Complicando ainda mais. Abri o synaptic pra ver se existe alguma coisa relacionada ao zram. Achei esse zram-config.
Só pra constar, eu não tenho a ppa do zram adicionada, talvez por isso a busca só me retornou esse único resultado e isso reforça ainda mais o que falei antes sobre nunca ter instalado o zram.
O sistema da daquela forma "esquisita". Zram ativado, de alguma forma, SWAP com 5.7GB e esse pacote, zram-config, não esta instalado, bem como o resultado do comando pra verificar as partições swaps ativas é a mesma do post anterior.
Então resolvi instalr esse pacote que achei no synaptic. Durante a instalação ocorre um erro, também são criados mais arquivos na pasta /dev com o nome zram. Antes tinha apenas o zram0, após a tentativa de instalação surgem mais.
Acho que esse erro ocorre pelo fato de eu não ter efetivamente instalado o zram. Como esse pacote deve ser pra gerenciá-lo, ele retornou esse erro por não encontrar o zram presente. Isso é apenas uma suposição.
Após essa tentativa de instalação, reiniciei o computador. Quando abro as mesmas janelas noto que não existe mais arquivos na pasta /dev sobre o zram, o monitor do sistema mostra o tamanho esperado da SWAP e o comando pra exibir as partições SWAPs ativas retorna apenas a SWAP criada durante a instalação, ou seja, nenhum sinal do zram, mas o synaptic mostra que o pacote zram-config está instalado.
Se eu desinstalar esse pacote a partição zram volta ao sistema. Tudo fica como tava antes da instalação.