Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:32 Pesquisa avançada

Como Instalar Ubuntu 12.04 em Dualboot/ Windows 7 e UEFI ?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Como Instalar Ubuntu 12.04 em Dualboot/ Windows 7 e UEFI ?

Mensagempor Tiger21 » Qui, 25 de Outubro 2012, 4:05

Bom pessoal, recentemente adquiri um Notebook Sony Vaio modelo SVS13A17GB e como sempre faço com meus notes fui instalar o Ubuntu 12.04 32 bits em dualboot com o Windows 7 PRO 64 bits, mas ocorreu um erro na hora do particionamento que ignorei, que foi quando fui escolher em qual partição do hd instalar o GRUB e como sempre escolhi a SDA(todo HD), só que após instalar o sistema o GRUB não carregou e passou direto pro Ubuntu, quando me lembrei que na BIOS eu havia setado o boot mode para Legacy, então retornei o boot mode para UEFI e o mesmo foi direto pro Windows. Tentei reinstalar tudo de novo, inclusive o windows, e criei uma partição a mais para colocar o GRUB de formato "biosgrub" de 100MB, mas na instalação do GRUB nessa partição ocorreu um erro fatal. Gostaria de saber se existe alguma maneira de instalar o 12.04 em dualboot com o Windows 7 sem ter que ficar alterando na BIOS entre Legacy e UEFI ?

Vlw pessoal!!!!

Tiger21

Re: Como Instalar Ubuntu 12.04 em Dualboot/ Windows 7 e UEFI

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 25 de Outubro 2012, 12:58

Eu também tenho o mesmo problema
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 13:13

Olá Tiger21,

Eu sinceramente pouco sei sobre o UEFI pois nunca mexi num sistema desses. No entanto, vendo pelo link abaixo, parece-me que se executar o procedimento na resposta principal pode resolver o seu problema. Experimente e diga-nos como correu. Se funcionar, será uma excelente matéria a abordar aqui no Ubuntued!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Tiger21 » Qui, 25 de Outubro 2012, 19:46

Claudio Novais (25-10-2012, 13:13) escreveu:Olá Tiger21,

Eu sinceramente pouco sei sobre o UEFI pois nunca mexi num sistema desses. No entanto, vendo pelo link abaixo, parece-me que se executar o procedimento na resposta principal pode resolver o seu problema. Experimente e diga-nos como correu. Se funcionar, será uma excelente matéria a abordar aqui no Ubuntued!

Olá Claudio,
Dei uma olhada na resposta desse POST e como já havia citado o ubuntu que instalei é 32 bits e já faz algum tempo que foi baixado, antes do UEFI, será que houve alguma atualização em relação a isso ??? Sei que o 12.10 já vem com o Grub 2 que dá suporte ao UEFI, mas gostaria de instalar 12.04 pois meu note tem uma Geforce e parece que no 12.10 ainda não há drivers!!!!!!! De qualquer forma vou tentar baixar o 12.04 - 64 bits e instalar pra ver se resolvo, se conseguir retorno e posto como foi aqui!!!!!!

Vlw!!!!!

Tiger21

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 25 de Outubro 2012, 22:08

Claudio Novais (25-10-2012, 13:13) escreveu:Olá Tiger21,

Por acaso este link tem um erro no título, pois indica EFI, mas na Tag está UEFI que são coisas distintas, apesar do UEFI ser baseado em EFI. No local de trabalho tenho um PC com Bios-EFI e não tive/tenho qualquer problema em ter Windows 7 + Ubuntu/Fedora! O único problema que me fez substituir o Ubuntu pelo Fedora, foi relativamente a problemas de estabilidade gráfica! Se não fosse o desktop não ter drive de CD/DVD e usar uma por USB que precisava de ser seleccionada via Bios para o arranque, eu nem sabia que estava perante um PC com EFI...

Por isso certifiquem-se que estão mesmo perante um sistema UEFI, porque se disser EFI, existe probabilidade do Linux correr, pois o EFI é da responsabilidade e propriedade da Intel. Sendo que a Intel contribui bastante no Linux, é bem possível que o seu algoritmo já esteja no Kernel há muito! Visto o EFI não ser novidade (originou nos anos 90).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Tiger21 » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:27

Ok Luís Cardoso,

Bem o meu Notebook exibe na BIOS dois modos de BOOT um é "UEFI" e o outro é "Legacy" por isso eu coloquei o título com UEFI, pois o CD do ubntu 12.04 que possuo não abre nesse modo(UEFI)!!!!!

Tiger21

Mensagempor Tiger21 » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:39

Bom pessoal já formatei o notebook várias vezes, na última instalei o Windows 7 no modo Legacy e aconteceu algo interessante. Quando vou particionar o HD na instalação do Ubuntu ele não mostra as partições do windows, porém quando rodo live CD e abro o Nautilus, lá está a partição, então abri o Gparted, mas novamente nada de mostrar as partições do windows!!!!!!

Desculpem se estou sendo leigo, mas nunca vi isso e nem faço a menor idéia pq isso acontece, estou pra desistir!!!!!!

Acho que vou me conformar em ficar entrando na bios e mudando o boot mode entre "UEFI"---> para Windows e "Legacy"---> para Ubuntu
Ah!!!! Só falta uma coisa que é tentar instalar o 12.10, mas não sei como vai ficar, pois parece que a minha geforce ainda não tem drivers apropriados pra ele!!!!!

Vlw!!!!!

Tiger21

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:42

Tiger21, sugiro que experimente o 12.10. Não tenho experiência com UEFI portanto não posso ajudar. No entanto, visto que há maior compatibilidade, experimente!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 26 de Outubro 2012, 9:10

Tiger21 (26-10-2012, 1:27) escreveu:Ok Luís Cardoso,

Bem o meu Notebook exibe na BIOS dois modos de BOOT um é "UEFI" e o outro é "Legacy" por isso eu coloquei o título com UEFI, pois o CD do ubntu 12.04 que possuo não abre nesse modo(UEFI)!!!!!

Sim, sim, no seu caso é UEFI (o mais complicado). Eu estava a referir-me ao título do link que o Cláudio tinha passado, esse é que tem o título errado, indicando EFI, quando o que está a dar problemas é o UEFI! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Tiger21 » Sáb, 27 de Outubro 2012, 3:14

Bem pessoal, acabei de instalar o 12.10 e continua o mesmo problema, o grub 2 não inicia, passa direto pro windows. Tentei reinstalar ele através do live CD, mas não adiantou. Olhem aí o comando que utilizei e o erro.

ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount -t ext4 /dev/sda4 /mnt
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
/usr/sbin/grub-bios-setup: warning: this GPT partition label contains no BIOS Boot Partition; embedding won't be possible.
/usr/sbin/grub-bios-setup: warning: Embedding is not possible. GRUB can only be installed in this setup by using blocklists. However, blocklists are UNRELIABLE and their use is discouraged..
/usr/sbin/grub-bios-setup: error: will not proceed with blocklists.

PS: instalei o Grub 2 no HD(SDA) todo, será que é preciso mudar isso e instalá-lo numa partição a parte "bios-grub" ???

Por favor se alguém souber alguma resposta me ajude!!!!!!

Vlw e Boa Noite!!!!

Tiger21

Próximo

Voltar para Questões gerais