Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:25 Pesquisa avançada

30 anos de emoticons

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

30 anos de emoticons

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 19 de Setembro 2012, 17:04

Saiba como surgiu os sinais que utilizam uma sequência de caracteres para expressar emoções

Há 30 anos Scott Fahman, da Universidade de Carnegie Mellon, Pittsburgh (Estados Unidos), criou o primeiro emoticon da história. Segundo a BBC, o professor sugeriu em um fórum de discussão acadêmico que as pessoas utilizassem uma sequência de caracteres para determinar piadas: :-)
A intenção dele era diferenciar as mensagens irônicas das sérias.

O uso dos sinais logo foi adotado também em outras universidades e acabou saindo do meio acadêmico e se multiplicando, principalmente nos anos 1990, com a proliferação do acesso à internet e a popularização dos e-mails. Em uma recente entrevista ao jornal britânico The Independent, Fahlman, que ainda leciona na mesma universidade, afirmou que não esperava o sucesso de sua invenção.

"Foi um pouco de bobagem que eu introduzi [o emoticon] em uma discussão sobre física", disse. "Tomou dez minutos da minha vida. Esperava que meu comentário divertisse alguns dos meus amigos e que morresse ali", comentou.

O professor é um crítico da versão moderna dos emoticons, na forma das carinhas amarelas usadas principalmente em serviços de mensagens instantâneas. Para ele, estas representações são feias e limitam o desafio de tentar criar novas maneiras de expressar emoções usando caracteres.

Você é adepto dos emoticons? Fale para gente o que você acha desta invenção e aproveite para nos mostrar qual é o seu emoticon favorito. :)

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Olhar Digital

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: 30 anos de emoticons

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Setembro 2012, 14:12

Sou adepto dos emotions mas discordo totalmente do que ele diz aqui neste excerto abaixo:
O professor é um crítico da versão moderna dos emoticons, na forma das carinhas amarelas usadas principalmente em serviços de mensagens instantâneas. Para ele, estas representações são feias e limitam o desafio de tentar criar novas maneiras de expressar emoções usando caracteres.

Discordo pois, esta imaginação já teve dois grandes caminhos que não gostei: os emotions gigantes com várias linhas que pouco interessam; os emotions que o MSN tinha dantes (e acho que ainda tem mas felizmente não o uso), em que eles eram imagens animadas grandes e pequenas e que depois os utilizadores definiam para elas aparecer com atalhos simples e então só estragavam os textos. Eu detestava isso.

Portanto, o modo como atualmente as coisas estão, que são emotions de imagem limitados, tal como acontece com o Gmail e Facebook são a coisa mais profissional e atrativa. De salientar o pormenor do Gmail permitir escolher temas de ícones o que acho particularmente engraçado pois as meninas podem pôr smiles mais femininos ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais