Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:40 Pesquisa avançada

Ubuntu não lê CD/DVD

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Ubuntu não lê CD/DVD

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:52

Evane (06-10-2012, 21:24) escreveu:Sim, é um CD já gravado (de um artista), e outros já gravados em outro OS. Nenhum é lido.

O CD do artista pode não ser lido devido a um programa anti-pirataria preparado para funcionar com alguns Sistemas, mas no Linux não é reconhecido. Quanto aos outros, se utilizou um programa de gravação fornecido pelo Sistema, apenas poderá ser lido por esse Sistema. Se usou um Programa de Terceiros, pode ter usado um formato não ISO, ou seja, usou um formato que requer a instalação de uma aplicação Paga e/ou Proprietária.

Eu próprio possuo um DVD de backup que tenho de visualizar no PC do meu irmão que tem Windows, pois foi gravado pela própria aplicação do Windows, que não é reconhecido em Sistemas Linux e MacOS. A partir desse momento passei a ter cuidado ao gravar, de escolher um formato ISO que é multi-plataforma.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Evane » Sáb, 6 de Outubro 2012, 22:52

Luis Cardoso (06-10-2012, 21:52) escreveu:
Evane (06-10-2012, 21:24) escreveu:Sim, é um CD já gravado (de um artista), e outros já gravados em outro OS. Nenhum é lido.

O CD do artista pode não ser lido devido a um programa anti-pirataria preparado para funcionar com alguns Sistemas, mas no Linux não é reconhecido. Quanto aos outros, se utilizou um programa de gravação fornecido pelo Sistema, apenas poderá ser lido por esse Sistema. Se usou um Programa de Terceiros, pode ter usado um formato não ISO, ou seja, usou um formato que requer a instalação de uma aplicação Paga e/ou Proprietária.

Eu próprio possuo um DVD de backup que tenho de visualizar no PC do meu irmão que tem Windows, pois foi gravado pela própria aplicação do Windows, que não é reconhecido em Sistemas Linux e MacOS. A partir desse momento passei a ter cuidado ao gravar, de escolher um formato ISO que é multi-plataforma.

Então, posso fazer algo em relação a isso, ou não tem solução? (meu objetivo era fazer a cópia de um outro cd, não a do artista).
Evane

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 23:21

Evane (06-10-2012, 22:52) escreveu:Então, posso fazer algo em relação a isso, ou não tem solução? (meu objetivo era fazer a cópia de um outro cd, não a do artista).

Se o CD não está num formato reconhecido pelo sistema Linux, então terá de recorrer a outro Sistema Operativo. É uma pena que certas empresas obriguem a isso, mas é assim!

Quanto ao do artista, já tentou ver se o Rhythmbox ou outro programa de áudio o conseguia abrir? Já me aconteceu não conseguir ver o conteúdo, mas conseguir ouvir a música através desses programas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Evane » Sáb, 6 de Outubro 2012, 23:28

Certo... vou ver se consigo com o VirtualBox. Obrigada!
Evane

Mensagempor Evane » Dom, 14 de Outubro 2012, 22:44

E muito tempo depois, aqui estou eu de novo. O problema persiste, mesmo para ler um CD q eu gravei com o K3b... E aí? Eu consigo gravar mas não consigo ler... :´(
Evane

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 15 de Outubro 2012, 1:00

Evane (14-10-2012, 22:44) escreveu:E muito tempo depois, aqui estou eu de novo. O problema persiste, mesmo para ler um CD q eu gravei com o K3b... E aí? Eu consigo gravar mas não consigo ler... :´(

Isto é deveras estranho, eu já usei K3b e nunca tive razão de queixa o.0 que se estará a passar com a sua drive de CD/DVD ou com o seu Ubuntu?

Uma questão, trata-se de uma torre ou de um portátil?

Eu sei que pode parecer uma ideia boba, mas na verdade, também houve uma altura em que tive problemas na leitura e tudo se devia a uma falta de limpeza da lente do leitor. Para tal tive de adquirir um CD de limpeza e ao fim de o correr por duas vezes, o leitor voltou a ler os CD's. Se se tratar de um portátil, o mais certo é este tipo de situações acontecer, de tempos a tempos. Depende apenas do uso que lhe damos!

No entanto, apesar de não se conseguir ler um CD, é possível gravá-lo, pois é usado um laser mais potente na gravação para poder causar "deformação" na superfície do disco.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Evane » Seg, 15 de Outubro 2012, 13:36

É um portátil...
Entendi agora, deve ser isso msm... obrigada!
Evane

Mensagempor Ron Alon » Seg, 15 de Outubro 2012, 13:44

Eu já tive problemas com marcas de dvds virgens no meu portátil...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 15 de Outubro 2012, 13:52

Mas para ser problemas não do Ubuntu, tem de funcionar no Windows. No windows funciona?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Questões gerais