É possível apagar as partições /home e SWAP e reformatá-las sem formatar ou apagar a partição Raíz? Tenho interesse em fazer isso no caso de eu querer aumentar ou diminuir o espaço dedicado à SWAP, e igualmente aumentar ou diminuir o espaço dedicado aos meus arquivos na /home, sem no entanto ter que formatar e instalar novamente a partição Raíz, além de todas as atualizações que ela faz pela internet. Mas se eu fizer isso, a atual instalação do ubuntu irá parar de funcionar, ou não?
OBS: Não tenho interesse em salvar nenhum dos meus dados ou configurações pessoais da /home.
Bom pessoal, pra quem estiver com a mesma dúvida, a solução que os membros me deram foi essa:
Claudio Novais (23-10-2012, 18:16) escreveu:Confirmadíssimo miles_maverick!
getufu, se puder ponha este procedimento logo no seu primeiro post editando-o para quem quiser ter a resposta rapidamente!Procedimento para formatar a /home e continuar com o Ubuntu funcional
É possível formatar a /home e continuar com o Ubuntu funcional. Para tal, formata-se a partição /home com um liveCD com o Gparted, por exemplo o Ubuntu 12.04.
Depois arranca-se como normalmente com o Ubuntu. Se se fizer login, o Ubuntu não irá conseguir fazer nada pois não tem a pasta do utilizador na partição /home, visto que foi formatada. Para solucionar isso basta:
- Arrancar com o Ubuntu;
- No login, em vez de o fazer, deve aceder ao tty1, um terminal/ambiente alternativo. Para aceder basta fazer a combinação de teclas CTRL+ALT+F1;
- Faça o Login no terminal:
- Digite o username e dê Enter;
- Digite a senha e dê Enter;
- Escreva o comando seguinte, tendo em conta que deve substituir a palavra USERNAME pelo nome do seu utilizador (o utilizador que fez login acima):
sudo chown USERNAME /home/USERNAME- Volte ao ambiente do Login, fazendo a combinação de teclas CTRL+ALT+F7;
- Faça login como normalmente faz e aguarde pois serão recriadas as pastas de configurações