Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 22:00 Pesquisa avançada

A interface do Windows 8 infringe patente

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

A interface do Windows 8 infringe patente

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 31 de Outubro 2012, 20:54

Microsoft é processada por infringir patente com blocos do Windows 8

A Microsoft está sendo processada pela desconhecida empresa americana SurfCast, detentora de uma patente alegadamente infringida pelos blocos interativos dos sistemas Windows Phone mais recentes e os do Windows 8.

A patente, emitida há oito anos nos EUA, diz respeito a uma "interface com uma grade de blocos que apresentam informações oriundas de fontes variadas" --basicamente o que fazem os sistemas desenvolvidos pela Microsoft em questão.

Imagem
(Blocos dinâmicos do Windows 8 e dos últimos Windows Phone infringem patentes, diz a empresa SurfCast)

A ação judicial teve início nesta terça (30) e foi inicialmente divulgada pelo site "Prior Smart".

PATENTES ATÉ OS DENTES

Os "live tiles", como são referidos os blocos do novo Windows, são atalhos que, além de mostrar o ícone do aplicativo a que levam, apresentam curtos textos informativos, que são atualizados automaticamente.

A SurfCast diz que a Microsoft deliberadamente infringiu de maneiras direta e indireta sua propriedade intelectual, e exige indenização.

A Microsoft, que ainda não se pronunciou sobre o assunto, tem sua própria patente sobre as "live tiles", emitida em abril do ano passado e focada em dispositivos móveis.

O registro de propriedade intelectual da Microsoft lista a patente da SurfCast como uma das obras que a antecederam.

Imagem
(Um dos diagramas da patente, datada de 2004, que teria sido infringida pelos blocos apresentados no Windows 8 )

Fonte: Folha de São Paulo
yuryrodrigues

Re: A interface do Windows 8 infringe patente

Mensagempor João Cláudio » Qua, 31 de Outubro 2012, 21:18

Acho ridículo isso de brigar por patentes, é nojento ver Apple e Samsung se matando para provar que a outra lhe está roubando. Mas, nesse caso específico, adoraria que a M$ tivesse que pagar uma fortuna e ainda por cima, ter que refazer todo o seu Win8.

Seria bom demais pra ser verdade. Duvido que algum juiz dê causa à uma empresa pequena contra a Micro$oft.
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor Ron Alon » Qua, 31 de Outubro 2012, 21:20

A SurfCast vai ganhar um dinheiro daqui a 2 dias e o processo não irá para a frente. Simples.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 31 de Outubro 2012, 23:05

Ron Alon (31-10-2012, 20:20) escreveu:A SurfCast vai ganhar um dinheiro daqui a 2 dias e o processo não irá para a frente. Simples.

Parece-me que sim, também.

Em todo o caso, este tipo de patentes é absurdo. Patentear quadrados, patentear cantos arredondados de smartphones entre outras coisas genéricas e naturais é estúpido.

Se se deve patentear novas criações? Claro que sim, mas não se deve chegar ao abuso. Por exempo, descobrir uma cura tem custos gigantes, é normal que se patenteie. Mas mesmo isto tem o seu "limite de vida". Não compreendo porque as patentes não são algo justo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Thiago » Qua, 31 de Outubro 2012, 23:48

Basta a MS pagar uns 2 milhões, que na verdade não é nada pra essa empresa, e tudo permanecerá abafado!
Fora que a justiça jamais irá tender para o lado da empresa pequena, porque a justiça do mundo é o dinheiro --'
[infelizmente]
Thiago

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 31 de Outubro 2012, 23:54

Thiago (31-10-2012, 22:48) escreveu:Basta a MS pagar uns 2 milhões, que na verdade não é nada pra essa empresa, e tudo permanecerá abafado!
Fora que a justiça jamais irá tender para o lado da empresa pequena, porque a justiça do mundo é o dinheiro --'
[infelizmente]

Não sei não...

Olhem que uma patente destas, a ganhar, vai fazer receber dinheiro por cada cópia do Windows e provavelmente windows mobile. Isto significa que tudo o que é Portáteis, Tablets e Smartphones com software microsoft têm de pagar para usar este formato.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Thiago » Qui, 1 de Novembro 2012, 0:12

Enfim, eu torço para que a MS pague muito pelas patentes.
Não só ela, quanto a Samsung, Apple e todas essas empresas frescas que ficam enfiando patentes em coisas absurdas.
Thiago

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 1 de Novembro 2012, 0:58

Uma guerra por causa de patentes, por isso é que o mercado não anda
nuno_nunes

Mensagempor portaro » Qui, 1 de Novembro 2012, 1:25

Isto da patentes é tudo muito bonito, mas complicado, eu quando soube que um cientifico descobriu ou melhor fez uma vacina (penso qontra a malária) e queria pantenteá-la de forma aberta para que a comunidade africana tivesse acesso a ela a preço simbólico e soube que foi ameaçado de morte depois de ter recusado vender patentear a mesma debaixo de um laboratório e o mesmo teve problemas de encontrar trabalho na sua área de pesquisa e deixaram de o subvencionar ou conceder verbas a pesquisas, já tenho uma grande dúvida quanto a patentes e o poder destas, dos estados que patenteiam, das empresas que patenteiam, de quem patenta e principalmente começo a perceber que o poder não é tanto a mente mas sim uma coisa - dinheirinho meu amigo. Tenho dito!

Ah " muitas patentes devem-se também a homens de grupos totalmente desconhecidos das sociedades modernas , casos de tribos que sabem que tal planta ou tal rã é boa para isto e aquilo, e o preço que recebem pela sua patente é um pontapé no rabo ou como muito um cigarrito, também há casos destes.

Nunca melhor os movimentos anti patentes têm a sua razão em parte pois este mundo , o nosso mundo tem uns recantos muito de alguns e pouco de todos.

PAtentes por sentar no metro não há!

portaro

Mensagempor Jeferson Oliveira » Qui, 1 de Novembro 2012, 10:11

Bom isto é um terrível dilema em que vivemos hoje, licenças proprietárias em demasia tem como principal efeito a "guerra de patentes" onde uma empresa processa outra por causa de detalhes absurdos e óbvios para ver quem inventou a roda primeiro, e licenças livres em demasia tende a desestimular a competição entre empresas, o que também é ruim. O "X" da questão é encontrar um equilibro entre as duas sem afetar o produto final, deviam haver leis de licenças diferentes para cada tipo de ciência ou arte.
De uma coisa sabemos a justiça é injusta, indiferente do tipo de licença que você patenteie sua invenção ou idéia.
Não muito tempo atrás, havia um caso de um brasileiro que patenteou a BINA em licença privada e ainda teve sua carreira prejudicada pelas grandes empresas de telefone do Brasil (pois nenhuma delas o contratava) e ainda utilizavam seu invento sem pagar os devidos direitos de propriedade.
Porem, sozinhos somos fracos mas em comunidade somos soberanos. Vale mais apena dividir algo (invento,criação,melhoria) com uma comunidade inteira do que visando somente o nosso lado. O que é mais fácil estragar a vida de 1 individuo ou de 2 milhões de pessoas?
Por isso que eu digo, a licença em si não fará muito efeito se for você sozinho, mas se for uma comunidade inteira , já são outros 500 !
Spoiler:
(me corrijam se eu estiver errado)
A Microsoft é uma péssima perdedora, principalmente se falando de patentes! Se esse tal de Ballmer realmente inovasse não só no Windows mais na visão e "atitude" da empresa, ele não teria corrido a Valve de seus dominios. Como dizia a revista forbes a um tempo atraz "Steve Ballmer é um dos piores diretores da História da Microsoft se não da informatica ! :troll:
me puxei um pouquinho, hehehe ....... xD :doh: :troll: :medo:
Jeferson Oliveira

Próximo

Voltar para Notícias