Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:43 Pesquisa avançada

Um processador que não vai funcionar com o Linux

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Um processador que não vai funcionar com o Linux

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 14 de Setembro 2012, 21:41

Durante seu evento Intel Developer Forum, o fabricante de processadores Intel confirmou que não vai oferecer suporte para que o Linux use adequadamente seus processadores Atom Clover Trail.

O processador pode ser encontrado em diversos dos laptops sem marca definida em exibição no evento de São Francisco e a empresa ofereceu uma série de detalhes da arquitetura do chip, confirmando detalhes como dois núcleos e uma série de estados de energia. Contudo, a Intel deixou claro que o Clover Trail "é um processador para o Windows 8" e que "o processador não é capaz de executar o Linux".

A Intel pretende que o Clover Trail seja usado em tablet, uma categoria de dispositivos que é dominada por processadores ARM executando os sistemas operacionais Android, baseado em Linux, e iOS, baseado no BSD. A empresa foi além e afirmou que não vai acrescentar suporte à família de processadores no Linux.

Considerando que o Clover Trail tem boa parte de sua tecnologia baseada no processador Atom Medfield, que é capaz de operar com Android e está presente em alguns smartphones, parece que a empresa está criando uma barreira artificial tentando ajudar a Microsoft e seu vindouro sistema operacional Windows 8.

Apesar da alegação de que os processadores não vão funcionar com Linux não é inteiramente verdade -- afinal ainda trabalham com um conjunto de instruções x86 -- como a empresa não oferecerá suporte a ele, fabricantes de dispostivos dificilmente produziram versão com Linux de aparelhos com o Clover Trail.

A Intel não ofereceu detalhes do porque não oferecerá o suporte Linux ao Clover Trail, preferindo oferecer comentários obscuros como "a necessidade de muito software que deve ser usado em conjunto com o hardware para que ele seja suportado em um sistema operacional".

A Intel parece se referir ao uso dos novos estados de energia P-states e C-states em que o clock de um núcleo pode ser completamente desligado para a economia de energia. A empresa afirmou que o sistema operacional precisará oferecer "sugestões" para que o processador faça uso desses estados e parece que tais comandos não serão acrescentados ao kernel Linux.

A decisão da Intel para suportar apenas o Windows 8 em sua série Clover Trail pode funcionar para laptops, mas parece ser muito arriscada para o mercado de tablets, em que dispositivos x86 operando com o Windows 8 tem um preço muito similar ao dominante iPad da Apple, e muito mais caro do que aparelhos Android mais populares como o Nexus 7 do Google e o Kindle Fire HD da Amazon.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Linux new media (Lawrence Latif)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Um processador que não vai funcionar com o Linux

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 13:41

Esta notícia é mais o prova de o que aconteceu nas últimas duas décadas na área da informática: a Microsoft a forçar as empresas de hardware a dar exclusividade ao seu software. A Microsoft, tal como fez com o UEFI, está cada vez mais a caminhar para a exclusividade em conjunto com o seu ainda monopólio.

Sinceramente fiquei triste com esta atitude da Intel, pois ela é uma das empresas mais espetaculares no que toca a hardware funcional para Linux. Eu nunca, mas mesmo nunca, tive queixa de compatibilidades. E utilizo o Linux há um bom tempo, altura em que a maioria dos hardwares tinha problemas de drivers e no meu caso como era material Intel funcionava tudo direitinho.

Portanto, não espero coisas más da Intel. Mas espero que este modelo seja muito mal recebido pelos consumidores! Principalmente, espero que os consumidores abram os olhos e teham noção que com esse hardware não poderão ter nunca o Andrid e não comprem por causa disso!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Seg, 17 de Setembro 2012, 13:53

De todos os processadores, apenas um não vai funcionar com o Linux. Isso é ruim? Claro que não! A Intel, como empresa, pode buscar uma parceria com a Microsoft para ela ter um dispositivo que só funcione com aquele sistema. É uma boa estratégia de mercado porque outras empresas podem preferir utilizar o dispositivo da Intel e a Intel ganhar dinheiro com ele.

Quanto a não funcionar no Linux, bem... Pelo que eu entendi do texto, faz MUITO sentido.

O processador pode ser encontrado em diversos dos laptops sem marca definida em exibição no evento de São Francisco e a empresa ofereceu uma série de detalhes da arquitetura do chip, confirmando detalhes como dois núcleos e uma série de estados de energia. Contudo, a Intel deixou claro que o Clover Trail "é um processador para o Windows 8" e que "o processador não é capaz de executar o Linux".

A Intel pretende que o Clover Trail seja usado em tablet, uma categoria de dispositivos que é dominada por processadores ARM executando os sistemas operacionais Android, baseado em Linux, e iOS, baseado no BSD. A empresa foi além e afirmou que não vai acrescentar suporte à família de processadores no Linux.

Devem ser recursos que não estão disponível para o Linux e sim para o Windows 8, o que faz muito sentido. Apesar de existirem laptops com este processador, a Intel deixou bem claro o desejo de "que o Clover Trail seja usado em tablet", logo faz sentido ela oferecer o suporte apenas ao Windows 8, já que não é um Ubuntu Tablet.

A Intel tem um bom relacionamento com Linux. Não vai ser este processador que vai mudar isto. Fiquem tranquilos.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 14:04

Ok, Ron, mas esta tecnologia traz muitos benefícios a quem tem um dispositivo com ela. Não seria boa ideia, como a Intel sempre fez, disponibilizar o funcionamento do dispositivo para que a comunidade (já nem digo o pessoal da Intel) possa produzir compatibilidades?

