Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:13 Pesquisa avançada

Ubuntu + Inskcape muito lento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Ubuntu + Inskcape muito lento

Mensagempor Ron Alon » Seg, 15 de Outubro 2012, 15:19

Já notei isso também, Cláudio. Pra coisas rápidas, ele é rápido. Agora quando tem zoom, imagens e outras coisas, ele é muito lento.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Xterminator » Seg, 15 de Outubro 2012, 21:45

Para trabalhar com vetores, acho que a utilização do mesmo é normal
não vejo problemas em ter níveis de zoom em até 2000%, eu trabalho com imagens complexas e não tenho problemas quanto a isto, agora se você quer utilizar efeitos que não sejam vetorias,blur entre outras coisas, aí realmente ele vira um carroça. você consegue minimizar isto diminuindo a qualidade da vísualização dos filtros, lembrando que os efeitos do inkscape não são vetores, em vetor acho que o blur deve ser usado de forma moderada e se possível nem utilizado dependendo do tipo de arte que deseja.
A Estetica do desenho vetorial utilizando somente vetores e muito mais bela, e criativa já que o filtro blur acaba por deixar a pessoa preguiçosa, obviamente isto depende do resultado final desejado.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Outubro 2012, 1:52

Mas, Xterminator, como vai fazer uma sombra? Usar um degradê para produzir uma sombra?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Ter, 16 de Outubro 2012, 2:58

Claudio Novais (16-10-2012, 1:52) escreveu:Mas, Xterminator, como vai fazer uma sombra? Usar um degradê para produzir uma sombra?

Você pode utilizar gradientes e objetos em tamanhos diferentes para se fazer uma sombra sem a necessidade eis um exemplo.
http://xterminador.deviantart.com/art/W ... 81857&qo=0
Este desenho foi criado com uma das primeiras versões do inkscape se eu ainda me lembro 2005, que ainda era somente um sodipodi modificado, na verdade era simplesmente o sodipodi com outro nome.
O Inkscape vai ficar perfeito, quando tiver a possibilidade de criar malhas de gradiente
daí poderemos criar vetores realísticos sem a necessidade de filtros.

Aqui tem um tutorial interessante se você quer fazer arte simples e bela é bom dar uma olhada, a maior vantagem é a rapidez na renderização da imagem, para o caso de ícones em SVG.
http://fc05.deviantart.net/fs70/i/2011/ ... 46hqz7.png
Imagem
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Outubro 2012, 3:06

Xterminator, muito obrigado por essa imagem ilustrativa. Realmente a utilização de "gradientes em camadas" é algo que produz efeitos quase perfeitos, o que é ótimo para ter desenhos SVG leves.

Efetivamente já vi vários ícones (de temas conhecidos para o Ubuntu) que têm os ícones com esse tipo de sombras, sim. Mas a verdade é que isso só é bom para imagens pequenas. Quando queremos mostrar com qualidade melhor, por exemplo novos Dashs do Unity e Gnome-SHell, ou até em lançadores como o Gnome-Do, vê depois que é uma sombra "falsa".

Em todo o caso, você falou num ponto muito interessante que seria abstração dos blurs e sombras. No caso dos blurs não era fácil, mas nas sombras e degradês seria. O que quero dizer com isto é: podíamos ter diferentes níveis de Vistas e diferentes níveis de exportação, gerando diferentes qualidades conforme a necessidade.

Sei que as vistas para ocultar as sombras e blurs já existem, aliás, uso-as com frequência por causa do enorme peso. Mas agora uma funcionalidade de abstração para vistas e exportações seria algo muito útil mesmo!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Ter, 16 de Outubro 2012, 3:29

Claudio Novais (16-10-2012, 3:06) escreveu:Xterminator, muito obrigado por essa imagem ilustrativa. Realmente a utilização de "gradientes em camadas" é algo que produz efeitos quase perfeitos, o que é ótimo para ter desenhos SVG leves.

Efetivamente já vi vários ícones (de temas conhecidos para o Ubuntu) que têm os ícones com esse tipo de sombras, sim. Mas a verdade é que isso só é bom para imagens pequenas. Quando queremos mostrar com qualidade melhor, por exemplo novos Dashs do Unity e Gnome-SHell, ou até em lançadores como o Gnome-Do, vê depois que é uma sombra "falsa".

Em todo o caso, você falou num ponto muito interessante que seria abstração dos blurs e sombras. No caso dos blurs não era fácil, mas nas sombras e degradês seria. O que quero dizer com isto é: podíamos ter diferentes níveis de Vistas e diferentes níveis de exportação, gerando diferentes qualidades conforme a necessidade.

Sei que as vistas para ocultar as sombras e blurs já existem, aliás, uso-as com frequência por causa do enorme peso. Mas agora uma funcionalidade de abstração para vistas e exportações seria algo muito útil mesmo!

Entendo o que você quis dizer, eu quando quer trabalhar em imagens com blur utilizo a pré-visualização de ícone, nela qualquer alteração feita no desenho é vista em tempo real
o único problema é que o tamanho máximo desta visualização é 128X128, e a minha opinião sobre o uso de blur em interfaces? "odeio" requer um placa de vídeo decente, e um driver decente também, o que hoje não temos no mundo opensource.
O Inkscape tem muito que melhorar quanto a isto, mas temos que dar o crédito pois é um programa que livrou muita gente das mãos do software proprietário.
Confesso que ultimamente não tenho divilgado tanto o Inkscape como fiz no passado, mans tenho a plena certeza que os usuários antigos que acreditam neste projeto, deram a sua contribuição e hoje vemos os resultados, hoje todos podem Desenhar livremente, o limite é só a imaginação, e o hardware :-)
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Outubro 2012, 4:03

Sem dúvida! Sobre esse aspeto das placas de vídeo, na minha opinião os ícones devem ser exportados em png para terem a máxima qualidade sem o peso intrínseco da vetorização. Sei que o PNG é também um formato pesado, mas creio que, pelo menos vendo a performance do Firefox, o SVG é bem mais pesado que o PNG.

Claro que isto é preciso medir e balancear muito bem as coisas, por exemplo SVG pode ter um tamanho bastante inferior a um PNG, já noutros casos isso pode ser o inverso. Já para não falar de que o facto de ser pequeno não significa que o processamento para o abrir seja leve, antes pelo contrário.

Há muitas variantes, sim, mas no fundo ter um formato com ótima qualidade final é algo que se deve dar prioridade. E no caso concreto de ícones do Ubuntu, creio que devemos dar o máximo de prioridade à qualidade final! Seja ela através de PNGs ou SVGs ou através de degradês em camada ou de blur.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Questões gerais