Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:46 Pesquisa avançada

Meu problemão.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Meu problemão.

Mensagempor portaro » Seg, 1 de Outubro 2012, 14:57

Tenho um Xubuntu que é muito leve em tudo, mas um problema traz-me a cabeça em água nos últimos tempos-

Quando abro um jogo ou deixo omonitor supender a imagem o procesador vai ao 100% de utilização, no caso dos jogos no momento de abrir estou pro exemplo com 8% de carga de processador e passa-me logo a 98%.

ALguém sabe que poderia sêr?

portaro

Re: Meu problemão.

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Outubro 2012, 15:11

No caso de jogos, passar de 8 a 98% é normal, se o jogo for daqueles complexos, agora se se tratar apenas do jogo das minas e similares, aí é que há mesmo problema. Mas se ao suspender isso acontece isso é muito estranho, diria que até era possível haver algum problema com o gestor de energia, mas o Lubuntu possui o mesmo e eu não tenho tido qualquer problema no meu portátil, aliás, quando volto a activar o ecrã, ele tem sempre uma temperatura mais baixa, pois não está a levar com o aquecimento vindo do ecrã (tecnologia anterior ao LED, ou seja, lâmpada normal).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Bitetti » Seg, 1 de Outubro 2012, 15:28

vc n ta usando algum efeito do compiz pra esmaecer a tela ou algum descanço de tela 3d?
Bitetti

Mensagempor portaro » Seg, 1 de Outubro 2012, 16:17

Luis Cardoso, os jogos que uso nesta distro usava em outras e nunca me acontecia isto só com o Xubuntu me acontece.

Bitetti, quando o pc entra em supensão ou descanso as imagens do backdrops vão aparecendo mas não sei qual é o programa de descanso em questão, apesar de ter o compiz não o uso e como referi esta distro experimentei em 2 pcs um deles não tem sequer o compiz instalado e acontece-me exactamente o mesmo.

Deixo uma imagem esclarecedora com o gkrellm a debitar 93% com assault cube->
Imagem

portaro

Mensagempor Bitetti » Seg, 1 de Outubro 2012, 17:11

tente usar o comando TOP no terminal no lugar de sensores.

PS: Alguns programas usam um loop continuo, isso gera um tick de tempo de processador q indica q o processamento é igual ou superior a 100%, nao q isso seja uma sobrecarga que comprometa, comparada a de jogos. Pode ser o caso desse mecanismo de espera do xubuntu, q eu nunca usei.

Em outra hipotese quando o sistema suspende a imagem, ele pode estar querendo gerar uma textura para ela. Verifique se a opção Sinc to video black esta ativa no driver de video.
Bitetti

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Outubro 2012, 18:57

O problema, é que já vi algumas aplicações programadas por alguns experts e em vez de colocarem a aplicação em Sleep à espera de algo, o que faziam era estar continuamente a verificar por meio de ciclos de espera. Isto para além de ser completamente errado, é um dos maiores problemas que diminuem o tempo de vida útil da máquina.

Tal como o Bitetti refere, pode ser algo assim!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor portaro » Seg, 1 de Outubro 2012, 20:17

se eu não tiver nenhum gestor de processos cargas activo o problema persiste, é de certeza alguma componente da distro em sí, dos xubuntus, porque em arquitecturas diferentes o problema é o mesmo, se eu puser o meu portatil com bateria o pc não se mexe se no entanto lhe meter o cabo já rola bem, ou seja algum tipo de gestão de energia ou alguma libraria ou xorg andam mal no xubuntu, não sei, o que sei é que o mesmo xubuntu passa rapidamente de ser uma distro leve a uma coisa pesadissima eheh! :lol:

portaro

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Outubro 2012, 20:34

O Kernel é o mesmo Portaro? Isso há anos atrás ocorria em certos kernels que eram incompatíveis com certos processadores. Não sei se será esse o caso. É uma questão complicada de detetar. Só mesmo através do Top. Tente ligá-lo antes de suspender e tirar um printscreen antes e depois para comparar imediatamente antes e depois o que está a acontecer.

Sobre jogos, acho normalíssimo qualquer jogo 3D utilizar o máximo de processador. Só se o jogo tivesse um limite de FPS's se não normalmente quanto mais fluido melhor para os programadores (algo que não acho uma ideia ótima para ser sincero).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor portaro » Seg, 1 de Outubro 2012, 21:45

Bem Binvo Claudio, o kernel é=
3.5.0-15-generic

O jogo Assault cube não anda bem nem o warzone tem paragens que não tinha com distros ubuntu.

é qualquer coisa que não entendo no top de facto o assault cube demonstra-se a consumir muita ram muito processador, penso que com outras distros ele me elevava o processador a 78% ou por aí não mais.

O problema há-de ser mesmo de algum componente do XUbuntu senão como em pcs distintos se dava o mesmo problema, um com 1.5 gb ram e outro com 2GB ram.

portaro

Mensagempor portaro » Ter, 2 de Outubro 2012, 17:42

Depois de horas a crashear o xorg e por aí, resolvi fazer algo meio estupido mas que resulta-

simplesmente pego nas telas dos jogos e redefino a sua dimensão e voilá o jogo não pára e não sobrecarrega o processador, por alguma razão o problema aqui é a renderização dos jogos, é certo que isso não explica a suspensão = sobrecarga mas pelo menos dá resposta a um dos meus problemas.

portaro

Próximo

Voltar para Questões gerais