Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:42 Pesquisa avançada

Unity, gosto muito de você mas...

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Unity, gosto muito de você mas...

Mensagempor AmmonMa » Qui, 25 de Outubro 2012, 22:19

Atualizando minha jornada pelo XFCE.

Compiz e DockbarX foram minhas novas aquisições nessa semana. Com isso me livrei finalmente da pseudo dock claudio uma vez que até o momento estou achando a dockbarX excelente!

Alias Compiz e Emerald fizeram do meu sistema minha casa, e o melhor, eu não senti diferença de performance (a não ser no momento do boot)

Agora estou com um sistema minimalista, rápido, com um bom design e eye candy.

Cliente satisfeito.
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 22:34

Marcos, já sabe o que lhe vou dizer? Pois, basicamente partilhe a cara dele para eu averiguar:

Entretanto, sobre a DockBarX, é uma ideia baseada no Windows, certo, mas é algo que eu gosto muito! Vale bem a pena utilizar pela produtividade que acrescenta.

Sobre o Emerald, sinceramente nunca me puxou muito por ser algo relativamente instável.. :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:24

AmmonMa, testei a DockBarX e não gostei dela. Ela consome 20Mb de memória, enquanto que o Cairo-Dock não passa de 10Mb. Acho um consumo absurdo. Por causa disto utilizo o Cairo-Dock.

Já o Emerald não gosto dele, acho os temas dele muito feios. Não vendo muita utilidade para utilizá-lo.

O Compiz não me aventuro, já tive que reinstalar o Ubuntu 11.10 umas duas vezes por causa dele. Não que ele seja ruim, somente que ele não se dá bem com o Unity.
Mas como mudei para o XFCE, talvez tente correr o risco mais uma vez.
yuryrodrigues

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:29

O problema do Compiz é acima de tudo o Unity! Sempre gostei muito do compiz até aparecer o Unity. Desde que ele apareceu os problemas multiplicaram-se e muito!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor AmmonMa » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:49

No Xfce é bem mais facil e funcional o gerenciamento inclusive com o emerald. Se voce nao gostar pode voltar tudo para o normal sem reinstalar nada, usando o compiz fusion. Ou entao se voce quiser trocar pro xfwm por causa de algum app que buga com o composite, nao tem problema ta la no icone.

Compiz não retira a performance do XFCE(quer dizer, se retira nao senti a diferença). Aqui está funcionando ao máximo e eu continuo fazendo todas as minhas ações (hell, eu abri blender, 3 docs do inkscape, deixei 12 abas do chrome abertas com 3 videos do youtube rodando, e fiquei de graça escrevendo classes no eclipse só pra testar e nem o windows decorator travou). Detalhe, estou num dual core com 2gb de ram.*obvio tambem que ele deu aquela "esquentada" mas enfim.

Alias essa é uma outra funcionalidade por que no compiz fusion voce pode resetar o decorador caso ele quebre.

Assim, meu desktop claudio só teria graça mostrando com video. Imagem ele é muito normal, mas vou produzir algo bacana pra parte de temas. Estou gostando muito desse DE. O emerald está estável. Alias os unicos bugs que recebi foram de incompatibilidade do xfce com o compiz (windows previews do painel com bug, applet da area de trabalho do xfce com bug, e o gerenciador da pseudo dock em conflito com o compiz) fácil de gerenciar.

Alem do mais algumas funcionalidades que eu sentia falta no unity (grid de janelas) voltaram com força total.

Agora em dock..ok, dou o braço a torcer , contra numeros nao ha o que argumentar Se a cairo consome menos, é na cairo que vou. Confesso que adorei o design da dockbar, mas eu consigo deixar a cairo igualzinha com alguns tweaks.

Enquanto não produzo esse video, mostro um outro de um italiano usando compiz e emerald no xfce

AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:59

Você tem o Ubuntu 32bits ou 64bits? É que só com 2GB talvez seja boa ideia usar 32bits para que a memória não escasseie!

(entretanto vou editar o seu post inluindo a tag do youtube. Espero que não haja problema!)

Sobre o XFCE, cada vez mais acho que tem um futuro sólido. Vamos ver o que o futuro traz com o ElementaryOS. Se não houver muita adesão, parece-me que teremos 4 sistemas visuais a mandarem sem se saber qual vai ganhar (KDE, XFCE, Gnome e Unity). Se o Cinnamon também irá juntar-se? Creio que sim, mas está ao mesmo nível de dúvida que o elementaryOS. Só o tempo o dirá! :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor AmmonMa » Sex, 26 de Outubro 2012, 2:07

Claudio Novais (26-10-2012, 1:59) escreveu:Você tem o Ubuntu 32bits ou 64bits? É que só com 2GB talvez seja boa ideia usar 32bits para que a memória não escasseie!

(entretanto vou editar o seu post inluindo a tag do youtube. Espero que não haja problema!)

Sobre o XFCE, cada vez mais acho que tem um futuro sólido. Vamos ver o que o futuro traz com o ElementaryOS. Se não houver muita adesão, parece-me que teremos 4 sistemas visuais a mandarem sem se saber qual vai ganhar (KDE, XFCE, Gnome e Unity). Se o Cinnamon também irá juntar-se? Creio que sim, mas está ao mesmo nível de dúvida que o elementaryOS. Só o tempo o dirá! :D

Você deve. Tentei colocar o marcador do youtube e nao apareceu no "prever" então achei que estava sendo retardado :lol:

O que me anima muito Claudio é que 1 ano e meio atras, a conversa que estamos tendo agora seria completamente diferente. Um monte de DE's malucos, lentos que nao serviam pra nada que iriam matar o Linux. Hoje essas escolhas só fortalecem o Linux ainda mais. Quando mostro isso pros meus alunos (que alias foi quando toda essa coisa de instalar o compiz nasceu, eu queria mostrar os efeitos 3d pros meus alunos) eu fico orgulhoso de mostrar que esse sistema não deve nada pra ninguem. Tem seus defeitos, mas não deve nada pra ninguem.

Uso 32, nem pensei duas vezes com esse setup na hora da instalação :rox:
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Outubro 2012, 2:21

Sobre o Youtube, se você deixar o ponteiro do mouse em cima do botão recebe as ajudas! ;) Basicamente é só pôr o identificador do youtube e não o link.

Pois, é que dos 6 que eu mencionei, o KDE é incrível por ser leve e ter efeitos espetaculares, o XFCE super leve, o Elementary nem sei se será mais leve ainda, o Cinnamon está também bastante leve, o Gnome-shell caminho muito bem para esse caminho e o Unity... Bom esse continua a acrescentar funcionalidades ¬¬

Sinceramente não sei bem o que futuro traz. É que gosto muito do conceito do Unity, mas os limites da paciência já começam a ser ultrapassados. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 26 de Outubro 2012, 9:17

Claudio Novais (26-10-2012, 1:59) escreveu:Você tem o Ubuntu 32bits ou 64bits? É que só com 2GB talvez seja boa ideia usar 32bits para que a memória não escasseie!

Faltou referir o LXDE, que também é muito leve e bastante personalizável!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 26 de Outubro 2012, 22:00

AmmonMa,

Passei esta manhã instalando e configurando o Compiz. E me surpreende. Ele é super leve, rápido e estável.

A princípio imaginava que o peso do Unity tinha a ver com os grandes efeitos que ele proporcionava. Mas quando instalei o Compiz persebi que o problema não é ele e sim o próprio Unity.
Pois no meu computador ele consome no máximo 10Mb de RAM. Ou seja, não pesa quase nada.

Tive alguns probleminhas para poder habilitar ele. Primeiro que não gosto do Emerald, e não dá para rodar o XFWM4 junto com o Compiz. No entatno o Compiz tem seu próprio gerenciador de janela, que usa temas GTK do Gnome. Então não foi um problema e sim uma benção. Pois os temas para o XFCE são muito escassos.
Outro probleminha foi que não consegui fazer funcionar o Cubo 3D. Acho que minha placa de vídeo é muito ruim...

Fora isso ele é ótimo. Consegui adicionar quase todos os efeitos do Unity no XFCE.

E só tenho a te agradecer por me lembrar deste belíssimo programa que é o Compiz.

Se quiser ver as screenshots do meu XFCE:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=30&t=18&p=26488#p26484
yuryrodrigues

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos