Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:31 Pesquisa avançada

Balançar a mão pode substituir as senhas no futuro

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Balançar a mão pode substituir as senhas no futuro

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 19:02

Luis Cardoso (17-09-2012, 18:59) escreveu:
Claudio Novais (17-09-2012, 18:14) escreveu:Pois acredito em tudo isso, sim. Principalmente descartar traços comuns. E claro que ao nível de performance convém que seja algo rápido. Mas tudo isto para mim traz-me algum receio não sei porquê xD

Talvez por isto: viewtopic.php?f=47&t=2561

Já viste algum código malicioso alojado no hardware com acesso aos nossos dados biométricos? :medo: :medo: :medo:

Uma coisa dessas tem de ser extremamente bem realizada. Teria de ter uma espécie de módulo inteligente que utilizasse a conexão ou do windows ou de outro sistema conforme o que tivesse instalado. para alem disso, esse módulo teria de passar despercebido pelo barramento ao utilizar a placa de rede. Parece-me algo completamente fora do normal e extremamente complicado. Duvido muito até que alguém se quisesse aventurar em tal coisa por tamanha dificuldade mas.... Já vi quase de tudo, portanto não digo não :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 19:12

Claudio Novais (17-09-2012, 19:02) escreveu:
Luis Cardoso (17-09-2012, 18:59) escreveu:
Claudio Novais (17-09-2012, 18:14) escreveu:Pois acredito em tudo isso, sim. Principalmente descartar traços comuns. E claro que ao nível de performance convém que seja algo rápido. Mas tudo isto para mim traz-me algum receio não sei porquê xD

Talvez por isto: viewtopic.php?f=47&t=2561

Já viste algum código malicioso alojado no hardware com acesso aos nossos dados biométricos? :medo: :medo: :medo:

Uma coisa dessas tem de ser extremamente bem realizada. Teria de ter uma espécie de módulo inteligente que utilizasse a conexão ou do windows ou de outro sistema conforme o que tivesse instalado. para alem disso, esse módulo teria de passar despercebido pelo barramento ao utilizar a placa de rede. Parece-me algo completamente fora do normal e extremamente complicado. Duvido muito até que alguém se quisesse aventurar em tal coisa por tamanha dificuldade mas.... Já vi quase de tudo, portanto não digo não :p

E se te dissesse que é possível ligar um PC à net e ter total controlo do hardware sem ter de comunicar com o SO? Só é necessário o acesso físico inicial para inserir o código malicioso para tomar de assalto todo o PC! Mas se este acesso físico inicial for feito como é apresentado nesse tópico, mas se em vez de estar no SO for através da inclusão de um módulo que iria trabalhar lado a lado com a BIOS e o SO?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 19:18

Ainda não passou muito tempo desde que noticiaram um acesso indevido a toda a rede de uma empresa através do uso de um mouse modificado, que para além de ser reconhecido como um mouse normal, tinha um módulo que lidava com os diversos computadores presentes na rede. Bastou a ligação num computador, para os Hackers ficarem com todo o acesso/informação de uma empresa de Segurança! Nenhum AV foi disparado, pois não funcionava na camada do SO, já que para o SO é como se nem existisse mais algo do que um típico mouse.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 19:43

Correto, mas isso porque conheciam o windows. Agora para acontecer em qualquer sistema ele precisa de ser inteligente, precisa de saber como obter a informação da rede. Isto falando do mouse.

Agora não há grandes milagres em redes com senha. Por muito que o módulo seja inteligente, se se não obter informação específica da rede através do sistema operativo, não consegue fazer nada.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 20:04

Claudio Novais (17-09-2012, 19:43) escreveu:Correto, mas isso porque conheciam o windows. Agora para acontecer em qualquer sistema ele precisa de ser inteligente, precisa de saber como obter a informação da rede. Isto falando do mouse.

Agora não há grandes milagres em redes com senha. Por muito que o módulo seja inteligente, se se não obter informação específica da rede através do sistema operativo, não consegue fazer nada.

:roll: quando se fala em hardware, não penses tanto na perspectiva do software... Só complica pensar dessa forma... Já construí um módulo adaptável e aquilo não possuía uma IA! Apenas 5 a 6 linhas de código... :roll:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Anterior

Tópicos Similares:

Voltar para Notícias Gerais