Nos últimos dias tem havido uma discussão na comunidade sobre um recurso adicionado ao Unity na versão 6.6 do mesmo, disponível para o primeiro beta do Ubuntu 12.10. O recurso, que adiciona sugestões de produtos da Amazon quando você faz uma pesquisa usando o painel, divide a opinião dos usuários.
Na visão de alguns usuários o Ubuntu irá se tornar um sistema operacional adware, visto que a cada compra que você faz usando as sugestões feitas pelo painel do Unity, a Canonical ganha uma parte.
Para acalmar os ânimos, Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, esclareceu várias dúvidas sobre o recurso em seu blog pessoal, além de comentar um pouco sobre o futuro do Unity e do Ubuntu na visão da Canonical.
Primeiramente, sim, quando você faz uma busca na lente inicial do Unity, um item chamado “Mais sugestões” irá aparecer com itens da Amazon baseados no que você está buscando. Veja bem, são resultados de busca, não propagandas.
Segundo Mark Shuttleworth (tradução livre):
Integrar os resultados de busca da Amazon com o Unity faz todo o sentido, pois a lente inicial deveria lhe deixar buscar por qualquer coisa, em qualquer lugar.
Com o tempo faremos com que o Unity seja mais inteligente, de forma que você poderá buscar qualquer coisa e ele irá achar para você.
Dessa forma parece que o Unity se tornará quase um assistente pessoal, como o Google Now do Android, não?
É claro que você pode filtrar a sua busca para algo específico. Por exemplo: você aperta a tecla <Super>, clica na lente de aplicativos e faz uma busca. Os resultados ficarão limitados aos aplicativos disponíveis nessa lente.
Mas se você fizer uma busca no painel inicial, sem filtro nenhum, temos que ser inteligentes o suficiente para descobrir o que você procura.
A ideia da Canonical é começar essa implementação com o Ubuntu 12.10, lhe dando a possibilidade de procurar algo tanto online quanto localmente, diretamente do Unity. Eles não são anúncios ou publicidade, mas sim resultados de uma pesquisa ampla, porque você não filtrou o que queria.
Essa não é a experiência completa
Em seu blog, Mark também comenta que o que estamos vendo no Ubuntu 12.10 é apenas a ponta do iceberg, e que aqueles que criticarem a ideia cedo demais poderão acabar tendo que engolir suas próprias palavras mais tarde.
Mas porque a Amazon? Porque não integrar a busca do Google ou outros serviços inicialmente? Shuttleworth responde:
Nos escolhemos a Amazon porque a maioria dos nossos usuários são, também, usuários dos serviços da empresa. Mas há muitas coisas que você poderá pesquisar usando o Unity, e a maioria não nos pagará um centavo.
Queremos fazer isso porque, dessa forma, podemos trazer uma melhor experiência desktop.
Disso podemos assumir que até o próximo LTS do Ubuntu, onde teremos todas as novidades visuais e o Unity prontos, poderemos pesquisar sobre qualquer coisa usando o Unity. Direções, trânsito, mapas, listas telefônicas, Google… qualquer coisa, em qualquer lugar.
Ainda há muito trabalho a ser feito
Para aqueles que não gostaram do recurso, Mark diz que é possível desinstalar a lente que traz esses resultados facilmente, utilizando a Central de programas do Ubuntu. Ele também sugere aos usuários continuarem a usar o Ubuntu 12.04.1 e esperar até a versão 14.04, que com certeza terá todos esses recursos prontos.
Mas porque colocar um recurso ainda em desenvolvimento em um sistema operacional usado em produção?
Faz sentido e, de certa forma, é o que adotamos com a nova versão do blog Ubuntu-BR-SC. Colocamos no ar e com o feedback de vocês, fomos corrigindo alguns erros e modificando detalhes no design.
Considerações finais
A maioria de nós usa o Ubuntu para produzir conteúdo. Eu o uso para monitorar e otimizar servidores Linux, prestar consultoria para blogs WordPress e escrever para o blog Ubuntu-BR-SC.
Mas não nos limitamos a apenas produzir conteúdo, mas também a consumi-lo. Adoro Check Berry, B.B. King, How i Met Your Mother, Supernatural, ver vídeos no YouTube, escutar música no Grooveshark, ler meus blogs favoritos usando o Lightread… enfim, apesar de criar muito, também consumo conteúdo, e o Ubuntu vem deixando isso mais fácil a cada novo recurso.
Com a integração com os aplicativos web por exemplo, tenho o Grooveshark integrado ao menu de som. Com o Unity, posso pesquisar vídeos do YouTube sem precisar abrir o navegador.
Os resultados de busca da Amazon de nada me adiantam, mas podem – e vão – facilitar a vida de outras pessoas. O que me resta fazer? Xingar o Ubuntu e tudo de bom que o mesmo já me trouxe? Não. Me resta apenas desinstalar a lente buscando por “unity-shoping-lens” na Central de programas do Ubuntu e deixar meu feedback para a Canonical.
Sinto um pouco de pena do senhor Mark Shuttleworth. Toda vez que ele e sua empresa tentam trazer algo novo para o Ubuntu e inovar o desktop de alguma forma, um turbilhão de críticas é feita.
Mas você já parou pra pensar no quanto já ganhou usando o Ubuntu? Eu já, e devo dizer que se não fosse pelo Ubuntu, não estaria onde estou. Já parou pra pensar na quantidade de dinheiro que o Tio Mark investiu nesse projeto, sem nem mesmo ganhar um elogio por parte de seus usuários? Pois é.
Minha única reclamação quanto a esse recurso é que, creio eu, o mesmo deveria ter sido incluído antes. Uma inclusão no Alpha 3 por exemplo, permitiria um feedback melhor da comunidade e mais correções de bugs e problemas levantados pela mesma, o que diminuiria consideravelmente as reclamações.
Mas e vocês, o que acham disso tudo? O recurso irá lhe afetar negativamente ou, como eu, vocês acham que a comunidade está apenas reclamando porque a Canonical pode ganhar dinheiro com isso? Qual a opinião de vocês? (:
Você está de acordo com as REGRAS do Fórum?! Já tirou suas dúvidas sobre o Fórum no FAQ!?
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
CREATION SOURCE: Ubuntu-br-sc (Julian Fernandes)