O supercomputador «Titan» tomou a ponta no ranking dos computadores mais rápidos do mundo. Construído pela Cray, a máquina do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee alcançou o resultado de 17,59 petaflops e assumiu a liderança do top 500 entre os mais potentes.
O Titan roubou o posto do «Sequóia», do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, que atingiu apenas 16,32 petaflops.
O novo campeão conta com 19 mil nós de processamento. Cada nó tem um processador de 16 núcleos da AMD e uma GPU da Nvidia. Além disso, a máquina conta com 710 terabytes de memória RAM, como informa o The Telegraph. Ele ainda conta com 20 petabytes de armazenamento.
Como é de se imaginar, um «brinquedo» destes não saiu barato. Para a instalação deste computador, foi necessário o investimento de cerca de 97 milhões de dólares.
O computador é parte da rede de laboratórios do Departamento de Energia do estado do Tennessee. Poderá ser usado por investigadores, laboratórios governamentais e indústrias para estudar alterações climáticas e combustíveis alternativos.