Pesquisa revela que as empresas pagarão cada vez mais por opiniões favoráveis
Você acredita em todos os reviews que encontra na internet? Pois saiba que, até 2014, algo entre 10% e 15% de todas as avaliações que circulam pelas redes sociais terão sido encomendadas pelos donos do produto ou serviço.
Entretanto, analistas da Gartner acreditam que o aumento da atenção sobre esse problema deverá fazer com que pelo menos duas marcas da Fortune 500 acabem enfrentando a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos nos próximos dois anos.
Segundo Jenny Sussin, analista sênior de pesquisa da Gartner, as organizações remuneram internautas com dinheiro, cupons, descontos e outras opções em troca de opiniões positivas em sites e redes sociais - vale até comentários em vídeos no YouTube.
Mas essas empresas estão sujeitas a enfrentarem dois julgamentos. O primeiro é da FTC, que em 2009 passou a considerar a manobra como propaganda enganosa, portanto passível de processo. O segundo é o posicionamento dos próprios consumidores, que ao descobrirem a farsa promovem campanhas voluntárias para denegrir a imagem de quem pagou por isso.
Algumas companhias tomaram o caminho inverso: passaram a perseguir os fakes e pedirem que tirem do ar posicionamentos enganosos sobre seus produtos. A Gartner acredita que se formará em breve um novo mercado, especializado em criação de reputação de defesa.
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CREATION SOURCE: Olhar Digital
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