Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:36 Pesquisa avançada

Cinnamon chegando aos repositórios oficiais do Debian/Ubuntu

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Cinnamon chegando aos repositórios oficiais do Debian/Ub

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Setembro 2012, 21:01

Claudio Novais (27-09-2012, 20:00) escreveu:Eu não sei qual o estado do Cinnamon, mas essa problemática parece-me que é algo passageiro e infortúnio da versão, muito provavelmente por ser ainda uma versão inicial do 2D.

Com a comunidade a trabalhar e os programadores a aceitarem trabalhar em conjunto (algo que a Canonical se recusa a coexistir dessa maneira), acho que isto é uma questão de tempo para corrigirem este problema.

Sobre as versões, pois, tal como o José Craveiro disse e muito bem, esperemos que escolham bem as versões. Se escolherem uma versão antiga vai ser pior do que não estar no repositório, uma vez que vai dar má visibilidade a este excelente trabalho.

Digo excelente pois comparar um Cinnamon a um Lubuntu é algo incrível!

O problema é que o Cinnamon 2D surgiu no 1.5.x e já estamos no 1.6... Até pode ser que seja algum problema de actualizações, talvez uma instalação limpa do Cinnamon não apresente este problema. Eu detectei isto tanto num portátil com gráfica Intel, como em duas torres com Nvidia. Vou ter de investigar como é feita a sessão, se me entender com aquilo, ainda posso ver se consigo dar a volta à coisa. É que no meu caso, ter o Cinnamon quando o PC está ligado à tomada e ter o Cinnamon 2D quando o uso com a bateria, seria o ideal xD Seria algo como modo Performance e modo Poupança de Energia!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Setembro 2012, 21:03

nuno_nunes (27-09-2012, 20:45) escreveu:O cinnamon tem um pequeno problema com graficas sis :S mas na intel já não acontece isso

Pois, a SIS nunca foi lá muito com a cara do Linux :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Setembro 2012, 21:30

Luis Cardoso (27-09-2012, 21:01) escreveu:
Claudio Novais (27-09-2012, 20:00) escreveu:Eu não sei qual o estado do Cinnamon, mas essa problemática parece-me que é algo passageiro e infortúnio da versão, muito provavelmente por ser ainda uma versão inicial do 2D.

Com a comunidade a trabalhar e os programadores a aceitarem trabalhar em conjunto (algo que a Canonical se recusa a coexistir dessa maneira), acho que isto é uma questão de tempo para corrigirem este problema.

Sobre as versões, pois, tal como o José Craveiro disse e muito bem, esperemos que escolham bem as versões. Se escolherem uma versão antiga vai ser pior do que não estar no repositório, uma vez que vai dar má visibilidade a este excelente trabalho.

Digo excelente pois comparar um Cinnamon a um Lubuntu é algo incrível!

O problema é que o Cinnamon 2D surgiu no 1.5.x e já estamos no 1.6... Até pode ser que seja algum problema de actualizações, talvez uma instalação limpa do Cinnamon não apresente este problema. Eu detectei isto tanto num portátil com gráfica Intel, como em duas torres com Nvidia. Vou ter de investigar como é feita a sessão, se me entender com aquilo, ainda posso ver se consigo dar a volta à coisa. É que no meu caso, ter o Cinnamon quando o PC está ligado à tomada e ter o Cinnamon 2D quando o uso com a bateria, seria o ideal xD Seria algo como modo Performance e modo Poupança de Energia!

Segundo vi, para além de afectar as Intel e Nvidia, também afecta as ATI. Mas parece que ainda não foi encontrada solução para o problema!
Bug 845058
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 27 de Setembro 2012, 22:13

Luis Cardoso (27-09-2012, 21:03) escreveu:
nuno_nunes (27-09-2012, 20:45) escreveu:O cinnamon tem um pequeno problema com graficas sis :S mas na intel já não acontece isso

Pois, a SIS nunca foi lá muito com a cara do Linux :lol:

Pois lá isso é verdade
nuno_nunes

Mensagempor Thauan Francisco » Sex, 28 de Setembro 2012, 21:57

tiagokalisto (27-09-2012, 16:54) escreveu:não sou muito amigavel com o cinnamon pois não era muito personalizavel e era um pouco instavel, não sei como anda agora, mais opções sempre são bem vindas!

