Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:34 Pesquisa avançada

drivers adicionais ATI

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

drivers adicionais ATI

Mensagempor joao20 » Qua, 3 de Outubro 2012, 0:29

boas pessoal.

Sou iniciante no ubuntu e estou aqui com um problema, agradecia a quem podesse ajudar.

em defeniçoes do sistema - drivers adicionais surge-me um erro ao instalar o driver grafico, ja exprimentei varias maneiras mas nao consigo resolver o problema.

Imagem

quem poder ajudar um muito obrigado.

joao20

Re: drivers adicionais ATI

Mensagempor portaro » Qua, 3 de Outubro 2012, 1:16

procure no synaptic (gestor de pacotes) pela expressão - fglrx - caso tenha alguma instalada -> abra um terminal e escreva fglxgears para verificar a aceleraçao 3d (saem umas rodinhas rodando).

Caso nada aconteça
fglxinfo

a resposta deve ser
rendering = Yes

se não então nao tema celeração gráfica e minha sugestão seria ou remover as fglrx instaladas e ficar com os drivers livres, ou então tenetar reinstalar pelo run.sh da sua grafica os ditos drivers.

POr certo a opção que sai na sua imagem é uma pós instalação isto quer dizer pelo que tenho visto que só é possivel de funcionar em algumas versões, provavelmente já tema a versão chamada fglrx instalada.

portaro

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 19:02

joao20, recomendo a todos os utilizadores que sigam este artigo para instalar drivers de placas de vídeo da Nvidia ou da ATI:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor joao20 » Qua, 3 de Outubro 2012, 22:06

boas portaro desde ja obrigado pela resposta.
no synaptic aparece o fglrx instalado mas quando escrevo no terminal fglxgears ou fglxinfo aparece o seguinte: joao20@joao20-Satellite-L650:~$ fglxgears
No command 'fglxgears' found, did you mean:
Command 'glxgears' from package 'mesa-utils' (universe)
fglxgears: command not found
joao20@joao20-Satellite-L650:~$ fglxinfo
No command 'fglxinfo' found, did you mean:
Command 'glxinfo' from package 'mesa-utils' (universe)
fglxinfo: command not found

Em drivers adicionais ja tenho o "controlador grafico proprietario FGLRX da ATI/AMD instalado.
nao consigo e instalar o "driver grafico proprietario FGLRX ATI/AMD (atualizaçoes pos instalaçao)" porque surge o erro mencionado em cima.

o facto de nao ter o driver instalado afeta o desempenho da grafica? caso afete como faço para reinstalar pelo run.sh as ditas drivers?

estou a utilizar o UBUNTU 12.04 LTS

Imagem

joao20

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas