Durante seu evento Intel Developer Forum, o fabricante de processadores Intel confirmou que não vai oferecer suporte para que o Linux use adequadamente seus processadores Atom Clover Trail.
O processador pode ser encontrado em diversos dos laptops sem marca definida em exibição no evento de São Francisco e a empresa ofereceu uma série de detalhes da arquitetura do chip, confirmando detalhes como dois núcleos e uma série de estados de energia. Contudo, a Intel deixou claro que o Clover Trail "é um processador para o Windows 8" e que "o processador não é capaz de executar o Linux".
A Intel pretende que o Clover Trail seja usado em tablet, uma categoria de dispositivos que é dominada por processadores ARM executando os sistemas operacionais Android, baseado em Linux, e iOS, baseado no BSD. A empresa foi além e afirmou que não vai acrescentar suporte à família de processadores no Linux.
Considerando que o Clover Trail tem boa parte de sua tecnologia baseada no processador Atom Medfield, que é capaz de operar com Android e está presente em alguns smartphones, parece que a empresa está criando uma barreira artificial tentando ajudar a Microsoft e seu vindouro sistema operacional Windows 8.
Apesar da alegação de que os processadores não vão funcionar com Linux não é inteiramente verdade -- afinal ainda trabalham com um conjunto de instruções x86 -- como a empresa não oferecerá suporte a ele, fabricantes de dispostivos dificilmente produziram versão com Linux de aparelhos com o Clover Trail.
A Intel não ofereceu detalhes do porque não oferecerá o suporte Linux ao Clover Trail, preferindo oferecer comentários obscuros como "a necessidade de muito software que deve ser usado em conjunto com o hardware para que ele seja suportado em um sistema operacional".
A Intel parece se referir ao uso dos novos estados de energia P-states e C-states em que o clock de um núcleo pode ser completamente desligado para a economia de energia. A empresa afirmou que o sistema operacional precisará oferecer "sugestões" para que o processador faça uso desses estados e parece que tais comandos não serão acrescentados ao kernel Linux.
A decisão da Intel para suportar apenas o Windows 8 em sua série Clover Trail pode funcionar para laptops, mas parece ser muito arriscada para o mercado de tablets, em que dispositivos x86 operando com o Windows 8 tem um preço muito similar ao dominante iPad da Apple, e muito mais caro do que aparelhos Android mais populares como o Nexus 7 do Google e o Kindle Fire HD da Amazon.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
CREATION SOURCE: Linux new media (Lawrence Latif)