Ron Alon (21-09-2012, 14:00) escreveu:Quero o Ubuntu com o Pantheon.

tenho visto screns do pantheon e achie interessate, como andas personalização desse ambiente?

oi,eu uso o elementaryOS luna build unstabel de alguns dias atras e digo:NÃO DÁ PRA PERSONALIZAR NADA!o plank(como dizem:docky vala) quando vc tenta fecha-lo ou matar o seu processo,o pantheon automaticamente o faz voltar,e se vc mexer no tema,o propio pantheon faz o tema virar elementary(como o orion que coloquei aqui a alguns minutos atras e do nada o pantheon travou e trocou de tema.).o elementary é facil,um sistema facil,para o usuario novo ele é bom,sem muita personalização,pra nos usuarios antigos do linux,vai achar ele um pouco trancado em personalização(lembro de um desktop assim: gnome 3 remix a.k.a unity)
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Thauan Francisco

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 29 de Setembro 2012, 2:56

Darkgx(darkthauangx) (28-09-2012, 21:57) escreveu:oi,eu uso o elementaryOS luna build unstabel de alguns dias atras e digo:NÃO DÁ PRA PERSONALIZAR NADA!o plank(como dizem:docky vala) quando vc tenta fecha-lo ou matar o seu processo,o pantheon automaticamente o faz voltar,e se vc mexer no tema,o propio pantheon faz o tema virar elementary(como o orion que coloquei aqui a alguns minutos atras e do nada o pantheon travou e trocou de tema.).o elementary é facil,um sistema facil,para o usuario novo ele é bom,sem muita personalização,pra nos usuarios antigos do linux,vai achar ele um pouco trancado em personalização(lembro de um desktop assim: gnome 3 remix a.k.a unity)

Como eu já disse e cansei de repetir: o eOS não é feito para personalizar. Ele é feito para usar e pronto. O eOS é o sistema do elementary e só elementary. É uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo. Tendo aplicativos próprios, eles podem se focar em tudo funcionar lindo e corretamente. Por outro lado, é algo quase proprietário. Mas logo surge um fork, já que é tudo open source. ;)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Thauan Francisco » Sáb, 29 de Setembro 2012, 3:04

Ron,eu já falei no meu comentario:o eLementary é feito para USUARIO INICIAL(DOMESTICO-WINDOWS LIKES).então,se o cara é velha guarda no linux não vai gostar do elementary(obs:eu não gosto de vala adoro QT4(já fiz curso de 1 ano com qt)).o elementary quer ser um conjunto,não um simples desktop.pelo jeito vou ver muitos usuarios migrando pro pantheon e os aplicativos dele(ninguem quer sair do ubuntu ^^).
Imagem
Thauan Francisco

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 29 de Setembro 2012, 5:34

Ele é feito mais para MacLikes do que Windows Likes... hahahhahaha

Mas eu entendo seu ponto. Não acho que ele seja feito para usuários iniciais. Pelo contrário! Acho que é feito para usuários que estão cansados de tanta firula e querem só o essencial. Só o elementar. Daí o nome. Daí todo o conceito de ser o mais simples possível.

~ Em tempo: o Mint-X (ou Z ou Y, sei lá) é um tema que é fork do antigo elementary e ele é adaptado para o GTK3! :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Setembro 2012, 14:00

Darkgx(darkthauangx) (29-09-2012, 3:04) escreveu:Ron,eu já falei no meu comentario:o eLementary é feito para USUARIO INICIAL(DOMESTICO-WINDOWS LIKES).então,se o cara é velha guarda no linux não vai gostar do elementary(obs:eu não gosto de vala adoro QT4(já fiz curso de 1 ano com qt)).o elementary quer ser um conjunto,não um simples desktop.pelo jeito vou ver muitos usuarios migrando pro pantheon e os aplicativos dele(ninguem quer sair do ubuntu ^^).

Não percebi a sua afirmação (aquela que destaquei)... Qual é a lógica de preferir um conjunto de bibliotecas de utilização em C++ (QT4) com uma linguagem de programação (Vala)?
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Thauan Francisco » Sáb, 29 de Setembro 2012, 14:35

Luis Cardoso (29-09-2012, 14:00) escreveu:
Darkgx(darkthauangx) (29-09-2012, 3:04) escreveu:Ron,eu já falei no meu comentario:o eLementary é feito para USUARIO INICIAL(DOMESTICO-WINDOWS LIKES).então,se o cara é velha guarda no linux não vai gostar do elementary(obs:eu não gosto de vala adoro QT4(já fiz curso de 1 ano com qt)).o elementary quer ser um conjunto,não um simples desktop.pelo jeito vou ver muitos usuarios migrando pro pantheon e os aplicativos dele(ninguem quer sair do ubuntu ^^).

Não percebi a sua afirmação (aquela que destaquei)... Qual é a lógica de preferir um conjunto de bibliotecas de utilização em C++ (QT4) com uma linguagem de programação (Vala)?

pq QT tem multi plataformas(windows,Mac e Linux).
o VALA não tem versoes para Windows ou mac(fico triste de não ter um Noise para MAC).
fora isso o vala é bom.a logica é:se uma pessoa quer testar um app linux ,mas quer continuar no windows,é só usar um app QT(como o KDE ou o clementime).uso o windows 8 no meu notebook e gosto de usar o clementime sem sair do windows.
Imagem
Thauan Francisco

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias