Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:20 Pesquisa avançada

A importância de documentos em formatos abertos

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

A importância de documentos em formatos abertos

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 18 de Setembro 2012, 19:15

Uma pergunta me chamou muito a atenção esta semana e me fez parar para pensar sobre o assunto: “Você quer que os seus documentos, fotos, artigos, etc sejam lidos ou vistos daqui a 20 anos?”.

Quando se trata de usuários ditos “comuns” (ou até mesmo alguns um pouco mais experientes), poucos sabem que a maioria dos formatos de documentos hoje difundidos são proprietários. Isso quer dizer que, a sua monografia da faculdade, por exemplo, que você salvou em um arquivo .doc pode não abrir daqui a quinze anos para você mostrar para os seus filhos. Como? Simples. As extensões que os programas da suite de aplicativos Office usam por padrão para salvar documentos são extensões proprietárias, as quais a única empresa/pessoa que tem acesso ao seu código é a Microsoft. Então, se por ventura ela resolver parar de dar suporte a determinadas extensões (no caso do exemplo que citei o .doc), nínguem tem mais acesso ao conteúdo do arquivo.

Aí você pode me dizer: “Mas isso NUNCA vai acontecer!”. Não?! Então o que foi que ela fez quando lançou a suite 2007? Os documentos agora são salvos em outro padrão e a suite de aplicativos não tem suporte nativo às extensões antigas como o .doc (o padrão agora é .docx no caso de textos) e para você abrir estas extensões antigas você tem que instalar um plugin. Ou seja, se ela decidisse que simplesmente não vai mais dar suporte a .doc, ela tem esse poder.

Mas, então, o que devemos fazer para mudar isso? Bom, o primeiro passo já foi dado (apesar de pouco divulgado/utilizado). No dia 12 de maio de 2008, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) adotou o padrão ODF (Open Document Format) como norma técnica NBR ISO/IEC 26.300. Isso significa que o formato de documentos padrão no Brasil, assim como em vários outros paises, passa a ser oficialmente o ODF.

O Open Document Format é um padrão de documentos aberto baseado na linguagem XML, onde todos têm acesso ao seu código fonte e, dessa forma, podem programar para que o mesmo abra da mesma forma (ou quase) em qualquer aplicativo independente de sistema operacional. Por ter essa caracteristica de código aberto, usando o ODF você tem certeza de que essa mesma monografia que citei como exemplo acima – se salva em formato aberto (no caso do padrão ODF para textos a extensão é a .odt) -, vai abrir e você vai poder visualizá-la a qualquer dia, ano… Isso porque não é preciso se preocupar se amanhã ou depois alguém vai descontinuar o formato.

Então, fica como dica para os desavisados: faça sempre opção por formatos de documentos abertos, pois eles podem ser lidos em qualquer lugar e em qualquer época. E isto não serve só para documentos, mas também para imagens, desenhos, apresentações, músicas, vídeos, etc. Então, sempre quando for salvar alguma coisa, procure saber qual é o formato aberto e o mais suportado (porque também não adianta ser aberto e ter pouco suporte) para o tipo de arquivo e dê preferência para o seu uso.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: CREATION SOURCE: :arrow: imasters (Alê Borba)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: A importância de documentos em formatos abertos

Mensagempor demacdolincoln » Qua, 19 de Setembro 2012, 0:35

essa semana passei por algo que vem bem ao encontro do assunto
um amigo pediu para que meu pai imprimisse um arquivo em .pdf, ele não tinha um leitor de .pdf instalado no computador dele e me pediu para que colocasse em um formato que ele pudesse trabalhar, estranhamente as fontes menores estavam borradas, algumas tinham apenas um borrão preto no lugar do que deveria ter algo escrito. Fui verificar as propriedades do documento e vi que foi produzido usando o CorelDraw X5, depois de muito tentar no Inkscape (não abria no LibreOffice) consegui salvar como imagem .png (mas com baixíssima nitidez), salvei como .svg (para que o meu pai que usa o CorelDraw X3 pudesse tentar fazer algo melhor) mas ele não conseguiu abrir no CorelDraw X3. Acabou que este amigo teve de ficar com a impressão com pouca nitidez oriunda da imagem .png

às vezes sinto que só quem pensa em interoperabilidade somos nós, que usamos softwares livres
demacdolincoln

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Setembro 2012, 15:41

É verdade que os formatos abertos, por serem isso mesmo, têm maior probabilidade de serem compatíveis com o passar do tempo. No entanto, tal como ocorre nas aplicações proprietárias, a evolução existe e é natural que hajam diferenças, é natural que haja melhorias que façam os formatos mudarem a estrutura.

Portanto, tal como ocorreu com a evolução de .doc para docx também pode haver a necessidade de se evoluir para formatos mais corretos num futuro próximo. Agora claro que aqui há sempre a facilidade de ler os formatos por serem abertos, mas não há certeza que esses ficheiros sejam corretamente abertos a 100% daqui a 10 anos.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Dom, 23 de Setembro 2012, 20:00

Claudio Novais (23-09-2012, 15:41) escreveu:É verdade que os formatos abertos, por serem isso mesmo, têm maior probabilidade de serem compatíveis com o passar do tempo. No entanto, tal como ocorre nas aplicações proprietárias, a evolução existe e é natural que hajam diferenças, é natural que haja melhorias que façam os formatos mudarem a estrutura.

