Fiquei espantado por ainda nao terem falado aqui
Resolvi instalar Arch num computador a pouco tempo e fiquei fascinado com o sistema operativo.
O arch pode-se dizer que é o Kernel e um gestor de pacotes (pacman). Ou seja, é um sistema operativo completamente limpo. Nao traz nada, cabe ao utilizador instalar tudo o que quiser, inclusivé o ambiente gráfico.
Assim como instalar, é preciso configurar. Isto porque normalmente os programas que sao isntalados em Ubuntu, por exemplo o apache, ja vem configurado. No arch nao, todo o trabalho é realizado pelo utilizador.
Mas nao se assustem, porque nao é assim tao complicado. O arch tem DE LONGE a melhor documentaçao disponivel sobre um sistema operativo.
A documentaçao apenas presume que voces saibam editar ficheiros (e adquirir permissoes quando necessario) e navegar pela estrutura de ficheiros. De resto está tudo documentado (em ingles) e "esmiuçado" até ao ultimo promenor.
A comunidade é tambem bastante activa e alguma duvida colucada num fórum é rapidamente respondida.
Os pontos fortes do sao a personalizaçao configuraçao total do sistema , e o sistema de pacotes que achei veneravel.
Quando instalo algum programa pelo codigo fonte, em Mint ou Ubuntu, se me faltar uma dependencia a consola mostra me o seu nome, mas se eu o escrever no APT quase nunca encontro um resultado, ou seja tenho que andar sempre a procura do nome do pacote para instalar. No arch aparece o nome do pacote logo é so instalar pelo pacman.
Depois vem o ABS e o AUR.
O ABS é um sistema que permite atravez do codigo fonte, criar um pacote instalavel pelo pacman. Ou seja com um ficheiro de configuraçao (normalmente escrito por utilizadores, disponivel no AUR para variadissimos programas) faz os preparativos (incluindo a instalaçao de dependencias) para que o pacman possa simplesmente instalar o programa.
Quando o instalei pensei que ia sentir falta dos pacotes .deb, mas depois de me familiarizar com a coisa ja nao quis saber de .deb para nada
Outra coisa interessante é a disponibilizaçao de todas as versoes de qualquer programa, podendo assim fazer downgrades.
Neste momento na minha opiniao o pior da distribuição é um dos seus melhores aspectos, ser rolling distro, e por isso o suporte ao gnome2 ja era. Ainda pode ser instalado mas ou ficamos sem actualizar o sistema, ou este vai acabar por ficar instavel, devido as aplicaçoes ja nao serem suportadas pelo gnome2.
Experimentem, é sem duvida uma distribuiçao interessante.