Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 5:20 Pesquisa avançada

Arch Linux

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Arch Linux

Mensagempor zardos666 » Dom, 4 de Setembro 2011, 19:56

Fiquei espantado por ainda nao terem falado aqui :o

Resolvi instalar Arch num computador a pouco tempo e fiquei fascinado com o sistema operativo.

O arch pode-se dizer que é o Kernel e um gestor de pacotes (pacman). Ou seja, é um sistema operativo completamente limpo. Nao traz nada, cabe ao utilizador instalar tudo o que quiser, inclusivé o ambiente gráfico.

Assim como instalar, é preciso configurar. Isto porque normalmente os programas que sao isntalados em Ubuntu, por exemplo o apache, ja vem configurado. No arch nao, todo o trabalho é realizado pelo utilizador.

Mas nao se assustem, porque nao é assim tao complicado. O arch tem DE LONGE a melhor documentaçao disponivel sobre um sistema operativo.

A documentaçao apenas presume que voces saibam editar ficheiros (e adquirir permissoes quando necessario) e navegar pela estrutura de ficheiros. De resto está tudo documentado (em ingles) e "esmiuçado" até ao ultimo promenor.

A comunidade é tambem bastante activa e alguma duvida colucada num fórum é rapidamente respondida.

Os pontos fortes do sao a personalizaçao configuraçao total do sistema , e o sistema de pacotes que achei veneravel.
Quando instalo algum programa pelo codigo fonte, em Mint ou Ubuntu, se me faltar uma dependencia a consola mostra me o seu nome, mas se eu o escrever no APT quase nunca encontro um resultado, ou seja tenho que andar sempre a procura do nome do pacote para instalar. No arch aparece o nome do pacote logo é so instalar pelo pacman.

Depois vem o ABS e o AUR.

O ABS é um sistema que permite atravez do codigo fonte, criar um pacote instalavel pelo pacman. Ou seja com um ficheiro de configuraçao (normalmente escrito por utilizadores, disponivel no AUR para variadissimos programas) faz os preparativos (incluindo a instalaçao de dependencias) para que o pacman possa simplesmente instalar o programa.

Quando o instalei pensei que ia sentir falta dos pacotes .deb, mas depois de me familiarizar com a coisa ja nao quis saber de .deb para nada :p

Outra coisa interessante é a disponibilizaçao de todas as versoes de qualquer programa, podendo assim fazer downgrades.

Neste momento na minha opiniao o pior da distribuição é um dos seus melhores aspectos, ser rolling distro, e por isso o suporte ao gnome2 ja era. Ainda pode ser instalado mas ou ficamos sem actualizar o sistema, ou este vai acabar por ficar instavel, devido as aplicaçoes ja nao serem suportadas pelo gnome2.

Experimentem, é sem duvida uma distribuiçao interessante.

zardos666

Re: Arch Linux

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 5 de Setembro 2011, 22:12

Olá Zardos666,

O arch tem muitos fãs e isso por algum motivo é! Mas tal como referiste, é preciso instalar o que se quer. Acho que só por causa disso fica logo a perder para quem quer ter um sistema completo com pouco ou nenhum trabalho. É nesta vertente que eu gosto do Ubuntu.

Claro que a velocidade é um dos grandes problemas do Ubuntu que no caso do Arch isso não acontece tanto...

Sobre esses aspetos dos pacotes, existe programas que fazem muitas coisas dessas, nomeadamente o apt-build e o alien! Sobre o downgrade, é possível tanto através do Synaptic como do Apt-get!

Creio que a maioria das distribuições estão todas ao mesmo nível. A grande diferença está mais no resultado da combinação dos programas e não nas funcionalidades em si! O que quero dizer com isto é mesmo o seguinte: atualmente a grande diferença está na vertente de velocidade/processamento/memória e não nas funcionalidades que permite. Ah outro aspeto também importante que o Ubuntu é reconhecido por muitos é a sua compatibilidade com hardware. No entanto isto é tudo opensource e por isso a diferença estará apenas no atraso em ter essas compatibilidades, pois quem não tem basta reutilizar o que as outras distribuições utilizam, por isso novamente, a diferença está mesmo na performance!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor zardos666 » Seg, 5 de Setembro 2011, 22:50

Para uns é uma grande vantagem ter que instalar tudo, para outros ja nao :P

Por acaso eu ando nessas extremos porque uso Mint e Arch (recentemente) e para quem quer um pc optimizado é sem duvida a melhor opçao. E uma coisa muito interessante sao os cumentarios nos ficheiros de configuração :P Ha uns tempos abri o ficheiro /etc/sudoers no Mint porque acho que nao faz sentido o sudo usar a password do utilizador em questao, mas sim a de root e nao se compara nem de perto com os comentarios em Arch, ajudam bastante, Mas la está, cada um com as suas vantagens :D

Entendo perfeitamente o utilizador que quer o seu sistema out of the box, aliás esse é um argumento de peso na guerra de linux vs windows.

Eu por um lado, gosto da ideia, de "contruir" o sistema operativo, mas tambem gosto de um já pronto a utilizar xD

Quem gostar de aprender, é sem duvida a distribuiçao a utilizar.

Experimentei porque tanto o Mint como o Ubuntu trazem digamos, um bocadinho de lixo a mais, e conquistou me. O problema é mesmo que dá trabalho, e nem sempre fica a funcioanr como queremos.

Mas tal como referiste, é preciso instalar o que se quer. Acho que só por causa disso fica logo a perder para quem quer ter um sistema completo com pouco ou nenhum trabalho. É nesta vertente que eu gosto do Ubuntu.

Ha uns meses atraz pensava como tu :P Mas aconselho te a experimentar, nem que seja numa maquina virtual. Só o conhecimento que se adquire é uma mais valia.

Nao se pode sequer comparar a distribuiçoes como o Ubuntu, porque teem filosofias completamente diferentes. Mas vale mesmo a pena conhecer :p

zardos666

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 5 de Setembro 2011, 22:54

Eu sei bem disso pois trabalhei há uns meses em Debian! E a frescura é claramente algo muito agradável. Mas o tempo é precioso para mim! ;)

Sobre os comentários, não sei, mas acredito :)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor portaro » Ter, 6 de Setembro 2011, 21:42

gentoo experimenta, tens de configurar tudo pré sistema gráfico e pós sitema gráfico

portaro

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 7 de Setembro 2011, 17:36

Boa tarde a todos, espero que estejam bem!

Aproveitando que indicaram este ótimo sistema operacional, deixo aqui minha contribuição a quem quiser se aventurar em aprender e utilizar em seu PC o ArchLinux! Trata-se da super iniciativa do Sérgio Berlotto Jr o qual lançou um apropriado livro sobre como utilizar o ArchLinux no Desktop! Recomendo o seu projeto a todos os interessados no assunto, vale a pena o estudo! :OK:

Arch Linux- Instalação

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Qui, 8 de Setembro 2011, 17:54, em um total de 1 vez.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor zardos666 » Qua, 7 de Setembro 2011, 22:24

Ja o tinha nos meus favoritos :P

Resultou bem quando o usei, à excepçao de alguns pacotes que nao constam no pacman.

mas é sem duvida um grande livro, e melhor ainda pelo facto de ser em portugues :D

zardos666

Mensagempor abdo » Dom, 26 de Agosto 2012, 11:45

Boas

Não testei o Arch, mas estou testando o Archbang, que nada mais é do que o Arch com o gerenciador Openbox.

Desde que conheci o Kurumin (2.2) que uso apenas as distros baseadas no Debian, notadamente o Ubuntu, mas sempre procurando os sabores mais leves como o Lubuntu.

Mas durante todo o tempo em que sou usuário Linux sempre estou testando as novas distros para conhecer-las, contudo nunca havia me aventurado para fora da dupla Deb/RPM.

Agora tomei coragem e começei a me aventurar no Arch, escolhendo para isso o Archbang, por ter um LiveCD, e desta forma já ir tendo uma idéia do que ia encontrar, para isso realmente tive que ler um pouquinho sobre o sistema, como ele funciona e como se instala e se configura. Leitura não falta, alem das wiki do arch e do archbang, existem muitos tutoriais e análises em outro sites como o hardware.com.br ou o vivaolinux.com.br

Uma das primeiras coisas que te impresiona e conquista é o parco consumo dos seus escassos (no meu caso lógico) recursos. Enquanto o Lubuntu consome em torno de 220MB após ser inicializado o archbang se contenta com pouco mais de 70MB.

O Lubuntu, ao inicializar também já tem a conexão estabelecida com o Dropbox e o Ubuntu One, e realmente eu não sei em quanto isso aumentou o consumo de RAM, por sua vez o Archbang tem o Conky já inicializado.

Algo que está me preocupando é o fato de ser rolling release e sempre com os pacotes mais atuais o que causa algumas quebras destes pacotes, isto é perceptivel nas pesquisas nos fóruns e na página de bugs do Arch, mas como já disseram você pode fazer downgrade destes pacotes, o único detalhe é que ainda não cheguei lá.

Mas como, por hora, o Lubuntu seguirá sendo minha distro padrão vamos em frente, vou usar o Archbang como uma plataforma de aprendizagem.

Realmente o Arch e seus derivados não são para principiantes em Linux e/ou para os que possuem conhecimento zero da lingua inglesa.

A documentaçao apenas presume que voces saibam editar ficheiros (e adquirir permissoes quando necessario) e navegar pela estrutura de ficheiros. De resto está tudo documentado (em ingles) e "esmiuçado" até ao ultimo promenor.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Davysson Silva » Dom, 26 de Agosto 2012, 17:03

Cuidado quando forem seguir tutoriais de instalação pois o script de instalação do arch linux mudou. Aqui um ótimo tutorial já com a nova versão: http://www.mindbending.org/instalando-o ... -20120804/

PS: A wiki do arch linux é a melhor que já vi, sempre encontrei o que procurei lá, e o material é de ótima qualidade. :lu:
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 26 de Agosto 2012, 23:55

Gostei muito de ler esta sua análise Abdo! Gosto sempre muito de ver opiniões sobre programas e distribuições! São através delas que podemos tirar verdadeiras ilações, ao contrário de trailers por exemplo que normalmente só mostram a parte boa.

Sobre ser rolling release, podia ser mas com pacotes estáveis. Aí seria interessante. Não será que é possível?

Eu nunca experimentei o Arch pois não quero andar a quebrar a cabeça como você disse. Tendo conhecimentos ou não a verdade é que não é um sistema tão pronto como o Ubuntu e por isso teremos de andar a ler documentação.
Claro está que isto pode ser mau, mas em contrapartida fica-se com um ambiente estupendo! A verdade é que a eficácia final do sistema é certamente espetacular :) Vejo muita gente que utiliza o Arch e dizem sempre isso.

Tal como você disse no fim, sim, é para utilizadores experientes. É pena, mas é verdade. Ou melhor, eu diria que é para utilizadores com grande força de vontade. A maioria não tem pois não quer estar a perder tempo :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux