Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:53 Pesquisa avançada

Mark Shuttleworth falou da Valve, Nexus 7 e outros objetivos

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Mark Shuttleworth falou da Valve, Nexus 7 e outros objetivos

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 6:01

Durante esta semana espera-se muitas novidades sobre os próximos caminhos do Ubuntu, mais precisamente sobre o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail.

Esta semana está a ocorrer a UDS (Ubuntu Developer Summit) focada acima de tudo em planear (publicar o planeamento?) o percurso do Ubuntu nos próximos meses. No início desta cimeira, o dono do Ubuntu, Mark Shuttleworth, realizou uma palestra que você pode assistir no vídeo abaixo.

O Mark começou a sua palestra recordando o Ubuntu 12.04 como sendo uma versão fenomenal e dizendo que o Ubuntu 12.10 é marco inicial para uma nova era do Ubuntu distribuído nos vários dispositivos, desde os smartphones até à cloud, passando pelos super-computadores.

Com isto, referiu algo que já estávamos à espera como sendo um dos grandes objetivos do Mark para o Ubuntu: espera-se que o Ubuntu 14.04 esteja de tal forma construído que por exemplo um programador possa fazer apenas uma atualização de segurança capaz de abranger qualquer dispositivo seja ele smartphone, tablet, laptop, tv, PC, servidor ou até super-computador em nuvem.

Essencialmente, quer-se um Ubuntu que seja um marco para a história do software uma vez que isto nunca foi conseguido. Portanto o Ubuntu estará na vanguarda da inovação tecnológica e de uma forma bastante abrangente.

O Mark falou também o grande interesse Valve pelo Linux, mais precisamente pela distribuição Ubuntu. Referiu que ficou muito satisfeito quando soube que a Valve ia investir no Linux, dizendo que este era o ítem número 1 mais solicitado nos últimos 8 anos! Algo óbvio claro, uma vez que uma porção enorme de utilizadores não deixa o Windows por causa dos jogos.

Relativamente à parte comercial, começou por referir que a Dell e Lenovo que já têm vendido unidades com Ubuntu, mas centrou-se na notícia de que esta semana a HP iniciou a sua venda de HP Pavilion com o Ubuntu pré-instalado.

Relativamente a este ciclo de desenvolvimento, nestes próximos 5/6 meses, começou por dizer que quer fazer as coisas um pouco diferentes, quer fazer o primeiro e real impulso no mundo móvel. Referiu que o Nexus 7 é apenas um exemplo real, uma amostra, de o que querem fazer: pôr o Ubuntu desktop nos tablets.

De seguida apresentou um smartphone com Android que tem a particularidade de ter uma aplicação que é o Ubuntu Desktop completo! Pôs bem claro que não havia ali enganos, era mesmo um Ubuntu real e completo, através de uma aplicação para Android. Aliás, de tal forma que mostrou o Ubuntu a funcionar, os indicadores e aplicações. [Minuto 11:30 do vídeo, easter egg ao minuto 11:55]

Falou também sobre o JuJu, que permite produzir de forma incrível nuvens, serviços distribuídos com um nível de flexibilidade e escalabilidade bastante sofisticada. Com isto a conversa continuou prolongada sobre os servidores, aliás, foi o tema que mais demorou!

Finalizou mostrando o logotipo do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, e quis esclarecer que a maneira como eles trabalham os pormenores do Ubuntu não significa que não confiam na comunidade Ubuntu, que apenas o fazem por poderem conseguir fazer as coisas se encaixem melhor. Quis assegurar que é importantíssima a discussão da comunidade pela sua visão e diversidade.

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Mark Shuttleworth falou da Valve, Nexus 7 e outros objet

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Outubro 2012, 13:01

Mark voltando atrás dizendo que ama a comunidade porque sabe que pode perder usuários. :D
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 13:44

Verdade! Notou-se na apresentação que ele andava ali a dizer coisas para fazer o pessoal feliz.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Pedro Lobo » Ter, 30 de Outubro 2012, 16:36

O que me interessou do dia de ontem foi mesmo a apresentação da Valve, fiquei feliz por saber que ainda este ano vou poder jogar TF2 e L4D2 sem ter de trocar para o Win7 xD

De resto, cheira-me um pouco a "damage control" depois de ter (quase) dito que não conta com os utilizadores para desenvolver o Ubuntu (ou algo parecido).
PARA JA COISAS! o meu website pessoal
Pedro Lobo
Redator

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Outubro 2012, 16:39

Pedro Lobo (30-10-2012, 15:36) escreveu:O que me interessou do dia de ontem foi mesmo a apresentação da Valve, fiquei feliz por saber que ainda este ano vou poder jogar TF2 e L4D2 sem ter de trocar para o Win7 xD

De resto, cheira-me um pouco a "damage control" depois de ter (quase) dito que não conta com os utilizadores para desenvolver o Ubuntu (ou algo parecido).

Li que foi "O Ubuntu não é mais uma democracia".
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 17:12

Não sei se é ou não uma democracia mas a não ser democracia, em breve passa a ser pois eles vão sentir as consequências.

Em todo o caso, eu não acho que isto seja assim, até porque quem desenvolve a maioria do sistema são outros utilizadores. O Kernel na generalidade (e não no empacotamento) é produzido pelos verdadeiros utilizadores do Linux comandados pelo Linus. O GTK é mais ou menos gerido pelo pessoal do Gnome que está há muito em reta de colisão. Claro que a Canonical tem dinheiro e pode muito bem contratá-los até porque quem desenvolve o Gnome está a afunilar em termos de número de programadores. Mas mesmo assim a Gnome sempre foi a mais queria pelas empresas, portanto não me parece que vá haver problemas por aí. E depois há inúmeras aplicações que a Canonical também não tem total controlo: LibreOffice e Firefox são dois exemplos disso.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Outubro 2012, 17:17

Claudio Novais (30-10-2012, 16:12) escreveu:Não sei se é ou não uma democracia mas a não ser democracia, em breve passa a ser pois eles vão sentir as consequências.

Em todo o caso, eu não acho que isto seja assim, até porque quem desenvolve a maioria do sistema são outros utilizadores. O Kernel na generalidade (e não no empacotamento) é produzido pelos verdadeiros utilizadores do Linux comandados pelo Linus. O GTK é mais ou menos gerido pelo pessoal do Gnome que está há muito em reta de colisão. Claro que a Canonical tem dinheiro e pode muito bem contratá-los até porque quem desenvolve o Gnome está a afunilar em termos de número de programadores. Mas mesmo assim a Gnome sempre foi a mais queria pelas empresas, portanto não me parece que vá haver problemas por aí. E depois há inúmeras aplicações que a Canonical também não tem total controlo: LibreOffice e Firefox são dois exemplos disso.

O que não impede dela criar o Ubuntu Web, Ubuntu Office e o Ubuntu Mail.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 18:38

E eles saberem/conseguirem? 8)

Se for para fazer unitys-like em termos de performance, mais vale não mexerem 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias