Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:22 Pesquisa avançada

Internet Mais da metade dos brasileiros não tem acesso à web

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Internet Mais da metade dos brasileiros não tem acesso à web

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 21 de Setembro 2012, 23:17

São Paulo - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra que menos da metade dos brasileiros tem acesso à internet. Em 2011, 77,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais declararam ter utilizado a rede mundial de computadores nos três meses anteriores à entrevista dos pesquisadores do IBGE. Isso corresponde a 46,5% da população com 10 anos ou mais, elevação de 4,9 pontos porcentuais em relação a 2009.

Embora muitos ainda estejam excluídos, houve crescimento de 14,7% da população que acessa a internet em relação a 2009 - 9,9 milhões de pessoas a mais. Até 2009, todas as regiões tinham menos da metade da população que havia acessado a internet. Em 2011, as regiões Sudeste (54%), Centro-Oeste (53,1%) e Sul (50,1%) ultrapassaram essa marca.

As pessoas com maior acesso à rede estão na faixa etária que vai de 15 a 17 anos (74,1%) e a de 18 ou 19 anos (71,8%). Os que menos navegam na internet são os que têm entre 40 e 49 anos (39 1%) e os de 50 anos ou mais (18,4%).

Em 2011, menos da metade dos brasileiros tinha computador em casa. O equipamento estava presente em 26,3 milhões de lares, ou 42,9% do total. Ainda assim, quando os pesquisadores perguntam sobre o acesso à internet, esse número cai para 22,4 milhões dos 61,2 milhões de domicílios - 36,5% do total.

Os domicílios com telefone móvel tiveram aumento de 26,6%, e aqueles com máquina de lavar roupa cresceram 20,3% - esse eletrodoméstico chegou a 51% dos domicílios. O único bem durável que teve redução do consumo foi o rádio - caiu 0,6%.

Serviços - Na contramão da aquisição de bens de consumo, o acesso a serviços públicos está estagnado. A rede de abastecimento de água chegava a 84,6% das casas em 2011; em 2009, atingia 84,2%. A coleta de lixo ficou em 88,8%; patamar similar ao de 2009, quando 88,4% das residências tinham o serviço. A rede coletora de esgotos chegava a 62,6% das casas, ante 59,1% na estimativa anterior.

A PNAD mostra que, em números absolutos, houve aumento da oferta desses serviços; o problema é que a quantidade de domicílios cresceu em ritmo mais acelerado. Por isso, em alguns casos a proporção de lares beneficiados foi reduzida. Foi o que ocorreu na Região Norte, que passou de 4,2 milhões para 4,4 milhões de domicílios. Em 2009, a rede de água chegava a 56,7% deles (2,4 milhões) e a coleta de lixo, a 79% (3,34 milhões). No ano passado, 2,48 milhões de casas estavam ligadas à rede de água, mas representavam 55,9% dos domicílios; o lixo era coletado em 3 36 milhões de lares, o equivalente a 75,8% do total.

A ligação das residências com rede de esgoto teve aumento, passou de 59,1%, em 2009, para 62,6% - mais 3,8 milhões de domicílios. O maior impacto foi na Região Norte. Em 2011, 20,2% das residências estavam ligadas à rede de esgoto. Mas ainda é pouco - quatro em cada cinco domicílios não têm acesso a esse serviço.

A iluminação elétrica chega a 99,3% dos domicílios brasileiros, seguida da coleta de lixo (88,8%), rede geral de abastecimento de água (84,6%).

Você está de acordo com as REGRAS do Fórum?! Já tirou suas dúvidas sobre o Fórum no FAQ!?

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Info Exame (Agência Estado)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Internet Mais da metade dos brasileiros não tem acesso à

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 22 de Setembro 2012, 17:55

Estas estatísticas são realmente preocupantes. Pelo que tenho conversado com o pessoal do Brasil, inclusive com o Luciano, tenho concluído que o pessoal no Brasil usa muito uma Internet muito fraca baseada em 3G e 4G. Ela não é fraca por ser no Brasil. 3G e 4G, na sua essência é fraca, é inevitável. Aqui em Portugal que provavelmente tem melhores áreas compatíveis por ser um país menor e (talvez) mais desenvolvido, ocorre os mesmos problemas. Portanto eu detesto 3G e não compreendo como vejo tanta gente no Brasil com isso. Diz-se que é moda. Coisa que eu fico espantado.

Uma coisa que reparo em Portugal é que a Internet é extremamente normal. Em qualquer sítio encontramos redes Wireless. Inúmeras aliás! Os cafés, pelo menos nas cidades e redondezas proporcionam Internet ao ponto que muitas vezes vê-se até concorrência entre eles a ver qual proporciona a melhor internet. Isto porque Internet é sinónimo de pessoas lá sentadas a consumir.

Tudo isto para dizer que para além das casas portugueses terem a sua Internet, os cafés também disponibilizam, fazendo com que o acesso à rede aqui seja algo banal. Portanto fico mesmo mesmo pasmado ao ver que nem chega a 50% o número de pessoas que utilizou pelo menos uma vez internet nos últimos 3 meses.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Saresa » Sáb, 22 de Setembro 2012, 20:11

Claudio Novais (22-09-2012, 17:55) escreveu:Estas estatísticas são realmente preocupantes. Pelo que tenho conversado com o pessoal do Brasil, inclusive com o Luciano, tenho concluído que o pessoal no Brasil usa muito uma Internet muito fraca baseada em 3G e 4G. Ela não é fraca por ser no Brasil. 3G e 4G, na sua essência é fraca, é inevitável. Aqui em Portugal que provavelmente tem melhores áreas compatíveis por ser um país menor e (talvez) mais desenvolvido, ocorre os mesmos problemas. Portanto eu detesto 3G e não compreendo como vejo tanta gente no Brasil com isso. Diz-se que é moda. Coisa que eu fico espantado.
Acredite ou não, foi assim que vivi durante uns dez meses até julho, com acesso a banda larga somente na faculdade. E mesmo essa era instável pra caramba.

Aliás, a qualidade da banda larga é outro problema gravíssimo no Brasil. Os provedores vendem serviços de 1MB, 5MB, 10MB, mas vá fazer um download pra ver se passa dos 150KB/s. Quando chega a 200 ou 250, o povo comemora.
Saresa

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 23 de Setembro 2012, 12:19

Saresa (22-09-2012, 20:11) escreveu:
Claudio Novais (22-09-2012, 17:55) escreveu:Estas estatísticas são realmente preocupantes. Pelo que tenho conversado com o pessoal do Brasil, inclusive com o Luciano, tenho concluído que o pessoal no Brasil usa muito uma Internet muito fraca baseada em 3G e 4G. Ela não é fraca por ser no Brasil. 3G e 4G, na sua essência é fraca, é inevitável. Aqui em Portugal que provavelmente tem melhores áreas compatíveis por ser um país menor e (talvez) mais desenvolvido, ocorre os mesmos problemas. Portanto eu detesto 3G e não compreendo como vejo tanta gente no Brasil com isso. Diz-se que é moda. Coisa que eu fico espantado.
Acredite ou não, foi assim que vivi durante uns dez meses até julho, com acesso a banda larga somente na faculdade. E mesmo essa era instável pra caramba.

Aliás, a qualidade da banda larga é outro problema gravíssimo no Brasil. Os provedores vendem serviços de 1MB, 5MB, 10MB, mas vá fazer um download pra ver se passa dos 150KB/s. Quando chega a 200 ou 250, o povo comemora.

Normalmente os serviços são medidos em b/s, ou seja, bit por segundo. Ora eu com todos os serviços que tive, não me tenho a queixar disso, pois sempre tive esses picos. No início tive uma placa 3G a 384kb/s e nos downloads facilmente verificava que andava perto desse valor. O que acontece, é que muitas das vezes existem pausas por parte de quem está a fazer upload que se reflectem no nosso download, logo o fluxo não é contínuo, fazendo com que o valor médio apresentado pelos nossos gestores seja inferior. Outra coisa a ter em conta, a velocidade contratada normalmente vem em bit, mas nos gestores de rede, os valores vêm em Byte! Por isso convém fazer a conversão antes de reclamar xD (1 Byte = 8 bit)

Se tiver uma velocidade contratada de 1Mb/s isso equivale a 128kB/s

b/sB/s
1M128k
5M640k
10M1.25M
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias Gerais