Este repositório basicamente contém os últimos drivers proprietários estáveis destas duas marcas de placas de vídeo. Até ao Ubuntu 12.04, já ajudei centenas de pessoas simplesmente dizendo-lhes para verem o artigo do link abaixo que explica como instalar este repositório:
Claro que este repositório não é perfeito. Infelizmente há alguns modelos de placas de vídeo, tanto na Nvidia como na ATI (nesta última ocorre mais vezes), que este repositório não instala os drivers.
No entanto, ele tem uma taxa de sucesso muito boa e para quem sabe o que é a tortura de instalar drivers compilando-os sabe muito bem o quão útil é este repositório.
Bom, estou a escrever este tópico apenas para salientar uma coisa: atualmente o repositório não disponibiliza drivers para o Ubuntu 12.10. Infelizmente é verdade e talvez seja por um motivo que eu ainda não consegui confirmar a 100% (ver última secção deste tópico): O pessoal da Canonical quer simplificar e portanto não exige que se instale um repositório disponibilizando os mesmos conteúdos na aplicação "Drivers Adicionais".
Como instalar drivers no Ubuntu 12.10?
Uma vez que não é possível utilizar esse repositório no Ubuntu 12.10, então como instalar os drivers proprietários das placas de vídeo no Ubuntu? Muito simples, utilizem as funcionalidades do novo Ubuntu 12.10 que disponibiliza então drivers praticamente na mesma versão que o repositório.
A nova funcinoalidade (que sempre existiu mas agora está disponível noutro sítio), encontra-se numa aba do programa Canais de Software (em português de Portugal chama-se "Repositórios de programas..."). Portanto, inicialmente abra o programa Canais de software através do Unity tal como na imagem abaixo à esquerda:
Será então apresentava a janela do programa Canais de Software e você deverá selecionar a aba "Drivers Adicionais" (Tal como na imagem acima à direita). Serão apresentados vários drivers conforme o que o Ubuntu detetou. Escolha um deles para instalar.
Diferencial de versões
Tal como referi, não tenho a certeza se o objetivo da Canonical é fundir o repositório ppa:ubuntu-x-swat/x-updates nos repositórios oficiais do Ubuntu 12.10 que já vêm instalados no Ubuntu. Na verdade as versões dos drivers proprietários são bastante próximas e portanto eu creio que o que querem fazer é exatamente a união.
No entanto, apesar de próximos, o repositório ppa:ubuntu-x-swat/x-updates tem versões mais atuais, o que significa que é uma vantagem, tal como se pode comprovar pelas duas imagens abaixo
Para além disso, o facto dos repositórios oficiais também terem a versão experimental disponível, é mais um argumento para se concluir que efetivamente eles querem unir os dois repositórios. Tal como referido, não tenho argumentos factuais sobre as ideias deles. Se alguém souber de comunicados oficiais será de valor compartilhar aqui essa informação!