Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:29 Pesquisa avançada

Um supercomputador com 64 Raspberries Pi

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Um supercomputador com 64 Raspberries Pi

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 14 de Setembro 2012, 17:24

Fonte: Tecnoblog - Autor: João Brunelli Moreno - Título ogirinal: Engenheiros montam 64 Raspberries Pi como se fossem Lego em um supercomputador

Sabe aquela história de que um graveto sozinho é fraco, mas junto de vários outros gavetos ele se torna forte? Pois a mesma máxima também é válida para computadores. Foi o que provaram os engenheiros da universidade de Southampton, no Reino Unido, que construíram um supercomputador a partir de 64 modestos Raspberry Pi ligados em conjunto.

Como parte de um experimento, o grupo decidiu construir uma máquina com a mesma arquitetura de um supercomputador, mas gastando a menor quantidade de dinheiro possível. E o eleito para dar vida ao projeto foi o pequenino Raspberry Pi, que pode ser adquirido (lá fora) por camaradas US$ 35.

Como cada unidade do computadorzinho tem processador de 700 MHz e armazena até 16 GB unidades de cartão SD, juntos os 64 Raspberry Pis resultaram numa máquina com 11 GHz de processamento e mais de 1 TB de espaço em “disco”. O sistema operacional é o Debian, e o pequeno grande computador foi batizado de Iridis-Pi, em homenagem à supermáquina (de verdade) Iridis, que pertence à universidade.

Já a estrutura escolhida para abrigar o sem-número de fios e cabos responsáveis por deixar toda estrutura funcionando é um gabinete construído com as peças de Lego, gentilmente doadas pelo filho de 6 anos de um dos pesquisadores responsáveis pela criação do projeto.

Exatas 2.240 libras foram gastas na compra dos 64 Raspberry Pis, e o custo total do computador acabou sendo de 4 mil libras (R$ 13 mil) , graças a conectores e outros equipamentos. Nada de muito impressionante e ainda muito longe de entrar para a lista dos supercomputadores mais fortes do mundo, mas certamente muito mais divertido que qualquer outra máquina do estilo.

Aos que têm um dinheiro a mais sobrando e estão interesados em ter seu próprio supercomputador feito a partir de Raspberry Pis, pode seguir a receita do grupo de engenheiros, que pode ser encontrada (aquivo .pdf).

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Comunidade Linux Indaiatuba

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Um supercomputador com 64 Raspberries Pi

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Setembro 2012, 18:59

De certeza que era mesmo preciso gastar tanto cabo e ter tantos adaptadores ligados à tomada :?: :!: :facepalm:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Setembro 2012, 13:38

O que eu gostava de saber era dos resultados dos benchmarks. É que o facto de ser 11 GHz, via processadores ARM, diz pouco comparativamente com um processador intel.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Setembro 2012, 13:55

Claudio Novais (16-09-2012, 13:38) escreveu:O que eu gostava de saber era dos resultados dos benchmarks. É que o facto de ser 11 GHz, via processadores ARM, diz pouco comparativamente com um processador intel.

Pois, 64 x 700MHz e só debita 11GHz úteis! Depois há as perdas todas devido a toda aquela cablagem... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Setembro 2012, 14:48

Luis Cardoso (16-09-2012, 13:55) escreveu:
Claudio Novais (16-09-2012, 13:38) escreveu:O que eu gostava de saber era dos resultados dos benchmarks. É que o facto de ser 11 GHz, via processadores ARM, diz pouco comparativamente com um processador intel.

Pois, 64 x 700MHz e só debita 11GHz úteis! Depois há as perdas todas devido a toda aquela cablagem... :roll:

Eu nem olho a esse pormenor dos cabos serem longos ou não. É que a distribuição em núvem tem de ter obviamente controlo de concorrência do processamento que não primitivo por ser "computadores" independentes. Por isso gostava mesmo de saber qual era o resultado prático da coisa.

Em todo o caso, creio que como datacenter para páginas web, este sistema seria impecável mesmo!! Teoricamente, eu apostaria sem dúvida num servidor destes para um serviço com um bom nível de acessos diários.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Setembro 2012, 16:55

Claudio Novais (16-09-2012, 14:48) escreveu:Eu nem olho a esse pormenor dos cabos serem longos ou não. É que a distribuição em núvem tem de ter obviamente controlo de concorrência do processamento que não primitivo por ser "computadores" independentes. Por isso gostava mesmo de saber qual era o resultado prático da coisa.

Em todo o caso, creio que como datacenter para páginas web, este sistema seria impecável mesmo!! Teoricamente, eu apostaria sem dúvida num servidor destes para um serviço com um bom nível de acessos diários.

Pois, mas para mim, isso é um factor muito importante! A nível energético, se eles colocassem isto a controlar um dos meus robôs, mal ligavam a bateria, o robô nem se mexia e já dava a indicação de bateria fraca!!!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias Gerais