Portanto, tal como ocorreu com a evolução de .doc para docx também pode haver a necessidade de se evoluir para formatos mais corretos num futuro próximo. Agora claro que aqui há sempre a facilidade de ler os formatos por serem abertos, mas não há certeza que esses ficheiros sejam corretamente abertos a 100% daqui a 10 anos.

Não mesmo!

Formato durável mesmo, só o papel! :-)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor beeblebrox3 » Dom, 23 de Setembro 2012, 23:20

Só uma observação: o office 2007, apesar de salvar por padrão no novo formato, consegue lidar muito bem e nativamente com os documentos produzidos na versão anterior. Aliás, quem precisa de plugin é a versão antiga. O 2003 consegue abrir os novos formatos instalando o tal plugin, mas o 2007 não precisa.

beeblebrox3

Mensagempor fernandgoncalves » Seg, 24 de Setembro 2012, 2:51

Ora, não me parece certo que um documento escrito em 1981 em um aplicativo de código aberto não possa ser corretamente lido em 2013 até porque esse mesmo aplicativo estará disponível e acessível. Outro mais, 'acredito' que desenvolvedores de software livre tenham como premissa manter 100% de compatibilidade entre as atualizações, não ?!!!

Claudio Novais (23-09-2012, 15:41) escreveu:É verdade que os formatos abertos, por serem isso mesmo, têm maior probabilidade de serem compatíveis com o passar do tempo. No entanto, tal como ocorre nas aplicações proprietárias, a evolução existe e é natural que hajam diferenças, é natural que haja melhorias que façam os formatos mudarem a estrutura.

fernandgoncalves

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Setembro 2012, 9:32

beeblebrox3 (23-09-2012, 23:20) escreveu:Só uma observação: o office 2007, apesar de salvar por padrão no novo formato, consegue lidar muito bem e nativamente com os documentos produzidos na versão anterior. Aliás, quem precisa de plugin é a versão antiga. O 2003 consegue abrir os novos formatos instalando o tal plugin, mas o 2007 não precisa.

Isso não é 100% verdade... Eu já tive de recuperar (através do OpenOffice) alguns documentos escritos em versões anteriores ao Office 2007, porque nem o 2007, nem o 2010 os reconhecia, apresentando um erro dizendo que ele estava danificado. Ora eles eram lidos pela aplicação Office que os gerou, era lido pelo Open/LibreOffice, era lido pelo Lotus Symphony... Mas não era lido pela versão mais recente da aplicação que o criou!!! :troll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Seg, 24 de Setembro 2012, 13:50

Luis Cardoso (24-09-2012, 9:32) escreveu:
beeblebrox3 (23-09-2012, 23:20) escreveu:Só uma observação: o office 2007, apesar de salvar por padrão no novo formato, consegue lidar muito bem e nativamente com os documentos produzidos na versão anterior. Aliás, quem precisa de plugin é a versão antiga. O 2003 consegue abrir os novos formatos instalando o tal plugin, mas o 2007 não precisa.

Isso não é 100% verdade... Eu já tive de recuperar (através do OpenOffice) alguns documentos escritos em versões anteriores ao Office 2007, porque nem o 2007, nem o 2010 os reconhecia, apresentando um erro dizendo que ele estava danificado. Ora eles eram lidos pela aplicação Office que os gerou, era lido pelo Open/LibreOffice, era lido pelo Lotus Symphony... Mas não era lido pela versão mais recente da aplicação que o criou!!! :troll:

Coisa linda, não?! :D
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Artur Canabarro » Seg, 24 de Setembro 2012, 19:13

Sou usuário de sistemas livres e acho muito interessante postagens deste tipo! Porém quando copio da web o meu material para o LibreOffice o Wrriter ele me trás este material bem diferente em termos de formatação original ao que estava lá na internet, coisa que não ocorre por exemplo com o Microsoft Word. Talvez eu esteja fazendo errado a cópia, porque simplesmente copio e colo dentro do Writer. :yeah:

Artur Canabarro

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Setembro 2012, 21:02

Artur Canabarro (24-09-2012, 19:13) escreveu:Sou usuário de sistemas livres e acho muito interessante postagens deste tipo! Porém quando copio da web o meu material para o LibreOffice o Wrriter ele me trás este material bem diferente em termos de formatação original ao que estava lá na internet, coisa que não ocorre por exemplo com o Microsoft Word. Talvez eu esteja fazendo errado a cópia, porque simplesmente copio e colo dentro do Writer. :yeah:

Quando fizer cópia, utilize o [Ctrl]+[Shift]+[V] para colar sem formatação! Ou então vá ao menu Editar→Colar especial....
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias