Phoenix 0.1 se tornou o Firefox e é até hoje um dos browsers mais populares do mercado
No dia 23 de setembro de 2002 um grupo de antigos funcionários da Netscape disponibilizou na web uma versão de um navegador que eles estavam desenvolvendo. Chamado então de Phoenix 0.1, ele foi o embrião para o atual Mozilla Firefox, que completou 10 anos neste domingo, 23.
O desenvolvimento do Firefox começou anos antes. Em 1998, programadores do Netscape, então um dos mais populares navegadores do mercado, iniciaram um novo projeto de código aberto que foi chamado de Mozilla.
Eles lançaram a primeira versão do navegador em 2002, mas foi apenas em 2004 que o Firefox ganhou vida na forma como é conhecido hoje. No dia 9 de novembro daquele ano, o Firefox 1.0 foi oficialmente lançado.
Atualmente, cerca de 450 milhões de pessoas usam o Firefox em todo o mundo. Ele é o terceiro navegador mais popular do mercado, perdendo para o Chrome e o IE, mas tem uma vantagem em relação aos concorrentes: é o único que é totalmente de código aberto, o que significa que qualquer pessoa tem acesso a todos os códigos do Firefox e pode modificá-lo da forma como quiser.
Essa possibilidade de personalização do browser ajuda a torná-lo popular. A Mozilla afirma que mais de 3 bilhões de extensões já foram baixadas pelos usuários do Firefox, e que 40% do código atual dele foi escrito por voluntários.
O próximo passo para a Mozilla é o mercado de smartphones. A fundação lançará no começo do ano que vem em parceria com a Vivo o Firefox OS, que chegará primeiro ao Brasil.
Você usa o Firefox? Deixe sua opinião sobre o navegador nos comentários.
Você está de acordo com as REGRAS do Fórum?! Já tirou suas dúvidas sobre o Fórum no FAQ!?
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
CREATION SOURCE: Olhar Digital