Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:51 Pesquisa avançada

DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12.10

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 20:23

José Craveiro (30-10-2012, 18:59) escreveu:Bom, também para ser muito sincero, acho que o que postei deve ter ficado um tanto descontextualizado. Se o entenderem, que o mesmo seja anulado. As minhas desculpas.

Nada disso José, simplesmente não percebi! ;)

Recompilado no arranque @Luis? Isso normalmente ocorre é durante a instalação do kernel, não no arranque :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Outubro 2012, 20:48

Claudio Novais (30-10-2012, 19:23) escreveu:Recompilado no arranque @Luis? Isso normalmente ocorre é durante a instalação do kernel, não no arranque :|

Cláudio, tens mesmo a certeza disso? :sneaky: Olha que eu antes de instalar o Fedora, tinha de fazer o mesmo no Ubuntu, se queria ter tudo a funcionar, tinha de recompilar o driver da Nvidia, só que o procedimento era manual e envolvia mandar abaixo o X. O que me fazia perder muito tempo no trabalho!

Agora no Fedora tem o akmod, que é um script, que é executado no arranque no SO e verifica a cada arranque se há uma nova versão do Kernel. Em caso afirmativo, este é compilado de acordo com o Kernel mais recente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 20:57

Ah ok, manualmente. É que quando usas o repositório, nomeadamente o Ubuntu-x-swat, ele é reconfigurado (Não é compilado mas algo semelhante) aquando da instalação de novos drivers ou de novo kernel!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Outubro 2012, 21:42

Claudio Novais (30-10-2012, 19:57) escreveu:Ah ok, manualmente. É que quando usas o repositório, nomeadamente o Ubuntu-x-swat, ele é reconfigurado (Não é compilado mas algo semelhante) aquando da instalação de novos drivers ou de novo kernel!

Pois, porque o pessoal do X-swat, já faz isso pelo utilizador! Mas como eu estava a usar uma versão do Kernel superior, que nem mesmo o pessoal do X-swat usava, o driver não ficava no seu melhor!

Se instalares o Kernel 3.6 no Ubuntu 12.04, vais ver que tens de compilar o driver para a tua gráfica, pois nem o X-swat te podia ajudar, pois eles dão apenas suporte para a versão 3.5.x.

Para quem tem Intel, este problema não é verificado, pois o pessoal da Intel tem ajudado bastante nos drivers, dando aos seus utilizadores uma experiência que a Nvidia e a AMD ainda não conseguiram alcançar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor thiago189 » Qui, 1 de Novembro 2012, 2:03

Pessoal, para quem está tendo o problema que citei neste tópico, descobri como resolve-lo!

Primeiro desinstala qualquer nvidia instalado:
sudo apt-get purge nvidia-current nvidia-current-updates nvidia-experimental-304

Depois execute os comandos:
sudo apt-get install linux-source
sudo apt-get install linux-headers-generic
sudo apt-get install nvidia-current-updates

Pronto! Comigo aqui resolveu o problema e agora estou conseguindo utilizar o driver da Nvidia para minha placa Geforce 310M no Ubuntu 12.10 64 bits.

Falou!

thiago189

Mensagempor José Craveiro » Sex, 2 de Novembro 2012, 17:57

Luis Cardoso (30-10-2012, 19:02) escreveu:
Claudio Novais (30-10-2012, 18:24) escreveu:@José, posso ser sincero? Não percebi o seu ponto de vista xD

Penso que o José quis salientar, que no caso da placa gráfica não querer colaborar, mais vale não insistir em querer continuar a usar o Ubuntu com o Unity quando existem mais distribuições e mais sabores no Ubuntu.

Eu sou exemplo disso, no PC do trabalho, tive de lhe meter o Fedora 17 e agora descobri como lhe instalar o driver da Nvidia. Bom é verdade que agora demora um pouco mais a arrancar e não aparece um Boot Screen composto, aparece uma simples barra a mostrar o andamento do Boot. Mas acabei com os problemas da lentidão que ocorria com o driver Open Source. Agora, sempre que surge um novo Kernel, o driver da gráfica é recompilado durante o arranque, daí demorar mais a arrancar!

Já um pouco afastado do assunto..., mas obrigado Luís, basicamente é isto. Não pretendia, mas ainda assim acabei por generalizar um pouco no que toca a fazer uso de certas ferramentas ou elementos tidos como eficazes na resolução de certos problemas e inevitavelmente afastei-me um pouco da questão central; a minha experiência (apenas a minha) com o ubuntu seguindo as orientações de espaços como este nem sempre foi bem sucedida ainda que sim na maioria das vezes, mas tendo em conta que os pc's são um pouco como as impressões digitais, isso não é de estranhar e por isso é aceitável. Só isto. :)
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Novembro 2012, 15:52

José, pela minha experiência no Ubuntu, que já é considerável uma vez que não só tenho o meu como diariamente ajudo outras pessoas, a minha opinião é a seguinte: se você tem um sistema normal, com as variáveis normais, então os artigos vão funcionar.

E agora você refuta claramente com os exemplos seus! E eu respondo: tem razão! Mas então em ficamos pensa agora o José, não é?

Bem, eu explico. Tal como tudo na vida, tudo é influenciado! Uma previsão metereológica é possível pois conhecemos as variáveis e mediante esses factos conseguimos ter um resultado futuro. No entanto, as variáveis são tantas que por vezes algumas tomam influências maiores e a previsão dá errado. O mesmo acontece com um médico: ele analisa o que o utente diz, analise os testes médicos, por exemplos níveis de determinados compostos, pressão etc; e mediante esses valores arranja solução. Mas essa solução é mediante as variáveis que ele considerou.

O texto já vai longo, mas agora sim explico o meu ponto: Nós quando fazemos artigos no Ubuntued tentamos acima de tudo realizá-los mediante um Ubuntu virgem, sem alterações (em que as verdadeiras variáveis que interessam estão lá portanto é dificil de as coisas correrem mal); Para além disso, fazemos alguns testes para aqueles utilizadores que não têm o computador virgem e já fizeram algumas alterações; e depois ainda temos as variáveis de hardware, mas estas só influenciam em softwares que comunicam diretamente com o hardware, que são raros e na generalidade são drivers.

Portanto, em suma, os utilizadores tal como os médicos têm de ter em conta que o que eles fazem no computador, por exemplo adicionr PPAs daily build, compilar programas, instalar ambientes visuais alternativos, são tudo formas potenciais de dar problemas em artigos que foram construídos acima de tudo para o Ubuntu.

Não sei bem o que o José se está a referir sobre que artigos não correram bem do seu lado, mas uma coisa tenho a certeza: 98% dos casos que isso ocorre foi simplesmente por não ter atenção para o objetivo desse artigo (qual SO, qual ambiente gráfico, qual o hardware etc etc).

Não pense que isto foi um sermão José! Ficou grande pois queria mostrar o meu ponto de vista sobre muitos problemas que vejo nos comentários dos artigos do UBuntued que normalmente são pessoas que instalam coisas que não eram sequer para o Ubuntu que têm instalado! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Anderobelo » Dom, 18 de Novembro 2012, 19:39

Ola para quem tem palva da ATI esta solução deu uma ajuda danada para mim espero que seja útil para vocês também
1º sudo add-apt-repository ppa:makson96/fglrx
2º sudo apt-get update
3º sudo apt-get upgrade
4º sudo apt-get install fglrx-legacy

fonte:http://ubuntuxtreme.com/howto/how-to-fix-your-amd-graphics-in-ubuntu-12-10/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=how-to-fix-your-amd-graphics-in-ubuntu-12-10

Anderobelo

Mensagempor Will » Seg, 19 de Novembro 2012, 20:01

Tenho uma placa de vídeo da NVIDIA e simplesmente não a uso por um simples motivo: SEMPRE que tento instalar o driver proprietário, quando reinicio o computador a qualidade da imagem é muito inferior do que era antes. As cores ficam horríveis e tudo tem aquele efeito de alargamento. :troll:
Will

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas