Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:42 Pesquisa avançada

Disponibilizada a capa do Ubuntu 12.10 [Artwork]

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Disponibilizada a capa do Ubuntu 12.10 [Artwork]

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 19 de Outubro 2012, 18:05

Claudio Novais (19-10-2012, 13:41) escreveu:Apesar da artwork do pessoal do Ubuntu ter sido algo bem sucedido, há sempre alternativas que sempre surgem e por vezes são excicionais. Claro que isto é uma questão de opinião, mas eu gostei muito desta capa para o CD:

Visto no site: DoctorMo's Blog » Blog Archive » Fav CD Media for 12.10

Se quiserem fazer download, aqui está o ficheiro para imprimir no CD:

Deveriam fazer uma coleção com todas as versões do ubuntu nesse mesmo design. Eu com certeza compraria. o.0
Davysson Silva

Mensagempor Thiago » Seg, 22 de Outubro 2012, 3:04

Fico triste em saber que uma distro tão promissora vem se fechando e excluindo cada vez mais uma comunidade que mesmo sendo a menor parte, fez tanto em prol do linux.
Essa arte, assim como outras ideias vindo da comunidade são tão boas quanto as da própria canonical.
Acredito que se a Canonical passar a reconhecer a comunidade mais como uma parceira e não como uma área de escape para suprir as deficiências da empresa, o sistema iria ficar muito melhor, a empresa iria lucrar muito mais e todos nós nos beneficiaríamos :)

Mas é claro, essa é uma opinião pessoal minha
Thiago

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 22 de Outubro 2012, 7:38

Thiago (22-10-2012, 3:04) escreveu:Fico triste em saber que uma distro tão promissora vem se fechando e excluindo cada vez mais uma comunidade que mesmo sendo a menor parte, fez tanto em prol do linux.
Essa arte, assim como outras ideias vindo da comunidade são tão boas quanto as da própria canonical.
Acredito que se a Canonical passar a reconhecer a comunidade mais como uma parceira e não como uma área de escape para suprir as deficiências da empresa, o sistema iria ficar muito melhor, a empresa iria lucrar muito mais e todos nós nos beneficiaríamos :)

Mas é claro, essa é uma opinião pessoal minha

Estou de acordo contigo como por exemplo o caso ubuntu tweak recentemente
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 22 de Outubro 2012, 14:07

Thiago (22-10-2012, 3:04) escreveu:Acredito que se a Canonical passar a reconhecer a comunidade mais como uma parceira e não como uma área de escape para suprir as deficiências da empresa, o sistema iria ficar muito melhor, a empresa iria lucrar muito mais e todos nós nos beneficiaríamos :)

Eu acho que só a Canonical é que ainda não reparou nisso!

Bom, na verdade eu compreendo: eles provavelmente atualmente estão direcionados para o mundo empresarial e querem fazer algo não modificável pelos utilizadores "normais". Até aí ok. O problema é que para serem reconhecidos no mundo empresarial têm de ser mais que conhecidos no mundo doméstico. Algo que a Microsoft sempre fiz e digam o que quiserem: fez bem, lucrou e muito!

Portanto ao nível doméstico o contentamento tem de ser muito bom, ou seja a comunidade tem de estar satisfeita caso contrário não vão ser bem sucedidos. O que tenho visto regularmente é um descontentamento enorme por causa da falta de interesse para com a comunidade. E distros como o Mint estão a começar a ter um impacto suficiente para um dia destes os novos utilizadores comecem pelo Mint naturalmente em vez do que acontece hoje com o Ubuntu.

Em suma, ou a Canonical começa a ouvir a comunidade e a aceitar os patches da comunidade que sabe programar muito melhor que a equipa da Canonical, ou então "vão morrer na praia". Se muitos dos patches que a comunidade fez para o Unity tivessem sido aceites, nomeadamente o da barra lateral poder ficar no fundo do ecrã, tenho a certeza que muitos dos descontentamentos teriam sido evitados!!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Thiago » Seg, 22 de Outubro 2012, 15:54

Claudio Novais (22-10-2012, 14:07) escreveu:
Thiago (22-10-2012, 3:04) escreveu:Acredito que se a Canonical passar a reconhecer a comunidade mais como uma parceira e não como uma área de escape para suprir as deficiências da empresa, o sistema iria ficar muito melhor, a empresa iria lucrar muito mais e todos nós nos beneficiaríamos :)

Eu acho que só a Canonical é que ainda não reparou nisso!

Bom, na verdade eu compreendo: eles provavelmente atualmente estão direcionados para o mundo empresarial e querem fazer algo não modificável pelos utilizadores "normais". Até aí ok. O problema é que para serem reconhecidos no mundo empresarial têm de ser mais que conhecidos no mundo doméstico. Algo que a Microsoft sempre fiz e digam o que quiserem: fez bem, lucrou e muito!

Portanto ao nível doméstico o contentamento tem de ser muito bom, ou seja a comunidade tem de estar satisfeita caso contrário não vão ser bem sucedidos. O que tenho visto regularmente é um descontentamento enorme por causa da falta de interesse para com a comunidade. E distros como o Mint estão a começar a ter um impacto suficiente para um dia destes os novos utilizadores comecem pelo Mint naturalmente em vez do que acontece hoje com o Ubuntu.

Em suma, ou a Canonical começa a ouvir a comunidade e a aceitar os patches da comunidade que sabe programar muito melhor que a equipa da Canonical, ou então "vão morrer na praia". Se muitos dos patches que a comunidade fez para o Unity tivessem sido aceites, nomeadamente o da barra lateral poder ficar no fundo do ecrã, tenho a certeza que muitos dos descontentamentos teriam sido evitados!!!

Concordo plenamente!
A equipe de desenvolvimento da Canonical não é tão boa quanto a comunidade, pois se contrário, eles fariam um trabalho semelhante ou melhor que o trabalho feito pela comunidade KDE.
Outro ponto que você tocou que é de extrema importância, é o fato de dar atenção aos usuários e não apenas as empresas.
Pois são os usuários que vão utilizar o sistema na empresa, e se ele estiver habituado com o sistema, sendo o mesmo que ele utiliza na sua casa, seria muito mais fácil a aceitação e a migração.

Não sei qual o objetivo da Canonical, mas uma coisa é fato, eles estão traçando um caminho duvidoso.
Espero que eles estejam corretos, mas duvido muito que isso seja possível :troll:
Thiago

Mensagempor Hugo Caluête » Seg, 22 de Outubro 2012, 17:39

Aproveitando que vocês estão falando de usuário final satisfeito vou desabafar...

Porque olha.... esse fim de semana eu sofri na mão do ubuntu/nvidia/ppa.

Não me considero um usuário doméstico normal, sou desenvolvedor de software a mais de 5 anos, e infelizmente usuário linux/ubuntu a pouco mais de 1 e infelizmente tenho que dizer que atualmente nossa distro favorita esta longe de ser user-friendly.

Existe duas coisas que eu escuto durante minha vida profissional inteira que são padrões e carinho com o retoque final na hora da entrega...

Um "problema" de software livre digo isso pelo java com que trabalho, Android e Ubuntu que uso, falta padrão, e quando eu falo padrão não é lacrar o sistema e impedir formar alternativas, quando eu falo padrão digo que a responsável pela distro deveria dizer por exemplo: "caso você queira trabalhar com placa de vídeo de x fabricante recomendamos que siga esse procedimento.", e então a comunidade decide como vai fazer, se vai seguir o recomendado ou não.

O problema do retoque final é se você vai lançar uma nova versão de distribuição, que tal negociar com todos os seus principais parceiros/colaboradores tanto via lauchpad quanto via qualquer outra forma de distribuição, um suporte a nova versão? é bem ruim por exemplo você querer instalar uns software que você sempre usa e descobrir que ainda não existe o repositório para o mesmo.

Bom desculpa pela longa resposta mas eu acho que enquanto essas coisas simples não existirem ou estiverem fortemente divulgadas para toda a comunidade, teremos um sério problema com usuários domésticos padrões... pois, infelizmente embora nós saibamos que windows realmente é muito ruim por N motivos... para o usuário final o que importa é que ligou funcionou(na maioria das vezes) com tudo que ele quer... e quando ele quer instalar algo a versão quase sempre é compatível.

Posso estar errado mas como dizem em um podcast que gosto muito... essa foi só minha opinião fecal

Hugo Caluête

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 22 de Outubro 2012, 18:15

É verdade sim Hugo! O que interessa para o utilizador final é o produto final e nada mais. Não adianta que tenha a opção X ou Y a mais que a concorrência. Acima de tudo o utilizador quer o presente e não pensa no futuro. Por isso mesmo aceitam sempre o Windows pois efetivamente na maioria dos casos ele funciona 100% no ato da compra (não adianta mandarem exemplos pontuais que provem o contrário, pois isto é o normal).

Claro que o Windows a médio prazo é fraco, mas as pessoas não querem saber disso! Acima de tudo a estabilidade logo à partida devia ser o ponto fulcral, mas na verdade quando sai um Ubuntu, ele demora sempre semanas a estabilizar, infelizmente. Já para não falar nessa problemática dos repositórios ainda não estarem a 100%.

Por exemplo fui agora ver um repositório que acho fulcral para qualquer utilizador que não tem ainda compatibilidade com o UBuntu 12.10:

Para mim este repositório é importantíssimo para a minha placa de vídeo Nvidia Optimus. Portanto agora que vi isto não posso migrar para o Ubuntu12.10. É triste ver estas coisas principalmente porque este repositório não é de terceiros, é da "casa".
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Hugo Caluête » Seg, 22 de Outubro 2012, 19:18

Cláudio foi justamente neste repositório e em alguns outros que eu tropecei durante o fim de semana...

A solução para isto? Voltei para a versão anterior e vou aguardar a solução...

Sinceramente acho que não adianta cumprir o prazo de entrega das releases e ficar esse tipo de furo.

Bom pelo menos uma decisão eu tomei... vou tentar um envolvimento maior com o desenvolvimento de ferramentas para o SO, por exemplo uma ferramenta básica do Ruindows 7 que eu acho que caberia muito bem no Ubuntu, seria uma verificação de compatibilidade dos software instalados com a nova versão, antes do usuário efetivamente fazer a atualização para uma nova versão

Vou estudar mais sobre isso

Hugo Caluête

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 22 de Outubro 2012, 19:30

Isso seria ótimo e não me parece muito dificil uma primeira versão básica. Sugestão: por cada repositório verificar qual a compatibilidade por SO. Numa versão posterior, poderia utilizar as primitivas do apt-get/dpkg para ver que pacotes utilizam repositórios externos e indicaria a compatibilidade segundo esses pacotes.

DIgo isto pois muita gente acaba por desinstalar programas sem remover repositórios.

Sobre o quote abaixo, qualquer pessoa "normal" diz o mesmo, mas a Canonical continua a fazer isto e a denegrir o seu próprio nome que outrora foi sinónimo de distro com melhor qualidade numa fresh-install para iniciantes.
Hugo Caluête (22-10-2012, 19:18) escreveu:Sinceramente acho que não adianta cumprir o prazo de entrega das releases e ficar esse tipo de furo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Ter, 23 de Outubro 2012, 11:49

Evite a dor do Windows 8 e tenha outras dores.
Ubuntu 12.10.
Ron Alon
Redator Geekzinho

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias