino? :D

Entretanto, reparem numa coisa: primeiro o 007 tinha coisas extraordinárias e impossíveis, e na década de 90 praticamente todas elas se tornaram realidade; Depois o Minority Report apresento muita coisa futurista impossível que, aparte da previsão do tempo, nesta última década tem-se tornado realidade; E agora começamos a presenciar as coisas totalmente impossíveis de Fringe.

É incrível, onde será que iremos parar? :medo:

Vi algures uma notícia que os Americanos já tinham um sistema semelhante, mas ainda não está ao mesmo nível ao que é apresentado no Minority Report. Embora esteja em "fase de testes", não sei até que ponto alguma das agências o esteja já a usar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Setembro 2012, 17:19

Acho que isso é algo inconcebível. Não acredito nem sequer ponho hipótese tal engenho enquanto não vir algo que prove que funcione. O Livre-arbítrio não permite conhecer o futuro. Apenas seria possível se vivêssemos num destino já há muito escrito.

Podem vir os filósofos que quiserem, que o livre-arbítrio destrona qualquer teoria de destino, nem que a base argumentista seja o par ação-reação. É óbvio que as decisões são tomadas com base em ações que definiram o grau de decisão, mas essa decisão cabe-nos a nós decidir e não ao destino escrito :D

Agora se me disseram que conseguem prever modas, prever ações em massa? Aí sim, sem dúvida, mas isso não é mais que estatística preditiva. Algo que a Yahoo já faz há muitos anos quando o seu motor de busca ainda era utilizado por "muitos" utilizadores.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qua, 12 de Setembro 2012, 17:45

Engraçado que eu tive um fórum e um dos tópicos era se Estaríamos no controlo real da nossa vida. Eu acredito que não estamos, pois somos condicionados por diversas coisas, seja ao nível biológico, psicológico,físico, etc, etc.

Vou transcrever para aqui alguns pontos que tentam fundamentar a minha opinião:

Quando tens fome, isso foi determinado pela tua consciência ou por uma necessidade biológica do teu organismo? Tu apaixonas.te porque te apeteceu? Não!
Tudo está determinado.
Conhecem o Demónio de Laplace? Para quem não conhece a ciência descobriu que todos os acontecimentos têm causas e efeitos, sendo que as causas já são efeito de um acontecimento anterior e os efeitos se tornam causas do acontecimento seguinte.

Se se conhecesse todo o presente actual, de toda a matéria, energia, e leis conseguiríamos calcular todo o passado e futuro. O próprio Laplace disse que o futuro e o passado estariam presentes aos nossos olhos.

Ou seja, o passado e o futuro existem mas, da mesma maneira que não podemos alterar o passado também não podemos alterar o futuro, uma vez que são ambos a mesma coisa mas em tempos diferentes.

O que significa isto?

O futuro tal como o passado estão determinados. Se estão determinados tudo o que fazemos ou pensamos em fazer, ou não fazemos mas iríamos fazer, já estava determinado.

É uma ideia assustadora, ou não, dependendo das pessoas.

As decisões que tomamos dão a sensação de serem livres no presente, porque não conseguimos ver o futuro, apenas isso.

(...)A matemática é determinista, 2+2 são sempre 4. A física é a aplicação da matemática no universo, com a matéria e a energia a obedecerem a leis e forças universais. Por exemplo, quando um planeta gira em torno do sol, ou um eléctrão gira em torno do núcleo do átomo, isso não acontece porque lhes apetece, mas porque as leis da física, tendo por base a matemática, assim os obrigam.(...)

Ora, mais uma vez digo que o electrão não vira à direita ou à esquerda porque lhe apetece, mas porque a isso as leis da física o compelem. Como todos nós somos feitos de átomos organizados de uma maneira imensamente complexa, o nosso comportamento é determinista. Mas, tal como o electrão, indeterminável, devido à complexidade dos factores e ao problema do infinito, e às pequenas alterações iniciais que provocam resultados imprevisíveis a prazo.

E agora esta é para quem responder a seguir:

Ouve lá, tu vieste criar este post porque tens necessidade de responder ao que foi dito. É um efeito de uma causa. Poderias não ter respondido, mas isso também seria uma causa de um efeito qualquer por mais pequeno que possa ser,que embora não pareça já estava determinado.

Mas volto a dizer, era indeterminável, porque não consegues ver o futuro.

Eu concordo com esta teoria. Embora possa parecer que ando por aqui sabendo que tudo está determinado, e que não vale a pena fazer nada, isso não me aflige nada. O futuro para mim é indeterminável porque não o consigo ver. Mas tudo o que dizer ou fizer tem uma causa.

E acabei aquela discussão saudável assim:

Os nossos pontos de vista variam apenas nisto: a imprevisibilidade das decisões de nós, é algo que apesar de parecer que somos nós em controlo não o é. A imprevisibilidade já estava determinada. Nós é que não vemos o futuro. E o futuro já está traçado sendo inalterável, tal como o passado.

O futuro e o passado são a mesma coisa, mas em tempos diferentes...

Esta frase que já disse e repeti, "o futuro está determinado mas é indeterminável", demonstra totalmente o meu ponto de vista, que apesar de ser teoria, porque nós nunca vamos poder provar que o futuro é alterável ou não, é aquilo que me parece mais perto da verdade após ler e ter absorvido o mais variado conhecimento.
Há quem diga que se as nossas acções fossem aleatórias então aí é que teríamos o verdadeiro caos.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Setembro 2012, 18:27

Claudio Novais (12-09-2012, 17:19) escreveu:Acho que isso é algo inconcebível. Não acredito nem sequer ponho hipótese tal engenho enquanto não vir algo que prove que funcione. O Livre-arbítrio não permite conhecer o futuro. Apenas seria possível se vivêssemos num destino já há muito escrito.

Podem vir os filósofos que quiserem, que o livre-arbítrio destrona qualquer teoria de destino, nem que a base argumentista seja o par ação-reação. É óbvio que as decisões são tomadas com base em ações que definiram o grau de decisão, mas essa decisão cabe-nos a nós decidir e não ao destino escrito :D

Agora se me disseram que conseguem prever modas, prever ações em massa? Aí sim, sem dúvida, mas isso não é mais que estatística preditiva. Algo que a Yahoo já faz há muitos anos quando o seu motor de busca ainda era utilizado por "muitos" utilizadores.

As previsões daquilo que falei recai no estudo comportamental das pessoas, tendo em conta o que fizeram no passado e o que fazem no seu dia-a-dia. Aquele sistema, actualmente está a monitorizar comportamentos de alguns ex-prisioneiros e já conseguiu com alguma eficácia prevenir algumas ocasiões que foram evitadas antes mesmo de acontecer algo desastroso ou de lesar alguém.

Se a pessoa pode mudar de atitude/comportamento? Sim pode, mas só em casos raros. Se o ex-prisioneiro (ou ex-condenado, como preferirem) tiver cometido um delito menor, porque a situação em que se encontrava o levou a fazer, existem probabilidades de que o Sistema falhe. Mas se a pessoa tiver um perfil de criminoso, mas mesmo criminoso, então podes ter alguma certeza de que o Sistema funcione.

Se o Sistema pode ou não funcionar? Isto já depende da população usada nos testes. Passo a explicar, para que um sistema deste tipo funcione com baixa taxa de erro, tem de estudar muitas pessoas (algo como o Facebook, Google, Yahoo, Bing, etc... tem) para poder criar grupos de risco, grupos de "talvez" e grupos de "santo(a)" ( xD ). Fazendo o estudo do dia-a-dia das pessoas, também ajuda a afinar o sistema. Tendo em conta que já há muitos anos que alguns países têm os seus habitantes sob vigilância, através de câmaras na rua, acesso a conversas de telefone/telemóvel, leitura de mensagens de e-mail e de mensagens instantâneas... Eu ainda não percebi a tua dúvida! Nós vivemos num mundo em constante observação, por isso é normal que se consiga fazer algo assim do género!

Porque achas que andam a ver se acabam com certos projectos como o Wikileaks? Possivelmente porque têm projectos deste género a decorrer e não querem que a população saiba! Porquê? Porque iria gerar revolta, ou achas que ia ser como se vê no filme? ¬¬
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Setembro 2012, 19:15

@Luís, sim, isso é a tal estatística preditiva, que te diz com um nível de exatidão. Isso é Data Mining a funcionar, mas é não é algo factual é estatística.

@Ricardo, Eu sei que esses argumentos existem. Aliás, se formos pelo estudo da Inteligência Artificial facilmente concluímos que a nossa Inteligência Natural funciona de uma maneira estatística. Reformulando, nós decidimos as coisas a toda a hora contrabalançando os prós e contras. O mesmo acontece com a Inteligencia artificial, em que é um conjunto de factos que vai descobrindo e dando valores probabilísticos para prever e associar o nível de importância de determinada coisa.

Estou a dizer isto porquê? Porque realmente se se conhecesse o Tudo, provavelmente conseguiríamos prever o futuro uma vez que esse contrabalanciamento não seria probabilístico mas factual, sem margem para manobra.

No entanto, isso é a teoria, nada mais na minha opinião. É algo como pensar na Física dos movimentos de Newton. Ela é perfeita realmente, mas chega-se à realidade e se calhar não é exatamente assim que as coisas funcionam. Claro que podemos dizer que podemos aplicar todas os possíveis atritos e outras variáveis sobre a teoria de Newton, mas a realidade vai para além daquela simplicidade.

O mesmo acontece com a nossa razão. Claro que podemos dizer que nós somos o que somos devido a todas as experiências que definiram as nossas prioridades (lembram-se da IA estatística que falei ali em cima? pois, é a mesma coisa) e gostos. De facto isso é verdade. Mas se eu estou sentado numa mesa de jantar e paro para pensar se escolho um de dois copos que estão exatamente à mesma distância, na verdade eu estou a decidir algo que não tenho qualquer fundamentação lógica/estatística. Simplesmente escolho uma aleatória. E esta aleatoriedade do libre arbitrio é imprevisível.

Agora claro que há certos comportamentos que já se sabe que o nível de exatidão deve passar dos 95% em casos psicológicos bem estudados, exemplo de prisoneiros e das massas populacionais. Agora exatidão não me parece que seja possível, simplesmente porque não há destino :p

Sobre o último ponto (quote) acho aquilo resultado de um completo caos na cabeça xD Não me levem a mal, mas então se a imprevisibilidade já está determinada então esta não é imprevisibilidade, apenas não é alcançável por nós. Isto da filosofia leva a argumentações muitas vezes um pouco irreais devido às palavras. Eu sinceramente acho que a filosofia foi bastante utilizada quando não se sabia explicar as coisas. Agora começa a ser um pouco descaracterizada pois leva a assuntos como este de impossibilidade, no entanto quem acha pelos seus argumentos que está correto acha que a realidade é dessa forma. Nomeadamente a conversa da existência de um destino para tudo e para todos. :D (Com isto não estou de forma alguma a rematar a conversa, podemos continuar! :D )
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais