Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:42 Pesquisa avançada

É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz?

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz?

Mensagempor getufu » Ter, 23 de Outubro 2012, 16:21

Olá a todos da comunidade! Esse é meu primeiro tópico, sobre uma dúvida que já tenho, que é a seguinte:

É possível apagar as partições /home e SWAP e reformatá-las sem formatar ou apagar a partição Raíz? Tenho interesse em fazer isso no caso de eu querer aumentar ou diminuir o espaço dedicado à SWAP, e igualmente aumentar ou diminuir o espaço dedicado aos meus arquivos na /home, sem no entanto ter que formatar e instalar novamente a partição Raíz, além de todas as atualizações que ela faz pela internet. Mas se eu fizer isso, a atual instalação do ubuntu irá parar de funcionar, ou não?

OBS: Não tenho interesse em salvar nenhum dos meus dados ou configurações pessoais da /home.

Bom pessoal, pra quem estiver com a mesma dúvida, a solução que os membros me deram foi essa:

Claudio Novais (23-10-2012, 18:16) escreveu:Confirmadíssimo miles_maverick! :yeah:

getufu, se puder ponha este procedimento logo no seu primeiro post editando-o para quem quiser ter a resposta rapidamente!

Procedimento para formatar a /home e continuar com o Ubuntu funcional

É possível formatar a /home e continuar com o Ubuntu funcional. Para tal, formata-se a partição /home com um liveCD com o Gparted, por exemplo o Ubuntu 12.04.

Depois arranca-se como normalmente com o Ubuntu. Se se fizer login, o Ubuntu não irá conseguir fazer nada pois não tem a pasta do utilizador na partição /home, visto que foi formatada. Para solucionar isso basta:
  • Arrancar com o Ubuntu;
  • No login, em vez de o fazer, deve aceder ao tty1, um terminal/ambiente alternativo. Para aceder basta fazer a combinação de teclas CTRL+ALT+F1;
  • Faça o Login no terminal:
    • Digite o username e dê Enter;
    • Digite a senha e dê Enter;
  • Escreva o comando seguinte, tendo em conta que deve substituir a palavra USERNAME pelo nome do seu utilizador (o utilizador que fez login acima):
    sudo chown USERNAME /home/USERNAME
  • Volte ao ambiente do Login, fazendo a combinação de teclas CTRL+ALT+F7;
  • Faça login como normalmente faz e aguarde pois serão recriadas as pastas de configurações
Editado pela última vez por getufu em Ter, 23 de Outubro 2012, 18:30, em um total de 1 vez.
getufu

Re: É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 16:48

Olá getufu,

Formatar partições uma a uma, pode sim! Basta abrir o Gparted (recomendo vivamente que use o gparted num liveCD para ter as partições não-montadas) e escolher formatar a partição que você quer!

Entretanto, mais concretamente, a SWAP é formatada todas as vezes que você reinicia o computador, portanto, se você pode formatar? Pode sim, mas para o fazer não precisa de aplicativo nenhum, é só reiniciar. Isto ocorre pois os sistemas baseados em Linux têm um padrão que é: quando encontrar uma partição com o tipo de ficheiro linux-swap, então essa partição não é mais que um espaço de utilização de memória auxiliar. Espaço esse que não tem qualquer valor ao nível de informação previamente guardada. (creio que expliquei tudo sobre a swap, mas se tiver dúvidas, não hesite em perguntar novamente)

Quanto à questão de apagar a /home e saber se o Ubuntu arranca, realmente não sei o que acontece. Teoricamente ele cria uma nova pasta com o seu nome de utilizador. Mas nunca testei. Vou fazer isso agora e digo-lhe a resposta em 5 minutos! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor getufu » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:03

Com relação à SWAP, se entendi sua resposta, então posso aumentar ou diminuir o tamanho dedicado a ela com o Gparted (utilizando a mídia externa, de preferência) no momento em que eu bem entender (embora eu não vá modificar isso mais que uma vez agora), sem causar mal algum ao Raíz, não é isso? Com relação à /Home, fico ansiosamente no aguardo :p

E aproveitando mais uma oportunidade, fui tentar achar o Gparted na busca do Ubuntu (painel inicial) e não achei. O máximo que achei foi o "Utilitário de unidades". Ele só está instalado na mídia de instalação do ubuntu, é isso?
getufu

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:16

Sim, o Gparted só vem instalado no LiveCD. Pode instalar se quiser no seu ubuntu, no entanto recomendo vivamente a utilização dod LiveCD.

Sobre a Swap, pode mexer nela da maneira que quiser. Tenha em atenção é que se quer aumentar o tamanho dela vai ter de diminuir noutros sítios e aí há sempre um risco, mesmo que diminuto, de perda de dados.

Sobre formatar a /home, não é possível. Estive agora a testar e o Ubuntu não cria os ficheiros necessários. Experimentei criar apenas a pasta com o nome do utilizador e também não funcionou. Provavelmente tem alguma pasta que precisa para fazer o login e não arranca por causa disso.

O melhor será você "formatar" manualmente :p Ou seja, o melhor é você ir ~apagando pastas e ver se ele faz login e descobrir até onde pode apagar. De salientar que este "~apagar" significa você mudar a pasta para uma pasta qualquer que você tenha temporária. Assim se o Ubuntu não arrancar você volta a pô-la no mesmo sítio! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor getufu » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:25

Muito obrigado pelas informações, Claudio! Tanto o forum quanto o site do Ubuntued estão de parabéns, pelo excelente trabalho!
getufu

Mensagempor João Cláudio » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:29

Só pra deixar bem explícito algo que pode fazer alguma diferença.

Você pode aumentar e diminuir os tamanhos das partições sem precisar formata-las!
Claro, tenha em mente que isso levará bastante tempo, uma vez que o sistema irá realocar todos os dados "mais pra frente ou mais atrás" dentro da partição para poder liberar espaço. Então, certifique-se que tenha espaço livre na partição que deseja liberar.

Outro ponto importante é que isso só pode ser feito quando uma partição está lado a lado com a que irá expandir. Não sei qual a lógica nisso, mas digo que já o fiz, não perdi nenhum dado, só demorou algumas horas...

Espero que seja útil, mas já que não tem interesse em guardar configurações e dados da /home, a melhor alternativa é formatando mesmo. :yeah:
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:39

Atenção, eu também nunca perdi dados a redimensionar João Cláudio, mas os nossos dois exemplos não são a realidade. Conheço muita gente que acabou por perder alguns dados (creio que só conheço gente que usava o sistema de ficheiros do Windows :p ) portanto devemos ter sempre o máximo de cautela ao redimensionar, fazendo backups.

Nunca é demais a precaução nestes casos de redimensionamento!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor João Cláudio » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:44

Claro claro, quando fiz isso levei a madrugada inteira exatamente por fazer o backup, copiar e voltar. Foi uma madrugada de angustia, se eu perco os 120Gb da minha coletânea de músicas, eu morro!! :medo: :medo: :medo: :medo: :medo: :medo: :medo: :medo:

Mas, você sabe explicar isso Cláudio? O fato de só aceitar expandir se tiver lado a lado com a partição que será reduzida?
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor miles_maverick » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:53

Claudio Novais (23-10-2012, 16:48) escreveu:Olá getufu,

Formatar partições uma a uma, pode sim! Basta abrir o Gparted (recomendo vivamente que use o gparted num liveCD para ter as partições não-montadas) e escolher formatar a partição que você quer!

Entretanto, mais concretamente, a SWAP é formatada todas as vezes que você reinicia o computador, portanto, se você pode formatar? Pode sim, mas para o fazer não precisa de aplicativo nenhum, é só reiniciar. Isto ocorre pois os sistemas baseados em Linux têm um padrão que é: quando encontrar uma partição com o tipo de ficheiro linux-swap, então essa partição não é mais que um espaço de utilização de memória auxiliar. Espaço esse que não tem qualquer valor ao nível de informação previamente guardada. (creio que expliquei tudo sobre a swap, mas se tiver dúvidas, não hesite em perguntar novamente)

Quanto à questão de apagar a /home e saber se o Ubuntu arranca, realmente não sei o que acontece. Teoricamente ele cria uma nova pasta com o seu nome de utilizador. Mas nunca testei. Vou fazer isso agora e digo-lhe a resposta em 5 minutos! ;)

Isso não acontece... Já aconteceu isso, e o usuário não logou, só no tty1. Nesse ponto recriei a pasta e dei permissão para meu usuário (rocky)
Fiz basicamente isso:

sudo bash

Digite sua senha
sudo mkdir /home/rocky

Dê permissão
sudo chown rocky /home/rocky

e pronto...
miles_maverick

Mensagempor miles_maverick » Ter, 23 de Outubro 2012, 17:55

Claudio Novais (23-10-2012, 17:16) escreveu:Sim, o Gparted só vem instalado no LiveCD. Pode instalar se quiser no seu ubuntu, no entanto recomendo vivamente a utilização dod LiveCD.

Sobre a Swap, pode mexer nela da maneira que quiser. Tenha em atenção é que se quer aumentar o tamanho dela vai ter de diminuir noutros sítios e aí há sempre um risco, mesmo que diminuto, de perda de dados.

Sobre formatar a /home, não é possível. Estive agora a testar e o Ubuntu não cria os ficheiros necessários. Experimentei criar apenas a pasta com o nome do utilizador e também não funcionou. Provavelmente tem alguma pasta que precisa para fazer o login e não arranca por causa disso.

O melhor será você "formatar" manualmente :p Ou seja, o melhor é você ir ~apagando pastas e ver se ele faz login e descobrir até onde pode apagar. De salientar que este "~apagar" significa você mudar a pasta para uma pasta qualquer que você tenha temporária. Assim se o Ubuntu não arrancar você volta a pô-la no mesmo sítio! ;)

Além de criar a pasta tem que dar a permissão para o usuário...
miles_maverick

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu