Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:41 Pesquisa avançada

Cinnamon chegando aos repositórios oficiais do Debian/Ubuntu

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Cinnamon chegando aos repositórios oficiais do Debian/Ub

Mensagempor Ron Alon » Qui, 27 de Setembro 2012, 17:11

tiagokalisto (27-09-2012, 16:54) escreveu:não sou muito amigavel com o cinnamon pois não era muito personalizavel e era um pouco instavel, não sei como anda agora, mais opções sempre são bem vindas!

Ron Alon (21-09-2012, 14:00) escreveu:Quero o Ubuntu com o Pantheon.

tenho visto screns do pantheon e achie interessate, como andas personalização desse ambiente?

Basicamente Wallpaper. Talvez consiga mudar os ícones, mas só. O eOS não é feito para ser personalizado. Agora em outra Distro, talvez consiga personalizar um pouco mais, mas creio que nada mais do que isso.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor José Craveiro » Qui, 27 de Setembro 2012, 17:13

Neste exato momento não sei como um todo qual seria o impacto do Cinnamon nos meus 2 computadores, dependendo da maturidade que tenha entretanto atingido, sei que no fixo se sairia perfeitamente bem, o que aliás sucederia de igual modo com todos os outros ambientes, portanto sem o famoso problema no desempenho face ao hardware, mas o mesmo já não sucederia com o meu portátil. Sei que da última vez que o usei, ultrapassava um pouco os limites normais da máquina e ainda que aparentemente não viessem a ocorrer problemas devido a isso, preferi sempre ter espaço de manobra para estar mais à vontade em poder aumentar o número de tarefas.

Acho que também o que me preocuparia seria a forma de funcionamento face ao ambiente a que estou habituado, embora saiba que o Cinnamom seja um ambiente bastante prático.

Acima de tudo isto é realmente uma excelente notícia, agora resta saber qual a versão que estará disponível nos repositórios, sim porque recordo o que sucedeu ao início, a meu ver alguma trapalhada aquando do surgimento da 2ª versão, é que ao que me pareceu já o pessoal havia instalado a 1ª e teve logo que instalar a 2ª para se livrar das irregularidades iniciais! :|
José Craveiro

Mensagempor José Craveiro » Qui, 27 de Setembro 2012, 17:19

Ron, tocou num aspeto que até esqueci de especificar, quanto à personalização do ambiente, a disposição dos ícones, acho interessante que (minha opinião) todas as disposições seguem um padrão de colocação no ambiente que não carece de mudanças, porque está tudo como deve estar, porque assim é que é realmente prático!
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Setembro 2012, 17:21

tiagokalisto (27-09-2012, 16:54) escreveu:não sou muito amigavel com o cinnamon pois não era muito personalizavel e era um pouco instavel, não sei como anda agora, mais opções sempre são bem vindas!

Está mais estável que o Gnome-shell, tanto que na minha Nvidia por vezes apresenta corrupção gráfica no Gnome-shell e no Cinnamon está tranquilo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Setembro 2012, 17:31

José Craveiro (27-09-2012, 17:13) escreveu:Neste exato momento não sei como um todo qual seria o impacto do Cinnamon nos meus 2 computadores, dependendo da maturidade que tenha entretanto atingido, sei que no fixo se sairia perfeitamente bem, o que aliás sucederia de igual modo com todos os outros ambientes, portanto sem o famoso problema no desempenho face ao hardware, mas o mesmo já não sucederia com o meu portátil. Sei que da última vez que o usei, ultrapassava um pouco os limites normais da máquina e ainda que aparentemente não viessem a ocorrer problemas devido a isso, preferi sempre ter espaço de manobra para estar mais à vontade em poder aumentar o número de tarefas.

Acho que também o que me preocuparia seria a forma de funcionamento face ao ambiente a que estou habituado, embora saiba que o Cinnamom seja um ambiente bastante prático.

Acima de tudo isto é realmente uma excelente notícia, agora resta saber qual a versão que estará disponível nos repositórios, sim porque recordo o que sucedeu ao início, a meu ver alguma trapalhada aquando do surgimento da 2ª versão, é que ao que me pareceu já o pessoal havia instalado a 1ª e teve logo que instalar a 2ª para se livrar das irregularidades iniciais! :|

Eu só não tenho usado o Cinnamon no meu portátil, apenas porque me habituei a usar o Lubuntu nele. Mas entretanto estive a experimentar a versão mais recente, e por incrível que pareça, o Cinnamon estava +/- a par com o Lubuntu, em termos de temperatura de CPU, o ruído das ventoinhas também, só a nível de RAM é que consumia um pouco mais, mas já o vi no arranque a menos de 200MB (160~190MB). O Nemo está fantástico, ajuda bastante a acelerar o nosso trabalho porque tem um tempo de resposta fabuloso!

O único contra que aponto é mesmo no Cinnamon 2D que posicionou o CPU à volta dos 50~100%, tornando o sistema impraticável...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Qui, 27 de Setembro 2012, 18:06

Luis Cardoso (27-09-2012, 17:31) escreveu:Eu só não tenho usado o Cinnamon no meu portátil, apenas porque me habituei a usar o Lubuntu nele. Mas entretanto estive a experimentar a versão mais recente, e por incrível que pareça, o Cinnamon estava +/- a par com o Lubuntu, em termos de temperatura de CPU, o ruído das ventoinhas também, só a nível de RAM é que consumia um pouco mais, mas já o vi no arranque a menos de 200MB (160~190MB). O Nemo está fantástico, ajuda bastante a acelerar o nosso trabalho porque tem um tempo de resposta fabuloso!

O único contra que aponto é mesmo no Cinnamon 2D que posicionou o CPU à volta dos 50~100%, tornando o sistema impraticável...

Luís, peço desculpa pela a minha ignorância, algum tempo passou e não tenho a matéria em dia! :)
Cinnamom 2D implica a existência de um 3D que supostamente consome mais do que o 2D. Os resultados acima referem-se a qual deles? Ou estará o 2D com algum componente indevidamente mais devorador? Algum extra estará a causar problemas?

No fundo gostaria desde o início que o Cinnamon se tornasse para mim uma das alternativas viáveis e assim não sei se será desta. :S
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Setembro 2012, 18:37

José Craveiro (27-09-2012, 18:06) escreveu:Luís, peço desculpa pela a minha ignorância, algum tempo passou e não tenho a matéria em dia! :)
Cinnamom 2D implica a existência de um 3D que supostamente consome mais do que o 2D. Os resultados acima referem-se a qual deles? Ou estará o 2D com algum componente indevidamente mais devorador? Algum extra estará a causar problemas?

No fundo gostaria desde o início que o Cinnamon se tornasse para mim uma das alternativas viáveis e assim não sei se será desta. :S

É assim, o pessoal do Cinnamon atendeu aos pedidos de alguns utilizadores que queriam correr o Cinnamon, mas as suas máquina não aguentavam a aceleração 3D do Muffin (motor do gestor de janelas do Cinnamon, fork do Mutter [Metacity + Clutter] presente no Gnome-shell). Criando desta forma o Cinnamon 2D que utiliza como gestor de janelas o habitual Metacity. Todo o aspecto do Cinnamon se mantêm, só não requer a aceleração por hardware imposta pela versão inicial.

Quanto ao problema, é o facto do processo denominado por cinnamon se manter activo no Cinnamon 2D, quando deveria usar apenas o processo cinnamon2d. O problema é que isto deve causar um ou outro conflito e deixa o processo cinnamon a comer CPU :| . Tirando este pormenor, o Cinnamon e o Cinnamon 2D estão fantásticos.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 27 de Setembro 2012, 19:37

Eu gosto do Cinnamon, uso ele no notebook com bateria justamente por consulmir menos. Mas na tomada não tenho usado ele. Sem duvida é muito pratico e rápido, mas eu sou adepto de algumas firulas, que abro mão para a bateria durar mais.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 27 de Setembro 2012, 20:00

Eu não sei qual o estado do Cinnamon, mas essa problemática parece-me que é algo passageiro e infortúnio da versão, muito provavelmente por ser ainda uma versão inicial do 2D.

Com a comunidade a trabalhar e os programadores a aceitarem trabalhar em conjunto (algo que a Canonical se recusa a coexistir dessa maneira), acho que isto é uma questão de tempo para corrigirem este problema.

Sobre as versões, pois, tal como o José Craveiro disse e muito bem, esperemos que escolham bem as versões. Se escolherem uma versão antiga vai ser pior do que não estar no repositório, uma vez que vai dar má visibilidade a este excelente trabalho.

Digo excelente pois comparar um Cinnamon a um Lubuntu é algo incrível!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 27 de Setembro 2012, 20:45

O cinnamon tem um pequeno problema com graficas sis :S mas na intel já não acontece isso
nuno_nunes

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias