Londres, Cardiff, Edimburgo, Manchester e Glasgow estão entre as primeiras cidades a terem disponíveis ligações 4G. A EE tenciona aumentar a cobertura em dois mil metros quadrados a cada mês. Até ao final de 2014, 98% da população deverá estar abrangida pela Internet móvel de última geração.
"Este é apenas o começo e a nossa rede 4G vai continuar a crescer forte e em cobertura a cada dia que passa. Teremos velocidades super rápidas em casa e na rua", garantiu Olaf Swantee, diretor executivo da Everything Everywhere.
O investimento feito pela operadora foi de 1,5 mil milhões de libras, cerca de 1,85 mil milhões de euros. Além do lançamento pioneiro do LTE no Reino Unido, a EE lança também em "terras de sua majestade" pacotes de fibra, disponíveis em 11 mil localidades, com velocidades máximas de 76 Mbps.
A empresa acredita que o investimento feito ajudará o Reino Unido e as empresas a aumentar a inovação e a produtividade, com um custo mais reduzido. Os EUA, o Japão e a Alemanha foram dados como exemplos de sucesso onde o 4G ajudou a acelerar a economia. Num estudo feito pela EE, concluiu-se que 74% dos negócios do Reino Unido pretendem adotar o 4G no espaço de 12 meses.
O tarifário mais barato da operadora começa nas 36 libras, cerca de 44 euros, e dá acesso a chamadas e mensagens ilimitadas, mais 500MB de pacote de dados.
A operadora abriu ainda 700 lojas em todo o Reino Unido, transformando antigas lojas da Orange e T-Mobile em centros de apoio e atendimento ao cliente.
Em Portugal o 4G chegou no mês de março pela Optimus, Vodafone e TMN, operadoras que disponibilizam Internet móvel de última geração no território português.