Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:26 Pesquisa avançada

Qual é o melhor sistema de arquivos para o Ubuntu 12.04 LTS

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Qual é o melhor sistema de arquivos para o Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor HerbertBJR » Qua, 3 de Outubro 2012, 5:22

Amigos(as) do fórum, eu tenho uma dúvida que espero que alguém possa me ajudar a esclarecer, porque eu prefiro não ficar em dúvida !! Me perdoem a falta de conhecimento do assunto, mas eu gostaria muito de poder entender melhor os sistemas de arquivos existentes para Linux, em especial o Ubuntu que eu utilizo, e qual seria o melhor sistema de arquivos para o caso de uma máquina com boa performance (2.7Ghz), uma quantidade boa de memória (8GB) um bom processador, etc. e qual seria o melhor para uma máquina de poder inferior (P4 por exemplo com 1GB de memória) Agradeço antecipadamente toda ajuda que puderem me encaminhar. ;)
HerbertBJR

Re: Qual é o melhor sistema de arquivos para o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 3 de Outubro 2012, 8:38

Para o de boa performance, qualquer um deles serve xD
Para o de poder inferior, indicaria o Thunar ou o PCManFM.

No entanto existem muitos outros, também leves, mas não tão completos ou então são para funcionar via terminal. Agora também depende do seu gosto. :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Qua, 3 de Outubro 2012, 11:36

Luis Cardoso escreveu:Para o de boa performance, qualquer um deles serve xD

No entanto existem muitos outros, também leves, mas não tão completos ou então são para funcionar via terminal. Agora também depende do seu gosto. :D

Boas Luis

Perdoe-me a intromissão, principalmente se for eu o equivocado, mas pelo que entendi ele quer saber sobre qual o melhor sistema de arquivos, se ext3, ext4 e as demais opções que existem para escolhermos quando da instalação do SO.
E se for isso até eu gostaria de obter uma resposta esclarecedora da diferença entre eles. Pessoalmente eu sempre opto pelo ext4.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 3 de Outubro 2012, 11:55

abdo (03-10-2012, 11:36) escreveu:
Luis Cardoso escreveu:Para o de boa performance, qualquer um deles serve xD

Boas Luis

Perdoe-me a intromissão, principalmente se for eu o equivocado, mas pelo que entendi ele quer saber sobre qual o melhor sistema de arquivos, se ext3, ext4 e as demais opções que existem para escolhermos quando da instalação do SO.
E se for isso até eu gostaria de obter uma resposta esclarecedora da diferença entre eles. Pessoalmente eu sempre opto pelo ext4.

:upsiu: ups... Não entendi então a questão! Embora agora também levante uma questão, porquê a distinção entre um PC mais potente e outro menos poderoso? Supostamente quanto mais recente for o Ext, melhor, mais proveito tira do disco, também o sistema inclui mais ferramentas para acelerar os acessos (Escrita/Leitura) e em termos de fragmentação, devido aos novos métodos, evita-se tal problema, pois é nisso que se focam mais quando desenham um sistema deste tipo! Se repararem o Sistema Operativo Linux com o Ext consegue melhor relação rapidez/fragmentação/robustez que o Windows e o seu NTFS.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 12:07

Sim Abdo, você tem razão.

Ext4 é a resposta para qualquer situação exceto casos pontuais. Ext4 não só é um sistema que aguenta ficheiros gigantes (não tenho a certeza, e corrijam-me se tiver errado, mas aceita ficheiros até 16Terabytes de tamanho e aceita discos até 1Exabyte) como é um sistema com journaling, que lhe garante uma fiabilidade acrescida quando por algum motivo desliga o computador abruptamente.

Existe outros sistemas de ficheiros mais antigos, nomeadamente o ext2 e ext3 que praticamente não têm vantagens em relação ao ext4 uma vez que isto é mesmo evolução. As vantagens que poderia dizer que esses têm está no facto de não usarem primitivas de qualidade, como o journaling, e possam ser mais rápidos. Mas essas coisas podem ser desligadas no ext4.

Existe também um sistema de ficheiros que tem dado que falar: o Btrfs. Este sistema de ficheiros creio que ainda não está 100% pronto, mas muita gente já o usa. Ele tem o objetivo de ser mais empresarial no sentido de guardar informações extra como pooling, snpashots e checksums, que garantem qualidade dos ficheiros a 100% e por isso trazem vantagens ao nível de backups/replicação. Performance? Não sei como está atualmente, mas visto que tem funcionalidades a mais em princípio dificilmente passará o Ext4. Mas têm aqui um comparativo do Phoronix.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor HerbertBJR » Qua, 3 de Outubro 2012, 14:05

Claudio, Luis, Abdo, muito agradecido pelas respostas, eu somente perguntei sobre os dois lados dos tipos de máquinas, pois, caso um dia eu me depare com uma situação na qual eu tenha que auxiliar alguém, eu já saberei o que devo fazer ! Eu estou atualmente utilizando o tipo se sistema de arquivos Ext4 e, referente à performance e estabilidade está muito bom ! Eu já efetuei diversas experiências em meu PC, mas agora acredito que estou com a máquina do jeito que eu queria !
HerbertBJR

Mensagempor Xterminator » Qua, 3 de Outubro 2012, 14:36

Se você tem um bom nobreak, qualquer sistema de arquivos será bom para você, o que pesa na escolha dos sistema de arquivos é o tipo de uso do seu computador, a tolerância a falhas
e os recursos que o mesmo fornece.
O Interessante é que hoje em dia as pessoas quase não lembram do Reiserfs
Durante 10 anos (desde que entrou como experimental no kernel 2.4) utilizei o sistema de arquivos Reiserfs e nunca tive problemas graves com o mesmo, nas instalações atuais tenho utilizado ext4 por preguiça, pois eu ainda considero o reiserfs o sistema de arquivos MUITO MELHOR que o ext,mais tolerante a falhas e fácil de recuperar.
Recentemente tive uma partição ext4 corrompida, btrfs é bom e rápido mas não cheguei a fazer testes com ele, então isto é a única coisa que posso dizer dele.
O Ext melhorou muito, mas ainda tem problemas com quedas de energia, mas se você manipula arquivos grandes mais de 3GB ele será mais rápido que o reiserfs.
O Reiser 3, é muito mais tolerável a estas falhas, tem um journaling rápido, pode ser recuperado com no máximo 2 comandos, pode melhorar a performance adicionando opções no fstab, mas tem sempre um porém,infelizmente não recomendo mais o uso do Reiserfs por causa disto.
http://phoronix.com/forums/showthread.p ... -SABOTEURS
Eu uso sem problemas, mas não posso recomendar.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 14:44

Xterminator, confirmo isso que você disse do ReiserFS, aliás eu utilizei durante pelo menos um ano no Ubuntu 8.04, se não me engano. Não tenho a certeza se foi este Ubuntu.

Na altura gostava da performance dele sim. Mas com a situação complicada do autor desse sistema, pôs-me com um pé atrás sobre o futuro desse sistema de ficheiros e depois acabei por mudar. Creio que ou quando o ext4 começou a ser possível de ser utilizado no Ubuntu sem ter de andar a fazer alterações manuais.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor HerbertBJR » Qua, 3 de Outubro 2012, 15:06

Claudio !! Olha, eu não sou um grande conhecedor dos sistemas de arquivos do Linux, mas eu estou usando o Ext4 e estou muito satisfeito com a escolha ! Gostaria de agradecer os retornos que estou tendo aqui no forum que muito tem me ajudado ! Ontem eu baixei o Guia do Iniciante do Ubuntu e já o estou estudando ! São tantas as opções que eu não sei o que faço primeiro com referência a personalizar o Desktop ! Fantástico ! :yeah:
HerbertBJR

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 15:16

Herbert, o melhor mesmo é navegar pelo tópico dos desktops e ver qual gosta mais. Depois tente aplicá-lo ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu