Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:39 Pesquisa avançada

novo no mundo linux

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

novo no mundo linux

Mensagempor Chelios » Sex, 2 de Novembro 2012, 23:43

e ae pessoal,tudo certo?
bom,como o titulo do topico diz,sou "novo no mundo linux" :lol:
instalei o linux ubuntu 12.04 aki,mas vi q existem varias distros(assim q chama as versoes?),ai fiquei pensando será q a distro q instalei é uma boa distro?
bom,minhas duvidas são as seguintes;existe distro melhor/mais leve/mais segura?
eu uso o pc pra jogar,navegar apenas,existe uma distro q obtenha melhor desempenho em relação a jogos?
outra coisa q estava observando foi a aparencia,pode personalizar do jeito q o usuario quer,acho bem legal,agora vi que tem tipos de ambientes graficos kde,gnome,xfce,qual seria o "melhor"/leve? se é que existe isso de "melhor/leve em relaçao a isso"
vlw galera,desculpa pelas perguntas "noobs" :facepalm:

Chelios

Re: novo no mundo linux

Mensagempor miles_maverick » Sex, 2 de Novembro 2012, 23:59

O Ubuntu é bom, mas não acho a melhor não. "Melhor Distro" é algo pessoal, todos as distros são seguras.
miles_maverick

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 3 de Novembro 2012, 0:35

Chelios (02-11-2012, 22:43) escreveu:e ae pessoal,tudo certo?
bom,como o titulo do topico diz,sou "novo no mundo linux" :lol:

Seja :bemvindo: ao mundo Linux ;)

Chelios (02-11-2012, 22:43) escreveu:instalei o linux ubuntu 12.04 aki,mas vi q existem varias distros(assim q chama as versoes?),ai fiquei pensando será q a distro q instalei é uma boa distro?
bom,minhas duvidas são as seguintes;existe distro melhor/mais leve/mais segura?
eu uso o pc pra jogar,navegar apenas,existe uma distro q obtenha melhor desempenho em relação a jogos?

Existem distros e versões, por isso é melhor não criar confusões de início. Por exemplo, o Ubuntu é uma distro que descende de uma distro pai que é o Debian. Como é óbvio, e daí indicar para não criar confusões, cada distro tem diversas versões. A Canonical lança o Ubuntu duas vezes por ano, nos meses de Abril e Outubro com o seguinte código: Ano.Mês. Como refere que tem o Ubuntu 12.04, então tem o Ubuntu lançado em 2012 no mês de Abril. Esta versão, no entanto, é também especial, já que possui o dístico de LTS (Suporte por longo período de tempo), o que quer dizer que pode usá-lo durante 5 anos com a garantia de que vai ter sempre actualizações de segurança para esta versão.

Se quer segurança apertada, então deveria optar por FreeBSD :lol: Mas não é preciso ir ao extremo da segurança :p , pois todas as distros Linux são boas nesse aspecto (não tão boas como as BSD-like, pois estas são feitas para ser demasiado seguras, tanto que sofrem um pouco por isso e são um pouco mais lentos que os Linux-like, devido às etapas que tem de percorrer).

Se quer mesmo poder jogar, talvez seja melhor abdicar do Ubuntu com o seu Unity, dado que há utilizadores que se queixam do Unity ser causador de alguns travamentos e de alguns problemas gráficos (por exemplo, cores trocadas, Launcher do Unity sobrepor-se ao jogo). No entanto, dentro da família Ubuntu tem outros "sabores":
  • Kubuntu (Ubuntu com KDE) - Possui efeitos 3D e pesa quase tanto como o Ubuntu, mas sem a lentidão;
  • Xubuntu (Ubuntu com Xfce) - Possui efeitos 3D simples, é um dos mais leves e rápidos;
  • Lubuntu (Ubuntu com LXDE) - Não possui efeitos 3D, sendo o mais leve e feito a pensar nas velhas e nas novas máquinas.

É tudo uma questão de experimentar!

Chelios (02-11-2012, 22:43) escreveu:outra coisa q estava observando foi a aparencia,pode personalizar do jeito q o usuario quer,acho bem legal,agora vi que tem tipos de ambientes graficos kde,gnome,xfce,qual seria o "melhor"/leve? se é que existe isso de "melhor/leve em relaçao a isso"
vlw galera,desculpa pelas perguntas "noobs" :facepalm:

Dos citados, o mais leve é o Xfce, estando o KDE no mais pesado. Em termos de personalização, como pode ver neste tópico (Mostre o seu Desktop!) é bastante diversificado. Claro que as classes mais de topo, as coqueluche do Linux, são: Gnome e KDE. Actualmente juntaram-se o Cinnamon e o Unity (se bem que este último, apenas possui um forte conceito, mas as suas falhas e o seu peso guloso, deixam este um pouco mais abaixo).

No entanto para máquinas menos potentes, temos:
  • Xfce
  • LXDE
  • Mate
  • Razor-Qt
  • e17
  • Openbox
  • Fluxbox
  • Blackbox
  • etc¹

1. escrever tanto cansa... xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor portaro » Sáb, 3 de Novembro 2012, 1:16

Subscrevo o que o Luis Cardoso lhe escreveu.

Apenas daria um reparo o Xfce depende muito daquilo que tem metido para ser ou não mais leve, eu por exemplo uso um remaster do mesmo mas o desempenho dos jogos não é para nada o melhor, se fôr a comparar principalmente com LXDE.

Por vezes pensamos que certo ambiente é indicado para certa máquina acima de 500 RAM e acima disto por vezes verifica-se um melhor desempenho de por exemplo KDE ou LXDE que no Xfce ou Gnome, ou seja (e é uma coisa que me intriga) certos ambientes customizados por distros rodam melhor num determinado pc que um certo tipo de ambiente para o qual pensávamos ser a melhor resposta.

Já tive más experiências com KDE com uma distro e depois com outra parece um turbo, assim como se puser o meu Xfce ao lado de um KDE no mesmo pc aposto que o desempenho que tenho emm jogos é melhor, o porquê? eu mesmo ainda ando em busca de uma resposta nem xorgs nem drivers nem por vezes ppa para rentabilização gráfica.

Era este o meu reparo, não obstante aquilo que o Luís lhe disse é aquilo que está nos canônes do aconselhável.

portaro

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 3 de Novembro 2012, 2:39

Boas vindas, Chelios!

Eu acho o Ubnutu muito boa para o iniciante! Depois que você acostuma, pode ir pra qualquer uma modificando tudo! ^^
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Chelios » Sáb, 3 de Novembro 2012, 6:26

obrigado pessoal,deu pra entender um pouco
agora sobre as distros,eu testei o pear linux 6 em outra maquina q tenho aki,e me pareceu ser "levemente mais leve" q o ubuntu,as maquinas tem as mesmas configuraçoes,so q o ubuntu parece ter mais "coisa",procede?
ah,esse pear linux 6 esta em teste ou é a versão final?
vlw galera

Chelios

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 3 de Novembro 2012, 12:35

Fácil mesmo é o Linux Mint. Ele já vem completo, então não precisa de mais nada, só de seus programas favoritos...
miles_maverick

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 3 de Novembro 2012, 12:59

Chelios (03-11-2012, 5:26) escreveu:obrigado pessoal,deu pra entender um pouco
agora sobre as distros,eu testei o pear linux 6 em outra maquina q tenho aki,e me pareceu ser "levemente mais leve" q o ubuntu,as maquinas tem as mesmas configuraçoes,so q o ubuntu parece ter mais "coisa",procede?
ah,esse pear linux 6 esta em teste ou é a versão final?
vlw galera

Versão final.

Mas ele tem menos aplicativos: você precisa instalar alguns aplicativos básicos, como o pacote office.

Pode seguir a recomendação do Miles, também, e usar o Mint.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 3 de Novembro 2012, 13:10

portaro (03-11-2012, 0:16) escreveu:Subscrevo o que o Luis Cardoso lhe escreveu.

Apenas daria um reparo o Xfce depende muito daquilo que tem metido para ser ou não mais leve, eu por exemplo uso um remaster do mesmo mas o desempenho dos jogos não é para nada o melhor, se fôr a comparar principalmente com LXDE.

Por vezes pensamos que certo ambiente é indicado para certa máquina acima de 500 RAM e acima disto por vezes verifica-se um melhor desempenho de por exemplo KDE ou LXDE que no Xfce ou Gnome, ou seja (e é uma coisa que me intriga) certos ambientes customizados por distros rodam melhor num determinado pc que um certo tipo de ambiente para o qual pensávamos ser a melhor resposta.

Já tive más experiências com KDE com uma distro e depois com outra parece um turbo, assim como se puser o meu Xfce ao lado de um KDE no mesmo pc aposto que o desempenho que tenho emm jogos é melhor, o porquê? eu mesmo ainda ando em busca de uma resposta nem xorgs nem drivers nem por vezes ppa para rentabilização gráfica.

Era este o meu reparo, não obstante aquilo que o Luís lhe disse é aquilo que está nos canônes do aconselhável.

Isso dos DE's terem melhor desempenho consoante a distro está relacionado com o conjunto de patch incluído no Kernel, que faz com que um DE tire maior proveito do PC, e noutro seja um outro DE. Por isso é que é mais difícil conseguir afectar todos os utilizadores de Linux, já que os vírus teriam de estar preparados para os milhares conjuntos de patch que existem para o Kernel. O Ubuntu escolhe um conjunto, o Fedora outro, Suse mais outro, tornando desta forma difícil afectar as diferentes distros! E também é preciso ter em conta, que a cada versão de cada distro, existe a possibilidade do conjunto de pacth ser diferente (por isso que por vezes alguns utilizadores queixam-se que um determinado hardware funcionava na versão X e na Y deixou de funcionar)!

Um exemplo do que referi, foi numa versão do Ubuntu (10.10) eu conseguia lidar bem com a minha placa wireless do portátil, depois veio uma (11.04) que estava sempre a ir abaixo. De seguida, a versão do Ubuntu já parecia ter resolvido tudo (Ubuntu 11.10) mas não me deixava desligar o wireless, o que fazia com que a bateria durasse menos! Agora no Ubuntu 12.04 só tenho um problema, quando tenho o wireless e o cabo de rede ligados, a Internet está sempre a ir abaixo. Tendo que desligar um ou outro, quando antes (Ubuntu 10.10) podia alternar entre ambos sem qualquer problema, indo pelo que tivesse melhor sinal!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Novembro 2012, 16:04

Olá Chelios,

Antes de mais seja muito bem vindo ao Fórum do Ubuntued!

Bom, quanto à minha opinião só qual distro (distribuição) você usar, a minha resposta é simples: utilize o Ubuntu 12.04 atualizado, tal como o Ron disse.
Ron Alon (03-11-2012, 1:39) escreveu:Eu acho o Ubnutu muito boa para o iniciante! Depois que você acostuma, pode ir pra qualquer uma modificando tudo! ^^

Sei que alguns utilizadores irão discordar a minha resposta está mais que fundamentada num argumento muito simples: o Ubuntu é o sistema operativo livre mais usado do mundo! Portanto para um iniciante o melhor é você usar o Ubuntu. Mais: a minha sugestão é você nestes primeiros dias experimentar tudo o que quiser no seu Ubuntu, estrague-o completamente! Leve-o aos limites! Assim ficará a saber alguns limites dele. Depois de uma ou duas semanas, volte a instalar tudo limpinho e aí sim faça um bom uso do sistema, um uso mais moderado.

Sobre aprender a utilizar o Ubuntu, na minha opinião se você se mantiver ativo aqui no fórum irá aprender muito! Eu próprio que iniciei este projeto já aprendi muito pois somos uma comunidade! E as comunidades ajudam-se mutuamente, portanto não tem problemas em pedir ajuda! Peça sempre que precisar, assim rapidamente conhece melhor o Ubuntu e pode depois também ajudar outros iniciantes e não só! Isto é tudo um ciclo! ;)

PS: sobre esta minha opinião do Ubuntu, ela basicamente centra-se no facto de você usar uma coisa que é muito usada e portanto as ajudas são facilitadas. Se há outras distros melhores? Bem o conceito de melhor varia, mas claro que há distros mais rápidas e otimizadas, mas essas não facilitam a vida aos utilizadores, portanto para um iniciante não é aconselhado.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais