Tela inicial em Metro UI do Windows 8
A Microsoft troca o Iniciar pela tela inicial que lembra em muito os dispositivos móveis. Essa é a intenção, goste o consumidor ou não. Caso não goste, a empresa de desenvolvimento de software SweetLabs tem uma solução para o possível problema: um aplicativo que traz de volta uma interface bastante similar à do menu Iniciar que conhecemos.
O Pokki repõe um botão no canto inferior esquerdo ao qual o usuário recorre para abrir um aplicativo instalado na máquina. Funcionamento bastante similar ao de outros assistentes que forçam a presença do Iniciar para quem não se adapta à tela inicial do novo Windows.
Pokki restaura menu Iniciar
Não para por aí. Criaram uma loja de aplicativos que se instalam diretamente no menu de início do Pokki. Há cliente de Twitter, acesso às notificações do Facebook (estamos lá) e uma penca de soluções voltadas para os serviços do Google (email, calendário, pesquisa e daí por diante). A App Store do Pokki admite aplicativos em HTML 5, CSS 3 e JavaScript. Muitos apps de web existentes hoje poderiam facilmente passar por adaptação para funcionar com o Pokki.
A tecnologia de menu do Pokki possibilita pesquisar por arquivos armazenados na máquina e conteúdo armazenado nos aplicativos da plataforma, como mensagens salvas no Gmail.
Os ícones dos aplicativos obtidos pela loja do Pokki ficam ao lado do menu iniciar restaurado pelo programa. Eles são ligeiramente diferentes do que o Windows utiliza. Ao contrário do sistema da Microsoft, o Pokki exibe contadores com as interações mais recentes. Ainda tem as notificações por meio de banners em algum canto da tela, mais ou menos no mesmo formato adotado por aplicativos do ambiente Metro.
Usei o programa por algum tempo e posso dizer que ele substitui bem o menu Iniciar padrão do Windows 7 e antecessores. Entretanto, no fim das contas eu optei por desativá-lo para me acostumar à tela inicial do Windows. Fica a seu critério. Mais de um milhão de pessoas utilizam a solução em agosto, conforme noticiou o site americano TechCrunch.
Faça o download gratuito do Pokki no site oficial.
A SweetLabs recebeu investimento da ordem de US$ 21,5 milhões de algumas firmas especializadas, entre elas o Google e a Intel. Ainda não há um plano de negócios para fazer dinheiro com o Pokki.