Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:04 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] sudo: /etc/sudoers mode 0777, shoukd be 0440

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] sudo: /etc/sudoers mode 0777, shoukd be 0440

Mensagempor andregeraldi » Ter, 9 de Outubro 2012, 16:25

Passei umas duas semanas com o problema "sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440", não sei como consegui essa proeza, talvez, instalando algum pacote ou dando rata mesmo por ser um tanto quanto leigo (apesar de gostar muito) no linux.

Não achando uma solução nos foruns da vida, pesquisei sobre o "sudo" e permissões que o mesmo deveria ter no sistema. Até que, em algum forum (realmente nao me lembro qual) alguém refez a instalação do sudo. Pensei comigo mesmo "deve funcionar". Assim o fiz e deu certo, o erro sumiu, pelo menos comigo (rs).

Resolvi da seguinte maneira:

1 - acessei o ubuntu no 'modo recuperação' (no boot);
2 - executei o FSCK - Verificar todos os sistemas de arquivo (pois esse comando muda as permissoes de todos os arquivos de sistema para leitura e escrita);
3 - executei o DPKG - Reparar pacotes quebrados (repete o processo acima);
4 - RESUME - inicializacao normal. A tela retorna um pouco desconfigurada, sem o grafico legal, mas, não se preocupe, reinicie e estara tudo normal. Após a reinicializacao, o erro "sudo: /etc/sudoers mode 0777, shoukd be 0440" muda para /etc/sudoers.d/READEME: permissão negada", porem, você ja consegue acessar o terminal em modo ROOT (muito importante isso);
5 - agora, acessando o sistema em modo grafico, reinstalei o sudo;

5.1 - acessando o terminao como root (sudo su);
5.2 - [em modo root] fiz um backup da sudoers:
cp /etc/sudoers /etc/sudoers.bkp

5.3 - [em modo root]fiz um backup da sudoers.d:
cp /etc/sudoers /etc/bkp-sudoers.d

5.4 - [em modo root]removi o sudo pelo apt-get:
sudo apt-get remove --purge sudo
(repare na descricao desse processo), comigo o diretorio /etc/sudoers.d não foi removido, entao, removi no braço, dei permissao
chmod 7777 -R /etc/sudoers.d
e em seguida
rm -r /etc/sudoers.d/

5.5 - [em modo root]fiz a nova instalacao do sudo:
apt-get install sudo

6 - por fim, fiz uma listalçao qualquer usando sudo e pronto, o erro desapareceu.

Espero que esses passos funcionem com vocês tambem.

Abraços

andregeraldi

Re: [RESOLVIDO] sudo: /etc/sudoers mode 0777, shoukd be 0440

Mensagempor Ron Alon » Ter, 9 de Outubro 2012, 16:30

Nunca aconteceu isso comigo. Mas que bom que conseguiu resolver e que postou aqui para nós como fazer para reinstalar o sudo.

:obrigado:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: [RESOLVIDO] sudo: /etc/sudoers mode 0777, shoukd be 0440

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Outubro 2012, 18:05

Ron Alon (09-10-2012, 16:30) escreveu:Nunca aconteceu isso comigo. Mas que bom que conseguiu resolver e que postou aqui para nós como fazer para reinstalar o sudo.

:obrigado:

Depois de ler o tópico do andregeraldi pensei exatamente isso!

andregeraldi, o que você fez é o que peço sempre para fazer: quando descobrir uma solução partilhar no fórum todo o procedimento e modificar o título para "resolvido". Ficou perfeito. Claro que não sei se a solução é realmente essa, mas creio que sim, portanto os meus parabéns pela excelente iniciativa! :OK:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais