Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:33 Pesquisa avançada

Shuttleworth explica a integração do Ubuntu com a Amazon

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Shuttleworth explica a integração do Ubuntu com a Amazon

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 25 de Setembro 2012, 15:42

Nos últimos dias tem havido uma discussão na comunidade sobre um recurso adicionado ao Unity na versão 6.6 do mesmo, disponível para o primeiro beta do Ubuntu 12.10. O recurso, que adiciona sugestões de produtos da Amazon quando você faz uma pesquisa usando o painel, divide a opinião dos usuários.

Na visão de alguns usuários o Ubuntu irá se tornar um sistema operacional adware, visto que a cada compra que você faz usando as sugestões feitas pelo painel do Unity, a Canonical ganha uma parte.

Para acalmar os ânimos, Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, esclareceu várias dúvidas sobre o recurso em seu blog pessoal, além de comentar um pouco sobre o futuro do Unity e do Ubuntu na visão da Canonical.

Primeiramente, sim, quando você faz uma busca na lente inicial do Unity, um item chamado “Mais sugestões” irá aparecer com itens da Amazon baseados no que você está buscando. Veja bem, são resultados de busca, não propagandas.

Segundo Mark Shuttleworth (tradução livre):

Integrar os resultados de busca da Amazon com o Unity faz todo o sentido, pois a lente inicial deveria lhe deixar buscar por qualquer coisa, em qualquer lugar.

Com o tempo faremos com que o Unity seja mais inteligente, de forma que você poderá buscar qualquer coisa e ele irá achar para você.

Dessa forma parece que o Unity se tornará quase um assistente pessoal, como o Google Now do Android, não?

É claro que você pode filtrar a sua busca para algo específico. Por exemplo: você aperta a tecla <Super>, clica na lente de aplicativos e faz uma busca. Os resultados ficarão limitados aos aplicativos disponíveis nessa lente.

Mas se você fizer uma busca no painel inicial, sem filtro nenhum, temos que ser inteligentes o suficiente para descobrir o que você procura.

A ideia da Canonical é começar essa implementação com o Ubuntu 12.10, lhe dando a possibilidade de procurar algo tanto online quanto localmente, diretamente do Unity. Eles não são anúncios ou publicidade, mas sim resultados de uma pesquisa ampla, porque você não filtrou o que queria.

Essa não é a experiência completa

Em seu blog, Mark também comenta que o que estamos vendo no Ubuntu 12.10 é apenas a ponta do iceberg, e que aqueles que criticarem a ideia cedo demais poderão acabar tendo que engolir suas próprias palavras mais tarde.

Mas porque a Amazon? Porque não integrar a busca do Google ou outros serviços inicialmente? Shuttleworth responde:

Nos escolhemos a Amazon porque a maioria dos nossos usuários são, também, usuários dos serviços da empresa. Mas há muitas coisas que você poderá pesquisar usando o Unity, e a maioria não nos pagará um centavo.

Queremos fazer isso porque, dessa forma, podemos trazer uma melhor experiência desktop.

Disso podemos assumir que até o próximo LTS do Ubuntu, onde teremos todas as novidades visuais e o Unity prontos, poderemos pesquisar sobre qualquer coisa usando o Unity. Direções, trânsito, mapas, listas telefônicas, Google… qualquer coisa, em qualquer lugar.

Parece ou não parece com o Google Now?

Ainda há muito trabalho a ser feito

Para aqueles que não gostaram do recurso, Mark diz que é possível desinstalar a lente que traz esses resultados facilmente, utilizando a Central de programas do Ubuntu. Ele também sugere aos usuários continuarem a usar o Ubuntu 12.04.1 e esperar até a versão 14.04, que com certeza terá todos esses recursos prontos.

Mas porque colocar um recurso ainda em desenvolvimento em um sistema operacional usado em produção?

Não podemos esperar até tudo estar perfeito. A única forma de descobrir se algo não está bom é tendo outras pessoas – pessoas reais – usando o recurso.

Faz sentido e, de certa forma, é o que adotamos com a nova versão do blog Ubuntu-BR-SC. Colocamos no ar e com o feedback de vocês, fomos corrigindo alguns erros e modificando detalhes no design.

Considerações finais

A maioria de nós usa o Ubuntu para produzir conteúdo. Eu o uso para monitorar e otimizar servidores Linux, prestar consultoria para blogs WordPress e escrever para o blog Ubuntu-BR-SC.

Mas não nos limitamos a apenas produzir conteúdo, mas também a consumi-lo. Adoro Check Berry, B.B. King, How i Met Your Mother, Supernatural, ver vídeos no YouTube, escutar música no Grooveshark, ler meus blogs favoritos usando o Lightread… enfim, apesar de criar muito, também consumo conteúdo, e o Ubuntu vem deixando isso mais fácil a cada novo recurso.

Com a integração com os aplicativos web por exemplo, tenho o Grooveshark integrado ao menu de som. Com o Unity, posso pesquisar vídeos do YouTube sem precisar abrir o navegador.

Os resultados de busca da Amazon de nada me adiantam, mas podem – e vão – facilitar a vida de outras pessoas. O que me resta fazer? Xingar o Ubuntu e tudo de bom que o mesmo já me trouxe? Não. Me resta apenas desinstalar a lente buscando por “unity-shoping-lens” na Central de programas do Ubuntu e deixar meu feedback para a Canonical.

Sinto um pouco de pena do senhor Mark Shuttleworth. Toda vez que ele e sua empresa tentam trazer algo novo para o Ubuntu e inovar o desktop de alguma forma, um turbilhão de críticas é feita.

Mas você já parou pra pensar no quanto já ganhou usando o Ubuntu? Eu já, e devo dizer que se não fosse pelo Ubuntu, não estaria onde estou. Já parou pra pensar na quantidade de dinheiro que o Tio Mark investiu nesse projeto, sem nem mesmo ganhar um elogio por parte de seus usuários? Pois é.

Minha única reclamação quanto a esse recurso é que, creio eu, o mesmo deveria ter sido incluído antes. Uma inclusão no Alpha 3 por exemplo, permitiria um feedback melhor da comunidade e mais correções de bugs e problemas levantados pela mesma, o que diminuiria consideravelmente as reclamações.

Mas e vocês, o que acham disso tudo? O recurso irá lhe afetar negativamente ou, como eu, vocês acham que a comunidade está apenas reclamando porque a Canonical pode ganhar dinheiro com isso? Qual a opinião de vocês?
(:

Você está de acordo com as REGRAS do Fórum?! Já tirou suas dúvidas sobre o Fórum no FAQ!?

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Ubuntu-br-sc (Julian Fernandes)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Shuttleworth explica a integração do Ubuntu com a Amazon

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 25 de Setembro 2012, 16:18

Acho que era mais que óbvio que mais tarde ou mais cedo a Canonical ia começar a rentabilizar ainda mais o Ubuntu. Pensei é que seria bastante depois, quando tivessem uma comunidade mesmo muito grande. Assim, com o Unity a ser desprezado e agora com publicidade começa a tender a perder definitivamente o estatuto de melhor distro.

Em todo o caso isto é uma questão de tempo. Se as publicidades forem realmente algo que a comunidade não goste, nascerá certamente PPAs que mudarão a forma como o Unity apresenta as publicidades ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 25 de Setembro 2012, 17:04

Claudio, segundo o texto não é publicidade. São sugestões. Publicidade tem o costume de ser escandalosas. Sugestões são mais simples. Eu não vejo problema desde que seja bem feito. Acho que o pessoal deve fazer criticas técnicas e não ficar falando mau de um recurso tão simples que o próprio google utiliza a muito tempo nos seus serviços. Vamos esperar e ver no que vai dar. A canonical investe dinheiro no ubuntu, precisa ter um retorno disso e se deram a opção de desinstalar, está mais do que ótimo.

marcos.vargens

Mensagempor Julian Fernandes » Ter, 25 de Setembro 2012, 17:10

Claudio Novais (25-09-2012, 16:18) escreveu:Se as publicidades forem realmente algo que a comunidade não goste, nascerá certamente PPAs que mudarão a forma como o Unity apresenta as publicidades ;)

Lembrando que é possível desinstalar usando a Central de programas do Ubuntu :)
Julian Fernandes

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Ter, 25 de Setembro 2012, 17:16

Eu admiro o Mark! Investe dinheiro num sistema operativo que é distribuído gratuitamente e sempre que introduz algo de novo, tem que explicar minuciosamente. Qualquer coisa e é um barulho tremendo. O Ubuntu, apesar de também ser da comunidade, é mais da Canonical e do Mark.

Quem não gostar que faça forks e remasters. Sei lá. Pareço um bocado frio, mas é o que eu acho.

Ele tem investido imenso tempo (e dinheiro) numa visão que é muito boa. E muita gente não se apercebe disso. Nunca se esqueçam que o Ubuntu é e sempre será gratuito para quem o quiser instalar. Não acham que, se podermos ajudar a malta que trabalha com uns trocos (sendo comprando músicas na loja, ou software, ou com estas implementações de lojas na Dash), tudo seria melhor?

Ninguém vive de ar e é lógico que a Canonical queira lucrar. E eu acho que eles nem têm sido muito intrusivos na maneira como querem lucrar. Não vejo pop-ups, adwares, nem anúncios a surgirem descaradamente na frente do meu monitor. Mas isto sou eu...

Enquanto continuarem assim têm o meu apoio.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Ron Alon » Ter, 25 de Setembro 2012, 17:48

Julian Fernandes (25-09-2012, 17:10) escreveu:
Claudio Novais (25-09-2012, 16:18) escreveu:Se as publicidades forem realmente algo que a comunidade não goste, nascerá certamente PPAs que mudarão a forma como o Unity apresenta as publicidades ;)

Lembrando que é possível desinstalar usando a Central de programas do Ubuntu :)

Tanto mimimi pra nada, não é, Julian? É só um pacote que pode ser facilmente retirado! Eu já tirei daqui mas para muita gente vai ser interessante...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Ter, 25 de Setembro 2012, 17:57

marcos.vargens (25-09-2012, 17:04) escreveu:Claudio, segundo o texto não é publicidade. São sugestões. Publicidade tem o costume de ser escandalosas. Sugestões são mais simples. Eu não vejo problema desde que seja bem feito. Acho que o pessoal deve fazer criticas técnicas e não ficar falando mau de um recurso tão simples que o próprio google utiliza a muito tempo nos seus serviços. Vamos esperar e ver no que vai dar. A canonical investe dinheiro no ubuntu, precisa ter um retorno disso e se deram a opção de desinstalar, está mais do que ótimo.

É desinstalado facilmente na Central de Programas do Ubuntu, Synaptic, Terminal, etc.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor ubuntucampinas » Ter, 25 de Setembro 2012, 19:27

Olá a todos,

Acho um absurdo as tempestades que fazem num copo d'agua.
É como algumas vezes eu vejo pessoas reclamando que tiraram isso ou aquilo da distribuição.
Se fosse algo que você não tivesse como tirar ou por, poderiam até reclamar, mas tudo é personalizável.
Gostou? Instala.
Não gostou? Remove.

O pior absurdo é saber que, a maioria que reclama, nunca ajudou de nenhuma maneira o mundo de SL.
São verdadeiros parasitas e que, na sua maioria também, deseja que o Gnu/Linux seja difícil de se usar para a maioria porque querem se sentir "diferentes" em usar um SO que não seja "popular".

Uso o Ubuntu a anos. Umas versões foram melhores que outras, com certeza. Mas nem por isso as critiquei. A Natty foi horrível na minha opinião, então deixei na versão anterior até que ficasse melhor.

Vi pessoas dizendo que o Ubuntu está virando um Windows. Que está focada em pessoas tapadas e preguiçosas.
Não vejo por este lado. Existem pessoas que não tem a mesma capacidade que nós, que trabalhamos todos os dias com computador, temos.
Então nada mais justo que tenham um sistema seguro, fácil de usar e amigável em todos os sentidos.
Se gostam de se aventurar, tem N distros diferentes. Mas mesmo o "Ubuntu Capado" como alguns se referem, tem um poder que nenhum outro windows jamais teve e nem terá.
Ta enjoadinho do Unity? Ta enjoadinho do HUD? CTRL + ALT + F1 e divirta-se ;-)

Abraços e desculpem o desabafo.
=============
Conhecimento sé é válido quando compartilhado!
http://www.ubuntucampinas.org
Ubuntu user 29797 - GNU/Linux user 501775
Imagem
ubuntucampinas

Mensagempor abdo » Ter, 25 de Setembro 2012, 19:41

É muita frescura

O Ubuntu é um PRODUTO da Canonical e distribuido GRATUITAMENTE, ninguem é obrigado a instala-lo ou a utiliza-lo, e a Canonical tem o direito de efetuar parcerias com qualquer empresa visando aprimorar seu produto e dele obter um maior retorno.

Se eu fosse o tio Mark eu sequer colocaria um pacote destes com a possibilidade de remoção, ele seria parte integrante e irremovivel do meu sistema.

O site distrowatch.com tem algumas centenas de distros listadas, basta escolher uma que não tenha parceria com nenhuma empresa, e talvez nem mesmo a possibilidade de efetuar uma busca.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 25 de Setembro 2012, 19:43

ubuntucampinas (25-09-2012, 19:27) escreveu:Olá a todos,

Acho um absurdo as tempestades que fazem num copo d'agua.
É como algumas vezes eu vejo pessoas reclamando que tiraram isso ou aquilo da distribuição.
Se fosse algo que você não tivesse como tirar ou por, poderiam até reclamar, mas tudo é personalizável.
Gostou? Instala.
Não gostou? Remove.

O pior absurdo é saber que, a maioria que reclama, nunca ajudou de nenhuma maneira o mundo de SL.
São verdadeiros parasitas e que, na sua maioria também, deseja que o Gnu/Linux seja difícil de se usar para a maioria porque querem se sentir "diferentes" em usar um SO que não seja "popular".

Uso o Ubuntu a anos. Umas versões foram melhores que outras, com certeza. Mas nem por isso as critiquei. A Natty foi horrível na minha opinião, então deixei na versão anterior até que ficasse melhor.

Vi pessoas dizendo que o Ubuntu está virando um Windows. Que está focada em pessoas tapadas e preguiçosas.
Não vejo por este lado. Existem pessoas que não tem a mesma capacidade que nós, que trabalhamos todos os dias com computador, temos.
Então nada mais justo que tenham um sistema seguro, fácil de usar e amigável em todos os sentidos.
Se gostam de se aventurar, tem N distros diferentes. Mas mesmo o "Ubuntu Capado" como alguns se referem, tem um poder que nenhum outro windows jamais teve e nem terá.
Ta enjoadinho do Unity? Ta enjoadinho do HUD? CTRL + ALT + F1 e divirta-se ;-)

Abraços e desculpem o desabafo.

É assim mesmo, desde o aparecimento do Unity que fui "obrigado" a experimentar outros DE, alguns nem sequer tinha ouvido falar, tudo por causa da instabilidade detectada no DE principal do Ubuntu. Embora o DE esteja de alguma forma com alguns problemas, a sua forte base com um outro DE funciona que é uma maravilha! Não há nada como experimentar antes de comentar! Eu gostei do design, mas não da instabilidade!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias