Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 10:37 Pesquisa avançada

Vulnerabilidade Grave em Aplicativos no Google Play

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Vulnerabilidade Grave em Aplicativos no Google Play

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 4 de Novembro 2012, 1:43

O simples fato de utilizar um teclado diferente do de fábrica no android ja permite ao criador gravar tudo que você digita. Informações como conta do usuário, número de telefone, informações da agenda, enfim, toda a parte de integração do celular com o aplicativo está aberta e a vontade aos desenvolvedores. Infelizmente não acredito que exista uma forma segura de não permitir ter acesso a essas informações. Porque se restringir o App fica capado. Não aconselho utilizar aplicativos de bancos, mesmo que esses funcionem com https, nem guardar nada que possa comprometer sua vida no celular. Eles são MUITO mais vuneráveis que o computador. E pode ser Apple ou Android da na mesma. Mas a Apple tem uma politica muito ridigida com o que é aprovado na loja deles, o que não quer dizer que um APP não faça algo escondido sem eles perceberem.

marcos.vargens

Mensagempor danielfilosofia » Dom, 4 de Novembro 2012, 15:24

Acho preocupante essa notícia e acho interessante a resposta do Claudio Novaes. Acho que a "solução" para o problema passa por mudanças no próprio gerenciamento da oferta dos aplicativos para o android. Acredito que a popularização dos smartphones ampliou a capacidade de interação e gerenciamento de atividades que antes dependiam de um ponto fixo de internet. Assim, penso que é um contra-senso ter um smartphone e usar ele simplesmente para fazer ligações e mandar mensagens. Quero poder usar meu smartphone em todo seu potencial, até mesmo para fazer transações bancárias... senão pra que ter um aparelhinho que dura só dois dias a bateria? :/
Então, é importante que seja garantida pelo menos uma fonte de aplicativos que seja muitíssimo pouco vulnerável a problemas desse naipe. Tendo pelo menos uma fonte desse tipo, posso eu mesmo gerenciar a minha segurança. Mas se não posso confiar em nada e ter que usar meu smartphone só pra despertador, chamadas e mensagens, aí vou ressuscitar meu nokia 1100 :D

danielfilosofia

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 4 de Novembro 2012, 15:42

Exatamente Daniel! Para fazer uso de chamadas mais vale usar os Nokias mais antigos que funcionam muito bem e têm uma qualidade de material estupenda!

Creio que o futuro inevitavelmente vai passar por uma estruturação dessas. Eu não sou muito de Androids, tenho as minhas aplicações frequentes e pronto. Não passo dessa utilização. No entanto, há uns meses ouvi falar que há uns markets de empresas que incluem software de qualidade. Não sei que tipo de qualidade será, mas creio que ou a Google anda para a frente com uma estruturação dessas ou alguém vai começar a tornar-se mais fidedigno.

Este é o problema de ser um sistema conhecido. O mesmo acontece com o Windows. O Windows não é assim tão mau como nós linuxers dizemos! Na verdade ele é usado por muita gente por isso é um alvo a abater e no caso do android já está nesse patamar também! Aliás, basta ver que os smartphones acho que já são mais vendidos que computadores e que no último trimestre 75% dos smartphones tinham Android!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Dom, 4 de Novembro 2012, 15:47

O Windows não é mesmo tão mal como dizem. Muita gente só fala mal do Windows por ele ser proprietário. E não é bem assim.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 4 de Novembro 2012, 15:49

Daniel, eu uso meu smartphone para fazer tudo que preciso. Pago minhas contas na internet usando o Browser e não o App do banco. Troquei o teclado padrão pelo swype, que nem está disponível no google play. Instalo jogos, uso minha agenda. Mas nada do que tem no meu celular se for roubado vai me prejudicar. Não guardo senhas nos apps nem no browser, isso nem no computador, tablet e note. A verdade é que as pessoas gostam de se sentir seguras mesmo se essa segurança for uma farsa. Se um diz que é seguro mas todo mundo sabe que não é, e o outro diz a verdade, que não é seguro, todo mundo opta pela ilusão. Acredite, não se iluda. Se você realmente quer ter segurança de verdade em termos de smartphone, compre um BlackBarry, esse eu garanto a você que é o mais seguro dos celulares disponíveis hoje. De resto não há segurança de verdade em nenhum deles. E nunca terá.
Esses apps que colocam propagando para serem gratuitos, são os que mais vasculham os celulares, e é uma fonte de renda ensinada pelo google. Se isso morrer, o Google Play vira uma Apple Store.

marcos.vargens

Mensagempor Maxwell » Dom, 4 de Novembro 2012, 16:14

Na verdade. Não tem nenhum sistema, que seja 100% seguro tanto faz: linux ou windows.
O que acontece e quem muito usuários do mau que tenta roubar dados e senhas, por que por não ter escrúpulos, e isso e no linux ou windows. :facepalm2:

Mas o que fazer? E o usuário que deve ter em mente que ele pode evitar, com cuidado ao baixar qual quer coisa que seja fantasiosa demais ou muito boa oferta. Ou seja procurar se informar evitar bancos de internet que não seja passado pela própria agencia.
E usar esses serviços quando não houver outra forma enfim.
E responsabilidade do usuário do sistema se proteger. :yeah:
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Anterior

Voltar para Notícias Gerais