José, pela minha experiência no Ubuntu, que já é considerável uma vez que não só tenho o meu como diariamente ajudo outras pessoas, a minha opinião é a seguinte: se você tem um sistema normal, com as variáveis normais, então os artigos vão funcionar.
E agora você refuta claramente com os exemplos seus! E eu respondo: tem razão! Mas então em ficamos pensa agora o José, não é?
Bem, eu explico. Tal como tudo na vida, tudo é influenciado! Uma previsão metereológica é possível pois conhecemos as variáveis e mediante esses factos conseguimos ter um resultado futuro. No entanto, as variáveis são tantas que por vezes algumas tomam influências maiores e a previsão dá errado. O mesmo acontece com um médico: ele analisa o que o utente diz, analise os testes médicos, por exemplos níveis de determinados compostos, pressão etc; e mediante esses valores arranja solução. Mas essa solução é mediante as variáveis que ele considerou.
O texto já vai longo, mas agora sim explico o meu ponto: Nós quando fazemos artigos no Ubuntued tentamos acima de tudo realizá-los mediante um Ubuntu virgem, sem alterações (em que as verdadeiras variáveis que interessam estão lá portanto é dificil de as coisas correrem mal); Para além disso, fazemos alguns testes para aqueles utilizadores que não têm o computador virgem e já fizeram algumas alterações; e depois ainda temos as variáveis de hardware, mas estas só influenciam em softwares que comunicam diretamente com o hardware, que são raros e na generalidade são drivers.
Portanto, em suma, os utilizadores tal como os médicos têm de ter em conta que o que eles fazem no computador, por exemplo adicionr PPAs daily build, compilar programas, instalar ambientes visuais alternativos, são tudo formas potenciais de dar problemas em artigos que foram construídos acima de tudo para o Ubuntu.
Não sei bem o que o José se está a referir sobre que artigos não correram bem do seu lado, mas uma coisa tenho a certeza: 98% dos casos que isso ocorre foi simplesmente por não ter atenção para o objetivo desse artigo (qual SO, qual ambiente gráfico, qual o hardware etc etc).
Não pense que isto foi um sermão José! Ficou grande pois queria mostrar o meu ponto de vista sobre muitos problemas que vejo nos comentários dos artigos do UBuntued que normalmente são pessoas que instalam coisas que não eram sequer para o Ubuntu que têm instalado!