"O governo sueco está mentindo sobre o motivo do sequestro de Gottfrid", afirmou Peter Sunde, um dos criadores do site
Depois de ser encontrado por autoridades no Camboja, onde vivia há quatro anos para evitar o cumprimento de pena na prisão, Gottfrid Svartholm, co-fundador do The Pirate Bay, foi extraditado e chegou à Suécia nesta terça-feira (11/9), onde foi imediatamente preso. Supostamente a detenção se deu por infração massiva de direitos autorais, mas novas evidências apontam que esse não parece ter sido o principal motivo para o encarceramento, e sim uma suposta ligação de Svartholm com o Wikileaks, organização que busca divulgar segredos de governos e empresas em sua jornada a favor da transparência radical.
Uma das companhias de Svartholm teria sido responsável pela hospedagem do Wikileaks há anos atrás, e por isso ele estaria sendo procurado para dar explicações sobre o site. Ao menos é isso que afirmou ao Torrent Freak um dos quatros fundadores do The Pirate Bay e seu defensor mais ativo, o sueco Peter Sunde, que também desenvolveu o sistema de micropagamentos Flattr.
"O governo sueco está mentindo sobre o motivo do sequestro de Gottfrid", afirmou Sunde ao blog. "Eles estão dizendo que o caso tem a ver com o Pirate Bay, mas sabemos que isso tem a ver com o fato de ele ter aparecido na lista de procurados pela Interpol por conta das suas antigas conexões com o Wikileaks", afirmou Sunde.
Além disso, Svartholm também responderá por invasões a servidores e por supostamente ter participado de uma ação que gerou o vazamento de dados sobre o sistema de imposto de renda sueca. A justiça sueca procurava Svalrltholm desde abril, quando ele não compareceu perante as autoridades do país para cumprir a sua pena de um ano de prisão por infração de copyright. Ele e os outros três criadores do site de torrents - Peter Sundle, Fredrik Neij e Carl Lundsrom - foram condenados também a pagar uma multa de US$ 3,6 milhões por danos aos proprietários dos direitos autorais.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Olhar Digital
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!