Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:53 Pesquisa avançada

O que é o zram?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: O que é o zram?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Novembro 2012, 3:12

Não terá sido o Remastersys a pôr o ZRam?

Sobre o FSTAB parece-me tudo bem, normal. Entretanto mande-me esta informação só para ter a certeza de uma coisa:
  • Lista de partições SWAP:
    sudo swapon -s --all --verbose
  • Lista de partições e tamanhos que você tem:
    sudo fdisk -l
  • Printscreen do monitor de sistema a mostrar as estatísticas de utilização da Swap
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 9 de Novembro 2012, 15:42

Não não, não foi o Remastersys.

Lista de partições SWAP

Lista de partições e tamanhos

Printscreen do monitor de sistema

Marlom Jobsom

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 9 de Novembro 2012, 17:17

Complicando ainda mais. Abri o synaptic pra ver se existe alguma coisa relacionada ao zram. Achei esse zram-config.

Só pra constar, eu não tenho a ppa do zram adicionada, talvez por isso a busca só me retornou esse único resultado e isso reforça ainda mais o que falei antes sobre nunca ter instalado o zram.

O sistema da daquela forma "esquisita". Zram ativado, de alguma forma, SWAP com 5.7GB e esse pacote, zram-config, não esta instalado, bem como o resultado do comando pra verificar as partições swaps ativas é a mesma do post anterior.

Então resolvi instalr esse pacote que achei no synaptic. Durante a instalação ocorre um erro, também são criados mais arquivos na pasta /dev com o nome zram. Antes tinha apenas o zram0, após a tentativa de instalação surgem mais.

Acho que esse erro ocorre pelo fato de eu não ter efetivamente instalado o zram. Como esse pacote deve ser pra gerenciá-lo, ele retornou esse erro por não encontrar o zram presente. Isso é apenas uma suposição.

Após essa tentativa de instalação, reiniciei o computador. Quando abro as mesmas janelas noto que não existe mais arquivos na pasta /dev sobre o zram, o monitor do sistema mostra o tamanho esperado da SWAP e o comando pra exibir as partições SWAPs ativas retorna apenas a SWAP criada durante a instalação, ou seja, nenhum sinal do zram, mas o synaptic mostra que o pacote zram-config está instalado.

Se eu desinstalar esse pacote a partição zram volta ao sistema. Tudo fica como tava antes da instalação. o.0

Marlom Jobsom

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Novembro 2012, 17:30

Isto é muito estranho, ao que parece tem alguma aplicação que tem um comportamento muito semelhante do zram (será algum driver?) ou tem o zram no seu interior! Quando instala o zram-config, parece haver um conflito que deixa o sistema como estava antes, mas se o desinstala o zram embutido da outra aplicação fica activo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Novembro 2012, 17:36

Entretanto vi aqui que o zram seria embutido no Kernel. Será que o Marlom Jobsom já tem isso activo no seu Kernel no Ubuntu?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 9 de Novembro 2012, 22:43

Luis Cardoso (09-11-2012, 16:36) escreveu:Entretanto vi aqui que o zram seria embutido no Kernel. Será que o Marlom Jobsom já tem isso activo no seu Kernel no Ubuntu?

Acho difícil. Eu não tinha esse zram antes.
Acho mais provável ele ter vindo em alguma aplicação, como você sugeriu.
Criei uma VM e instalei o Ubuntu nela usando a iso que eu criei à partir do meu Ubuntu, e lá estava o zram. No meu Kubuntu também ta acontecendo a mesma coisa, então acho que as suspeietas sobre ser alguma aplicação que carrega internamente o zram sobem :D
Deve ser alguma aplicação que eu instalei em ambas as distribuições. O problema é saber qual :(

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 10 de Novembro 2012, 3:00

Eu acho tudo isto muito estranho visto que no meu caso não há qualquer sinal do ZRam :\

Mas uma vez que é uma iso remastersys deve ser algo relacionado. É que tenho aqui dois Ubuntu's diferentes e nenhum o menciona. Aliás, só mesmo o que tinha efetivamente o ZRam instalado é que mostrava, mas formatei-o há uma semana! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Sáb, 10 de Novembro 2012, 22:34

Eu instalei meu ubuntu do zero. Depois de certo tempo usando ele descobri o Remastersys, então criei uma iso do meu sistema. Não acredito que seja algo com relação a iso criada, já que não to usando uma criada por outro e sim por mim :D
O mais provável é o zram ter vindo dentro de alguma aplicação como Luis Cardoso falou. No Kubuntu ta acontecendo a mesma coisa.
Vou fazer uma lista de programas semelhantes presentes em ambos, depois criar uma VM com a iso criada por mim e sair desinstalando cada um dos programas desta lista até achar o "possível" programa que tenha o zram dentro. Quero testar essa suposição

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 10 de Novembro 2012, 22:44

Marlom, mas você ao criar a remastersys provavelmente tinha esse pacote já instalado! Eu aposto que é isso! É que eu nunca vi num ubuntu normal o ZRam e custa-me a crer que seja algum programa que instale algo tão específico sem ser ele próprio.

Mas para ter a certeza, pegue num Ubuntu original e instale os seus programas. Vai ver que não vai ter o ZRam! :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Sáb, 10 de Novembro 2012, 23:16

Mas é exatamente isso que to falando. :D
Minha instalação foi original. Eu fiz uma iso à partir dela, não foi o Remastersys que trouxe o zram, antes mesmo de eu instalar o Remastersys ela já estava presente, provavelmente por alguma instalação que eu fiz, como Luis Cardoso sugere.

Marlom Jobsom

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais