O Google estreou nesta quarta-feira algumas modificações de design na página de resultado de buscas na web. A barra de ferramentas, que antes ficava na lateral esquerda com os itens um abaixo do outro, agora esta na parte superior, e as opções ficam lado a lado.
Segundo um post no blog oficial do Google, "com o novo design há um pouco mais de espaço de respiro, e mais foco nas respostas que você procura, seja de resultados na web ou na Knowledge Graphs (à direita)". O gigante da internet define o novo visual como "mais simples e mais limpo".
A barra de ferramentas dispõe de opções de filtro de resultados, como só imagens ou só vídeos, e de recursos para determinar o período da busca ou vasculhar apenas notícias e não qualquer página da web, por exemplo. É possível, ainda, restringir a área de origem do resultado, listar exclusivamente páginas não visitadas ou buscar apenas produtos, entre outras opções. Para mais filtros, basta clicar em "Search tools", o último botão da barra.
O novo design, segundo o Google, serve também para dar unidade à aparência do buscador em diferentes tamanhos de tela, do computador ao smartphone, passando pelo tablet. A barra na parte superior já era usada na versão mobile do buscador e unifica os layouts agora que chega ao desktop.
Inicialmente, as mudanças no visual só aparecem para usuários dos Estados Unidos. O Google diz que quer disponibilizar o novo design para o buscador em outras línguas "o mais rápido possível".