Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:12 Pesquisa avançada

É possível usar um SWAP para dois Ubuntu?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

É possível usar um SWAP para dois Ubuntu?

Mensagempor Will » Dom, 11 de Novembro 2012, 18:47

Fala galera!
Estou meio chateado com o Ubuntu e estou instalando o Kubuntu, mas não quero criar outra partição SWAP por quê todo espaço é pouco pra mim. Já tenho uma de 2.3GB que eu uso no Ubuntu, queria saber se na hora de instalar o KDE eu posso selecionar a mesma partição SWAP que já existe.

Abraços!
Will

Re: É possível usar um SWAP para dois Ubuntu?

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 11 de Novembro 2012, 18:51

Podes usar a mesma Swap a vontade :) acho eu:)
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 11 de Novembro 2012, 19:04

Will (11-11-2012, 17:47) escreveu:Fala galera!
Estou meio chateado com o Ubuntu e estou instalando o Kubuntu, mas não quero criar outra partição SWAP por quê todo espaço é pouco pra mim. Já tenho uma de 2.3GB que eu uso no Ubuntu, queria saber se na hora de instalar o KDE eu posso selecionar a mesma partição SWAP que já existe.

Abraços!

Pode sim, usar essa partição, pois ela é independente do SO Linux. Se reparar bem, quando esta já existe, é usada mesmo nos LiveCD, LiveDVD, LiveUSB. Pode até verificar na sessão Live que ela é detectada e possivelmente usada para acelerar um pouco o Sistema (evitando o recurso onde está alojada a sessão Live).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 5:38

É precisamente isto que o Luís disse. Os sistemas Linux procuram logo de início por partições do tipo SWAP. Se encontrarem sabem que aquilo é para ser usado como memória auxiliar.

É quase como a RAM. Hipoteticamente: Se tem memória RAM então o sistema usa-a! Na Swap é igual, ao encontrar partições usa-as! Portanto se se tiver uma partição (ou mais até) o sistema ao arrancar irá usar sem configurar rigorosamente nada.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais