Os rumores foram acompanhados de algumas imagens que explicam como a empresa de Mountain View está a pensar lançar o cartão. A ideia é compensar temporariamente a baixa taxa de adoção de pagamentos digitais por telemóvel através de NFC, quer da parte dos consumidores quer da parte dos vendedores.
Assim, enquanto a prática do "toca-e-paga" ainda é pouco difundida, o cartão físico do Google Wallet tornaria os pagamentos muito mais práticos. Ao cartão de "plástico" da Google estaria sempre associado o cartão de crédito que estivesse pré-definido dentro do serviço Google Wallet, e seria desse cartão que o dinheiro seria descontado.
Mas caso o utilizador não quisesse que o cartão pré-definido fosse utilizado numa compra específica, então para isso bastaria aceder à aplicação do Google Wallet no smartphone e alterar o cartão associado.
Ao contrário do NFC, a utilização do cartão físico da Google seria praticamente ilimitada pois seria suportado na maioria dos estabelecimentos comerciais que aceitem tradicionalmente pagamentos por cartões de crédito e de débito.
As vantagens vão para além da comodidade de poder andar apenas com um cartão para realizar compras e pagamentos em diversos estabelecimentos comerciais. A nível de segurança, caso o cartão seja perdido ou extraviado, basta cancelar o cartão associado dentro da aplicação, não sendo preciso cancelar todos os cartões de crédito e débito como aconteceria em caso de roubo de uma carteira.
A informação ainda não foi confirmada por nenhum responsável ou porta-voz da Google, mas o serviço de pagamentos digitais está mesmo na agenda da gigante dos motores de busca, e de outras empresas. A Google melhorou recentemente a integração do serviço Google Wallet dentro das páginas mobile acedidas através de dispositivos móveis.
Segundo uma publicação num blogue oficial da empresa, em vez de o utilizador ter que trocar de página ou de aplicação para fazer o pagamento, basta acrescentar o produto desejado ao "carrinho de compras" que ficará disponível e que tem associação direta ao Google Wallet.