É que se você reparar bem, um funcionamento como este é extremamente importante para qualquer dispositivo. Eu pelo menos iria agradecer imenso ter um laptop com essa tecnologia. Por exemplo quando estou a ler algum documento, para quê ter os cores todos ligados?

Esta exclusividade era escusada e claramente foi a pedido da microsoft para mais uma vez tentar ganhar através do seu monopólio, fazendo uso da ignorância de muitos utilizadores. É que provavelmente um android com uma tecnologia destas seria consideravalmente melhor que o Windows 8 com esta tecnologia, e deve ser por causa deste motivo que querem a exclusividade.

Claro está que, a meu ver, isto é uma questão de tempo até que a concorrência faça tecnologias destas, mas é pena.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Seg, 17 de Setembro 2012, 14:42

Claudio Novais (17-09-2012, 14:04) escreveu:Ok, Ron, mas esta tecnologia traz muitos benefícios a quem tem um dispositivo com ela. Não seria boa ideia, como a Intel sempre fez, disponibilizar o funcionamento do dispositivo para que a comunidade (já nem digo o pessoal da Intel) possa produzir compatibilidades?

É que se você reparar bem, um funcionamento como este é extremamente importante para qualquer dispositivo. Eu pelo menos iria agradecer imenso ter um laptop com essa tecnologia. Por exemplo quando estou a ler algum documento, para quê ter os cores todos ligados?

Esta exclusividade era escusada e claramente foi a pedido da microsoft para mais uma vez tentar ganhar através do seu monopólio, fazendo uso da ignorância de muitos utilizadores. É que provavelmente um android com uma tecnologia destas seria consideravalmente melhor que o Windows 8 com esta tecnologia, e deve ser por causa deste motivo que querem a exclusividade.

Claro está que, a meu ver, isto é uma questão de tempo até que a concorrência faça tecnologias destas, mas é pena.

É questão de tempo da comunidade criar a compatibilidade e etc. Ou a própria Intel liberar uma próxima versão para Linux.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 14:52

Essa questão de tempo já se sabe que se for algo interessante mais tarde ou mais cedo aparece, mas com que qualidade de eficácia? É que atualmente o kernel Linux tem tido bastante ajuda da Intel no que toca aos processadores. Neste caso não vai haver essas ajudas, ainda para mais porque deve ter feito algum contrato "à lá Nokia" que a irá proibir de trabalhar nessa vertente.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor pimentel007 » Seg, 17 de Setembro 2012, 15:17

Quando essa linha de laptops com esse processador sair, é bom que haja uma ampla divulgação entre os usuários linux para que ninguém compre essa laptop com intenção de montar dual boot com linux. Se eu ganhar um desses eu vendo.

pimentel007

Mensagempor Ron Alon » Seg, 17 de Setembro 2012, 17:24

pimentel007 (17-09-2012, 15:17) escreveu:Quando essa linha de laptops com esse processador sair, é bom que haja uma ampla divulgação entre os usuários linux para que ninguém compre essa laptop com intenção de montar dual boot com linux. Se eu ganhar um desses eu vendo.

Se eu ganhar, eu uso! Com Windows 8 e tudo! :D
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 18:56

Claudio Novais (17-09-2012, 14:52) escreveu:Essa questão de tempo já se sabe que se for algo interessante mais tarde ou mais cedo aparece, mas com que qualidade de eficácia? É que atualmente o kernel Linux tem tido bastante ajuda da Intel no que toca aos processadores. Neste caso não vai haver essas ajudas, ainda para mais porque deve ter feito algum contrato "à lá Nokia" que a irá proibir de trabalhar nessa vertente.

A Microsoft também recebe da Intel para que o Windows consiga interagir com este ou aquele processador! Mas é extremamente triste, ver um computador com um processador potente e o Windows não saber trabalhar devidamente com ele!

Como podem verificar isto que afirmo? Simples, se tiverem um processador com dois ou mais núcleos, abram o Gestor de Tarefas ou o Monitor de Sistema e abram uma aplicação que puxe muito do Processador! O que vêm no Linux e o que vêm no Windows?

• No Linux vão ver que os processos vão passeando pelos diferentes núcleos, isto poderia trazer desvantagem, pois um núcleo terá de transferir o processo para o seguinte. No entanto a tarefa é executada em menos tempo!
  • No Windows, para além de colocar todas as ventoinhas a girar que nem umas doidas, são raras as vezes que vejo esta transferência de núcleos, o que poderia indicar uma maior rapidez no processo. No entanto, leva quase o dobro do tempo que a mesma tarefa leva no Linux.

Resumindo, o Linux tem de longe um melhor gestor de processamento que o Windows alguma vez terá, e não é por não ter o apoio da Intel, é tudo por culpa da preguiça na programação de quem trata desta funcionalidade!
Quantas não foram as vezes que vi que um ou outro processador tinha esta e aquela função e que no Windows não era usado? No Linux até ficava admirado por ver esta funcionalidade a trabalhar!

Por exemplo no meu portátil antigo, é um Pentium M a 1.5GHz, apesar de poder trabalhar a frequência variável (entre 600 ~ 1500MHz), no Windows estava sempre a 1.5GHz. No Linux, fiquei admirado quando vi no conky, que ele para coisas simples operava a 600MHz, para outras a 800MHz e só mesmo quando usava algo pesado é que ia para o 1.5GHz...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 17 de Setembro 2012, 19:57

Pois tudo por causa do monopolio :S
nuno_nunes

Próximo

Voltar para Notícias