Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:58 Pesquisa avançada

Novidades sobre o Raring Ringtail 13.04

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Novidades sobre o Raring Ringtail 13.04

Mensagempor João Cláudio » Seg, 29 de Outubro 2012, 22:25

Ótimo vídeo Cláudio, o GIMP é um programa fantástico. Basta não ter preconceitos, saber usar ou ser curioso. :yeah:

Mas, sobre as versões alfa, tenho uma pergunta.

Pelo que entendi em diversos sites/blogs, não teremos os alfas, nem o primeiro beta. Será apenas um beta antes do lançamento oficial. Isso não torna menor o tempo para reportar e corrigir bugs e crashes que possam ocorrer? Será que a Canonical vai se arriscar a esse ponto, de lançar uma versão muito mais instável que o comum só pra manter algo em segredo?
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 1:18

Antes de responder a essas coisas a minha opinião é: isto vai correr mal! Relativamente às coisas que eles vão esconder vai correr mal. Eles infelizmente não são bons programadores e sem gente a ajudar nos bugs vai ser ainda pior. Prevejo um Ubuntu 13.04 à imagem do Ubuntu 11.04, muito mesmo!

Pronto, quanto a essas questões, creio que vai ser perfeitamente normal! Vai haver certamente versões alpha. Porquê? porque creio que apenas parte do projeto Ubuntu vai ser desenvolvido fechado, até porque o projeto Ubuntu é se calhar cerca de 10% dos pacotes finais de resto é tudo da comunidade, aliás 70% dos pacotes vêm diretamente dos servidores do Debian!

Portanto, o desenvolvimento normal vai continuar, até porque muita coisa nem sequer está nas mãos deles, eles apenas empacotam e juntam pacotes. O que vai diferir vai ser num possível kernel especial para tablets ou então no próprio kernel que será desenvolvimento de forma caseira e só depois publicam na versão beta; e vai diferir quase de certeza no desenvolvimento da interface Unity e temas.

De resto quase de certeza que vai ser tudo normal, pois não está nas mãos deles! O projeto gnome detem de uma enorme fatia da interface Ubuntu por exemplo!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor João Cláudio » Ter, 30 de Outubro 2012, 15:17

Eu também tenho esse pressentimento quanto à nova versão, to sentindo que não virá boa. Hoje já vemos um decrescimento no número de usuários [que é fortemente mascarado pela adesão de novos usuários todos os dias] e uma versão bugada agora seria fatal para o Ubuntu. As melhores opções seriam o eOs e o Mint, como já disse em outro tópico, mas o fato de não terem uma empresa com os recursos da Canonical por trás deses projetos deixa o jogo em aberto.

Espero que você esteja certo e que venham as versões alfa o Ubuntu não pode virar as costas à comunidade agora, por que é sua maior força. [Pelo menos pra mim, o maior motivo de usar o Ubuntu é a comunidade, especialmente o Ubuntued :D]
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Outubro 2012, 15:43

O Mark sabe que ele não pode abandonar a comunidade. Ele falou muito de "comunidade" na keynote - o que dá a impressão de que ele tem medo de perder usuários.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Maxwell » Ter, 30 de Outubro 2012, 15:51

Eu acho que a canonical ta querendo e ter o mesmo destino que teve o Mandriva que para tentar viver foi entregue a comunidade e agora tenta apoiar o mageia se brincar o linux Mint vai acabar ganhando os usuarios do ubuntu. :roll:
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 15:54

João Cláudio (30-10-2012, 14:17) escreveu:Hoje já vemos um decrescimento no número de usuários [que é fortemente mascarado pela adesão de novos usuários todos os dias]

Há muito que eu penso desta maneira! Mas nunca consegui expressão em tão poucas palavras! Acho que o Ubuntu está exatamente assim! E nunca consegui expressar isso pois mesmo você não expressou uma consequência óbvia, que eu tenho de referir: Com isso, o conhecimento médio dos utilizadores cada vez mais é menor. Os bons saem para boas distros, ou distros personalizadas, e os iniciantes chegam e cada vez mais ficam mais desamparados.

Repositórios que não atualizam são um bom exemplo disso. Mas o pior mesmo é cada vez mais ver-se o ânimo para o Ubuntu a decrescer. Eu sou do tempo que a cada nova versão havia um entusiasmo gigantesco e apenas se esperava alguns dias para corrigir os maiores bugs. De resto era sempre bom atualizar o sistema para a nova versão, até aparecer o Unity... Desde que isso aconteceu, a instabilidade e lentidão e o pão nosso de cada dia. :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Outubro 2012, 15:58

Estou feliz no meu 12.04, viu. É um remaster, mas acho que vou direto pro 13.04...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Maxwell » Ter, 30 de Outubro 2012, 16:03

Claudio Novais (30-10-2012, 14:54) escreveu:
João Cláudio (30-10-2012, 14:17) escreveu:Hoje já vemos um decrescimento no número de usuários [que é fortemente mascarado pela adesão de novos usuários todos os dias]

Há muito que eu penso desta maneira! Mas nunca consegui expressão em tão poucas palavras! Acho que o Ubuntu está exatamente assim! E nunca consegui expressar isso pois mesmo você não expressou uma consequência óbvia, que eu tenho de referir: Com isso, o conhecimento médio dos utilizadores cada vez mais é menor. Os bons saem para boas distros, ou distros personalizadas, e os iniciantes chegam e cada vez mais ficam mais desamparados.

Repositórios que não atualizam são um bom exemplo disso. Mas o pior mesmo é cada vez mais ver-se o ânimo para o Ubuntu a decrescer. Eu sou do tempo que a cada nova versão havia um entusiasmo gigantesco e apenas se esperava alguns dias para corrigir os maiores bugs. De resto era sempre bom atualizar o sistema para a nova versão, até aparecer o Unity... Desde que isso aconteceu, a instabilidade e lentidão e o pão nosso de cada dia. :\

Verdade pura e simples eu também sou desta época e nem cogitei em atualizar para ubuntu 12.10 por que fiz o teste e unity ta mas pesado pra variar se ao menos o tio Mark nos ouvisse :facepalm:
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor João Cláudio » Ter, 30 de Outubro 2012, 16:17

Claudio Novais (30-10-2012, 14:54) escreveu:

De fato você tocou num ponto que não tinha pensado, essa questão do conhecimento. Claro que ainda temos muitos utilizadores experientes ainda empolgados com o Ubuntu [você é um enorme exemplo] mas realmente, muitos abandonaram o barco, por que conseguem prever a tempestade lá na frente.

Ainda acho que a empolgação quanto ao Ubuntu é grande, vide a expectativa cada vez maior para o lançamento de uma nova versão. Por exemplo, mal lançou o 12.10 e já estamos aqui discutindo ansiosos pela chegada do próximo. Mas, que as vezes desaponta, isso sim. Como disse o colega aqui em cima, e como eu e muitos já reclamaram em outros tópicos, o Unity ainda trava demais, de vez em quando a minha única solução é reiniciar o computador [e uma das grandes propagandas do Linux é exatamente não precisar reiniciar o sistema diversas vezes ao dia].

Como disse anteriormente, o que me prende ao Ubuntu é a facilidade em encontrar informações. Com isso, creio que se deixa-lo, irei a alguma distro baseada em Ubuntu. Mas, vamos aguardar e ver o que 2013 nos reserva. :rei:
João Cláudio

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 31 de Outubro 2012, 14:59

Ron Alon (30-10-2012, 14:58) escreveu:Estou feliz no meu 12.04, viu. É um remaster, mas acho que vou direto pro 13.04...

Depois que lançar o luna você não vai querer usar nenhuma outra distro. xD
Davysson Silva

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias